Executando verificação de segurança...
2

Um pouco desapontado com o ClickHouse, mas espero encontrar uma solução para esse problema.

Queria falar que estou gostando muito de ver alguém quebrando a cara com uma ferramenta que não conhece. Não falo no sentido pejorativo, mas no sentido de ver uma pessoa descobrindo as limitações de uma tecnologia e tendo que lidar com elas.

Eu tenho pouquíssima experiência com esse DB e com essa série de posts estou aprendendo junto!


Pelo que estudei do clickhouse ele é um banco que se dá muito bem com resultados agregados. Mas é péssimo para resultados brutos.

A conclusão que tive é que ele nunca deve ser tratado como um banco de dados. Não é confiável guardar todas as informações nele, essas informações devem vir de outra fonte.

Minha recomendação (que não vale muito) é manter uma cópia desses dados no postgres, assim você pode importar novamente caso precise.

Carregando publicação patrocinada...
1

opa, obrigado pelo comentário. gosto de aprender na prática sobre ferramentas e sistemas, imagino que seja assim que um profissional capacitado se forme, aprendendo com erros e enfrentando problemas.

sobre o clickhouse, realmente é oque voce disse, pra buscar dados brutos ele nao se da tão bem, mas esses dados que estou armazenando nele sao justamente pra métricas e agregações, tanto que as consultas pra usar ele ja estão prontas e performam incrivelmente bem, só falta alguns ajustes mesmo e aprender um pouco mais sobre ele pra não dar BO em produção e eu ficar sem saber pra onde correr kkkk

falei sobre ele sequestrar meus dados por conta dessa dificuldade de mover eles mesmo, mas esses dados tem só 90 dias de validade, então se futuramente eu precisar abandonar o clickhouse, ainda tem a alternativa de começar a armazenar os novos dados em outro DB e ir fazendo essa alternância entre os 2 até que o clickhouse fique com dados obsoletos.
não é a melhor alternativa mas é uma saída em último caso kkkk

mas é a vida né, nada é perfeito e software sempre tem problemas hahaha