A Jornada do Herói. Uma carta ao Filipe
*Um dia um garoto que tinha 15 anos e morava no interior de um estado da região nordeste do Brasil que estudava em uma escola estadual do ensino médio foi designado como protagonista de sua turma. Esse cargo era equivalente ao representante de classe, algo que foi implementado na reforma do ensino médio entre meados de 2022 (bem especificidades não vem ao caso). Ao receber esse título esse gato deveria participar mais das atividade escolares e se conectar com os alunos para ser realmente um protagonista, ele deveria escutar as dores dos alunos e ser a ponte entre aluno e gestão o que realmente não acontecia. Ele recebia afazeres que os professores ou coordenadores não queria fazer os fazia ele sempre fazia da melhor maneira possível para que tudo desse certo. Um perfeccionista da simplicidade, ele não buscava o impecável mas buscava o que era simples, eficiente, funcional e ao mesmo tempo inovador, porem aquilo ninguém notava . No inicio do ano letivo de 2023 ele e seus outros dois amigos que também eram protagonistas organizaram uma acolhida para os novatos do 1º ano. Ele teve a brilhante ideia de fazer uma apresentação totalmente planejada, os alunos que estavam entrando na escola estava em um estado que ele ja via pensando a muito tempo, o que não conhecer a si mesmo. Ele era um garoto tímido mas intimamente era um bom amigo porem seus sentimentos eram fechados ele não se abri para ninguém pois não fala sobre sua vida pessoal e o que sentia nem mesmo com seus pais que estavam sempre ali mas ele nunca conseguia falar nada por vergonha. Ele não sabia quem ele era, porque ele era e o que ele fazia. Ele sabia que aqueles alunos estavam perdidos e queria ajuda-los, dias antes ele planejou tudo, iria passar um vídeo falando sobre autoconhecimento. Esse aqui https://youtu.be/GWGbOjlJDkU?si=KR3yXeF4OoOYWOym.
O problema é que o vídeo era em inglês, poucas pessoas que ele conhecia falavam inglês ele traduziu e legendou o vídeo todo. Foram uns 3 dias fazendo isso e tentando gravar a tela para ter o video no seu pendrive para colocar no projetor da escola. Ele fez uma dinamica com uma bola tipo batata quente onde a bola passaria de mão em mão e onde parasse a pessoa que estava com ela falaria sobre sí para todos com os olhos fechados. Era assim que ele falava sozinho as noites que se sentia triste pensando o que faria da vida. A cabeça de um adolescente é meio doida. Bem ele fez a acolhida, deu tudo errado ninguém ligou para dinâmica nem sequer prestaram atenção no vídeo. Ele ficou arrasado, já tinha mais de uma semana que ele preparou tudo, no dia nem tinha dormido direito tentando legendar o resto do vídeo e baixar ele no pen-drive porque o computador da Casas Bahia dele era mais lento que uma tartaruga. Ele aprendeu uma coisa naquele dia, "Ninguém se importava com o que ele fazia, as pessoas naquele lugar estavam infectadas pela ignorância do conhecimento". Aquele menino tinha por um acaso encontrado seu propósito por um momento, ele queria mudar aquilo tudo e queria ser professor especificamente de matemática porque era o que ele era bom na escola. Na verdade ele era bom em tudo é a famosa história do aluno inteligente que naõ estuda para a prova e tira 10 em tudo. Ele segui querendo ser professor, ter uma turma de pessoas que queriam aprender e transformar sua vida algo magnifico. Ele terminou o ensino médio ainda perdido mas queria ser professor, passou para a faculdade federal do estado mas era muito longe e ele não poderia ir por causa de problemas familiares. Ele procurou dar aulas particulares pois precisava de dinheiro para livros e para seu pai gastar dinheiro com livros era o mesmo que queimar dinheiro pois era "inútil" já que ele era empresário e queria que o filho seguisse o negócio da família. Ele desistiu. O que ele queria não poderia ser feito, não estava sequer ao seu alcance. Ele começou a estudar elétrica em 2025 e trabalhava para o pai. Era horrível, ele já se sentia um estranho em sua própria casa, ninguém o apoiava,, ninguém queria saber seus planos, ninguém queria ajudá-lo. As pessoas ao seu redor eram ignorantes ao saber. Naquele momento ele só tinha ele, sua sombra, e sua namorada que foi e continua sendo seu pilar se segurança. A única pessoa que o ajuda e o entende, ela teve problemas parecidos e juntos eles se ajudam e planejam seu futuro longe do lugar que estão hoje.
Esse texto é o que lembro da vida desse menino, eu fui esse menino, o texto não tem estrutura, não é sequer bem escrito mas é o que veio a mente. Eu desisti mais uma vez há um mês. Mas agora eu tinha um propósito, que é construir uma família que sejam apaixonados pelo saber junto da minha namorada e futura esposa.
Hoje tenho 17 anos
Estava em busca de algo novo, de algo que realmente fizesse sentido, digitei "programação" no youtube, o youtube sempre foi algo incrível para mim. Encontrei vários vídeos mas nenhum ajudava. Passei uma semana buscando conteúdos de qualidade que pudessem me ajudar a começar. Encontrei o Filipe Deschamps.
Até agora sou um pequeno gafanhoto, estabeleci uma rotina de estudos de 10h por dia. Estou estudando algoritmos pelo curso em vídeo mas ainda não me senti motivado eu ainda continuava pensando em todas aquelas pessoas que eram ignorantes ao saber e estava me tornando mais uma delas.
Ai um dia eu comentei em um vídeo do Fliipe. Ele curtiu meu comentário, naquele momento eu comecei a chorar. Queria colocar uma foto do comentário aqui bem o vídeo é esse https://youtu.be/zPf5zhsP9KE?si=217PO-KYopfExas7. Minha tag do youtube é @plagarium.
Eu só queria agradecer Teló, você me deu um novo propósito que me faz muito feliz. Quero um dia poder te encontrar ou só falar com você!
Por enquanto continuarei estudando e prometo que serei um progamador apaixonado pelo conhecimento como você. Pessoas assim são as que realmente mudam o mundo e você mudou o meu.
Toda semana estarei aqui esperando sua resposta e compartilhando com as pessoas como foram meus dias da semana de estudo, nos vemos no curso.dev quando eu tiver dinheiro para pagar.
Eu te adoro Filipe Deschamps!