Executando verificação de segurança...
2

Haskell alta ortagonalidade? Bem, não sei não. Não mexi tanto em Haskell, então posso estar falando besteira, mas nunca vi nenhuma linguagem de programação como Haskell. As outras linguagens geralmente implementam algumas features da programação funcional, mas não chega nem perto do poder que o Haskell tem.

C e C++ são bem ortogonais ao meu ver. Afinal, muito da sintaxe de hoje surgiu com o C, que por sua vez foi inspirado em linguagens anteriores a C. Coisas como for loop, while, switch e outros conceitos, estão presentes em praticamente todas as linguagens modernas.

A linguagem menos ortogonal ao meu ver seria o Rust, por causa do ownership e borrow check. A maioria dos programadores "sofrem" em aprender Rust, que não é difícil quando você realmente senta a bunda na cadeira e estuda isso seriamente. No entanto, não da para negar que o processo é mais íngreme que todas as outras linguagens.

Poderiamos também falar sobre fundamentos. Ele estão presentes em todos os lugares, mesmo fora do escopo da área de TI. Afinal, são fundamentos! Porém não sei se é correto afirmar que todo fundamento é ortogonal, mas nem tudo que é ortogonal é um fundamento. A princípio me parece correto, mas eu precisaria pesquisar mais sobre a fundo.


Ótimo post. Gosto desses que discutem algo, especialmente temas de valor.

Carregando publicação patrocinada...
1

O C++ em especial possui uma complexidade as vezes até exagerada, muitas vezes em decorrência de fatores históricos e de design da linguagem, o que o torna pouco ortogonal.

Já o C possui várias regras especiais e casos de exceção, não se comportando de maneira uniforme ou intuitiva (em alguns casos), devemos levar em consideração que C permite o acesso direto a memória, o que gera a necessidade do uso de regras restritas para evitar problemas, podendo ser confuso e contraintuitivo, mas se usado da maneira correta garante alta eficiência.