Executando verificação de segurança...
3

Bem, do ponto de vista legal: Crime. Porém somente no Anna's achieve você encontra alguns livros que nem se vende mais por ai.

Como sempre foi, assunto complicado. Eu por exemplo, gosto das coisas que são preservadas pois elas geralmente fazem parte de um momento muito especial, como músicas antigas (anos 70, 80...), algumas roms de pokémon que não voltam mais, e se não fosse a comunidade, já teria se perdido. Coisas do tipo.

Carregando publicação patrocinada...
2

É crime em algumas legislações, em outras é uma forma válida de preservação da documentação. E lembrando que o Anna's archive é feito e mantido por colaboradores e voluntários, além de não cobrar por uso e acesso do acervo. Ou seja, fica apenas a questão dos direitos autorais, que, às vezes, só serve de empecilho à preservação de obras. Pois, em muitos casos, o autor nem vivo é. Quem administra é uma empresa que, ou esqueceu, não liga mas não quer que ninguém toque no que "é dela"; ou quer um cachê abissal para a difusão da obra.
Muita gente ainda, ressalta-se, vai continuar usando o spotify e outros serviços de streaming, não porque não podem ouvir em outro lugar, mas porque preferem a facilidade e conveniência que esses serviços oferecem, esse tipo de extração e coleta não prejudica em nada o serviço, até porque quem usa e assina não quer se preocupar em guardar e manter dados de mp3