Executando verificação de segurança...
1

Assunto saturado... Vejo muitos posts semelhantes e a maioria deles falam em MVP ou soluções rápidas...

Se você não consegue criar o projeto, usar IA é somente um tiro no pé:

Imagine que você não sabe criar um projeto, e quer criar um um: você tem duas opções, pedir para IA fazer, ela vai gerar um código que você não entende (que pode conter falhas críticas de segurança, alucinação e outras desgraças) e só vai te gerar duas coisas no fim: dor de cabeça e dívida técnica.

Produtividade aqui e ali:

Quem ganha produtividade com IA é quem sabe programar. Eu digo, os programadores de verdade... Esses sim, irão ganhar produtividade. Muita gente acha que programa, mas é mais uma digitadora de código do que programador. Usar IA só piora ainda mais pois vai dar a sensação de conquista e que você sabe algo sem de fato saber.

Não estou julgando ninguém em particular. Isso serve mais para mim que já acreditou ser o foda da programação. Hoje, com uma mentalidade completamente diferente.

A suposta velocidade:

Se a IA consegue fazer algo rapidamente o problema era bem simples... isso é um fato que temos visto desde o "buum" das IA. Quando o problema é mais complexo, não há ganho de tempo e velocidade, apenas perca... Eu mesmo já testei com projetos nem muito complexos, acredito que nível intermediário e não chegou a lugar algum. O melhor foi o Claude, mas tem problemas óbvios também.

Ganho prático ao meu ver:

Testei muito, muito mesmo. Alguns vão ter opinião contrária e está tudo bem, pois isso é uma discussão de pessoas adultas(assim eu espero). Do meu ponto de vista IA para criar algo é problemático.

Criar soluções com IA, a longo prazo, hoje, não acho uma boa. Poderia listar muitas ideias, mas vai ficar longo.

Eu particularmente uso como um buscador Como eu programo mais em Rust, que tem uma doc bem extensa, eu uso IA procurar por coisas nas docs usando o mod de busca. Isso reduziu a quantidade de abas abertas enquanto eu trabalho.

Gosto de usar para ter um ponto de partida. Mesmo errado (vai tá errado na maioria das vezes), algumas coisas se salva é um ponto de partida para se aprofundar de verdade.

Automatizar coisas chatas de pouco valor e importância que não vai me gerar valor algum, apenas economizar tempo e atrasar um pouco a clavicle.

Carregando publicação patrocinada...