Executando verificação de segurança...
3

[ Conteúdo ] Não cometa esses erros nos seus estudos

Estudar não é fácil e, se você tentou alguma vez, sabe do que eu estou falando. No entanto, também não é um inimigo. Na verdade, sem estudos ninguém consegue progredir na vida, e por isso você deveria começar hoje se você não tem o hábito de estudar.

O que eu irei expor aqui é, em sua grande maioria, experiência própria enquanto estudei por anos como autodidata. Eu não fiz faculdade, e não me arrependo por isso pois estudei com material equivalentes ou até melhor (material internacional).

Desclaimer

O que eu abordar aqui pode ou não funcionar para você. Talvez você não se enquadre neste situação específica. Eu irei separar por sessões cada erro. Sinta-se a vontade para pular os que você acredita que não se enquadra. Apesar disso recomendo a leitura completa.

Não sou coach, portanto eu não vendo e nem afirmo que solução X é a única forma correta. Eu irei ser como um teste automatizado do dia a dia de um dev, irei expor os bugs, você implementa a solução como você achar melhor.

Eu irei tentar ser o mais genérico possível. Não irei abordar casos muitos específico. Há sim alguns casos mais nichados, porém mesmo nestes eu irei tentar ser o mais amplo possível sem enfatizar possíveis problemas a menos que eles realmente sejam muito comuns. Em outras palavras, eu não sou o teste automatizado para lidar com os edges cases.

Medir progresso da forma errada

Você já parou para pensar como você mede progresso? É na quantidade de commits que você faz? Na quantidade de páginas que você leu? Eu sinto-lhe informar que é muito comum errar aqui e eu mesmo já errei muito.

É muito comum pessoas dizerem "eu li mais de 30 livros em um único ano". No entanto, quanto desse conteúdo você realmente aprendeu?

Vou pegar um livro que eu gosto muito Computer Systems: A Programmer's Perspective,. Este livro é muito denso e muito completo. Pessoas podem pegar este livro e "ler" as paginas de forma passiva e então fechar o livro e ter a falsa sensação de que aprendeu.

O seu progresso não esta na quantidade de páginas que você "leu". Se você leu 10 páginas, explique para si mesmo o que você acabou de ler. Logo irá notar que esqueceu bastante coisa e vai voltar diversas páginas para verificar o que foi esquecido! Além disso, explicar corretamente sobre o que leu nas 10 páginas não quer dizer que você realmente aprendeu, mas que teve um bom entediamento do assunto e isso é um ótimo passo.

Se explicar o que leu também não é uma forma de mensurar, o que é? Bem, cada ser humano individual tem seus próprios aspectos para mensurar aprendizado. Eu particularmente gosto de implementar o que leio. Se eu consigo implementar, então eu aprendi. Posso esquecer os detalhes depois, mas a sensação de ter criado aquilo com minhas mãos não some, e isso é, na grande maior parte das vezes o suficiente para que eu consiga recuperar a parte essencial do que aprendeu nas 10 páginas.

Dicas para mensurar melhor seu

Teste diversas formas de mensurar seu conhecimento. Uma dica é que, você não aprende nada sem prática. Você não é um acadêmico para ler e ler e nunca fazer nada com esse conhecimento. Na verdade mesmo os acadêmicos que são bastante teóricos fazem muitos testes e avanço pouco a pouco.

Não caia na falsa sensação de aprendizado passiva. Se você leu algo, se faça perguntas, explique isso, amanhã você consegue explicar isso de novo? Faça algo com o que aprendeu!

Não ler livros

Não ler livros e fatal, não importa a área. Quem ler livros sempre se sai melhor, pois é a fonte do conhecimento.

Em livros não a um teatro da "unesqueina" onde o conhecimento vêm todo mastigado, e muita das vezes ensinado errado, então você faz uma prova, passa e ainda arrogante o suficiente para dizer que era o melhor da turma...

Somente em livros você escapa desse teatro. O autor não tem intenção de te manter até o fim do curso ou faculdade (particular), e sim de transmitir o conhecimento.

Pegue o livro: Discrete Mathematics and Its Applications . Talvez você não aguente ler nem o capítulo 1 de tão denso que o livro pode ser. Só os primeiros exercícios são algo em torno das 70 questões bem elaboradas para quem realmente quer aprender.

Aprender é doloroso, mas cria raises que da frutos doces. Cada página que você lê você se sente estúpido, mas é isso mesmo... NUNCA SABEMOS DEMAIS. Não somos espertos ou algo do tipo. Sempre a espaço para aprimoramento.

Sobre matemática discreta

Alguns pode estar curioso sobre porquê escolhi um livro sobre matemática discreta onde falamos primordialmente sobre tecnologia.

Bem, matemática discreta esta em tudo, literalmente em tudo. Quando você diz "Eu comprei maçãs e abacate" já é uma sentença que utiliza matemática discreta. No dia a dia de um dev esta por todo o lugar também. Não é um pré-requisito saber matemática discreta, mas pode ser interessante dar uma olhada.

Disclaimer

Algumas faculdades privadas realmente focam em ensinar, apesar de eu nunca ter visto uma... Porém não é um bom generalizar demais.

Livros é sem dúvidas a melhor forma de aprender, mas há bons professores no youtube que ensinam bem. São poucos, bem poucos, mas existem. Não mencionei pois são raros demais.

A sindrome de estar pronto

Boa parte das pessoas que estudam acham que precisam estudar tudo antes de da o próximo passo e eu afirmo que não.

A maioria do conhecimento obtido é por meio de prática. Você só precisa do suficiente para avançar um passo de cada vez.

Não caia na armadilha de querer ler um livro todo para depois codificar um projeto. Acabou o capítulo, coloque em prática o que leu.

Estude o suficiente para avançar. Eventualmente você vai notar a quantidade de conhecimento que você acumulou. No processo é comum restar buracos, pois nada é perfeito. Você pode minimizar isso procurando saber mais sobre o assunto uma vez que deu o passo necessário.

Não saber lidar com obstáculos

Serei um pouco rude aqui. Peso desculpas se isso pode te machucar, mas algumas pessoas tem uma mentalidade de vítima e de perdedora. Quando bate na primeira parede, já quer largar tudo!

Aprender é sobre bater em diversas paredes. Algumas são muros bem altos, outros são mais baixos, mas sempre há uma barreira. Não desista. Senta a bunda na cadeira e faça o que tem de fazer. Um dia você vai se arrepender por não ter feito caso escolha este caminho.

É como Bruce Lee uma vez disso: "Você escolhe como reage as coisas". Quando encontrar um muro de GRAÇAS A DEUS pois é uma oportunidade de crescer. Se surgir um bug fique feliz pois você terá que descobrir como resolver isso (mesmo numa sexta a noite).

Tendo a mentalidade certa qualquer pessoa pode ir longe. Já vi pessoas aqui com difiência visual formado em segurança da informação em muita gente com tudo na mão tem desempenho a baixo da média... É incapacidade ou força de vontade? Fica a reflexão.

Querer estudar tudo

Ninguém nesse mundo sabe tudo. Isso é um tanto óbvio e quando aprendi isso eu simplesmente fiquei furioso comigo mesmo por não ter percebido antes.

Se você quer aprender estrutura de dados, pegue um livro, leia isso, implemente o que leu e pronto. Não precisa ler vários livros de estrutura de dados para ter certeza que você aprendeu tudo! Há estruturas ai que você nunca vai nem tocar direito (vulgo LinkedList).

O mesmo se aplicar a diversas outras coisas. Isso casa bem com o ponto sobre querer estar pronto. É uma ansiedade para ter tudo sobre controle...

Os bons não são os que sabem tudo de cabeça, e sim o que sabe onde procurar de maneira rápida, eficiente e aplicar direito. Por mais simples que pareça, leva tempo para chegar neste nível, mas você pode se não ficar perdendo tempo fazendo curso na Udemy a vida toda.

Não ser autodidata

Não estou promovendo meu método, estou afirmando o que notei. Passamos 16 anos numa escola tendo professores para explicar as coisas. Isso da a sensação de que dependemos de alguém para aprender algo!

Entenda, você precisa ser capaz de aprender as coisas sozinho. De pegar um livro e ler eles. Se tem dúvidas pesquisas. Não entendeu a resposta? Procura mais até entender. Como pode ter algo que você não entenda? Outro ser humano escreveu isso, então você pode entender oras. Não precisa que ninguém mastigue para você.

Mesmo para quem faz faculdade é comum você precisar de material externo para de fato aprender pois faculdade é bastante teoria e pouca prática.

Aprenda a aprender. Leva tempo, assim como tudo bem feito, mas vale a pena.

Conclusão

Tenho mais coisas para falar, porém estou me alongando demais. Levou cerca de 1 hora para escrever este post, o que é bastante coisa.

Espero que tenha gostado!

Carregando publicação patrocinada...