Eu já sou do lado oposto. Eu não gosto da ideia de "odiar uma ferramenta", se me derem eu trabalho com.
Usei Python para aprender estrutura de dados, e não foi ruim. Em relação ao JavaScript, há bastante coisa útil, porém eu tenho pontos negativos sobre que pode ser pessoal, claro.
Sinto que minha mente esta querendo me convencer que Python não é divertido. Por algum motivo. Talvez por ter uma estrutura de layout bem diferente?
Voltando ao post, tem coisas que eu descordo e concordo.
Malhação pro cérebro
Pode ser qualquer linguagem ou pseudo linguagem. Um Pascal ajuda muito a entender algoritmos. Se a ideia não for se profissionalizar e sim treinar a mente, eu recomendaria começar por pseudo-linguagens.
Te deixa mais empregável
Concordo 100%. É quase uma epidemia as vagas de Python. Talvez por causa de IA? Eu sinceramente achei que fosse ver mais R sendo requisitado. Ou vai ver Python já faz tudo que R faz? Se alguém souber, gostaria de saber.
Acaba com as tarefas chatas
Com python é bem mais fácil mesmo PARA UMAS COISAS. Um shell já é mais que o suficiente para automações simples. Se usa windows, um powershell também é interessante.
Domina a tecnologia (e não o contrário)
Eu concordaria a semanas atrás, mas desde que toquei em C e Rust sinto que somente elas te fazem ter contato com os conceitos de ciência da computação, que vai te fazer ter um domínio sobre a tecnologia, não completo (se é que é possível). C em especial é minha recomendação caso queira realmente entender como tecnologia funciona. Python tem muitas abstrações em cima e prontinhas, o ideal para desenvolver rápido. Para aprender, já não digo o mesmo.
Lembrando que não é C que vai te fazer entender, são suas atitudes. C é uma ferramenta para entender um conhecimento. Uma ponte, a ferramenta. Estude com sabedoria :)
Cria o que quiser, do zero
Não sei se Python anda é usada para criar sites. Ao menos para mim não me parece a escolha ideal quando temos uma linguagem específica para isso (mais de uma na verdade).
Sobre jogos, nunca vi nenhum jogo em Python, gostaria de ver. Provavelmente deve ser algum jogo 2D mais simples (sem descriminar, eu amo jogos como Blasphemous e Hollow Knight).
C#, C e C++ dominam mais o mundo dos jogos. C# para desenvolver e C/C++ para as engines. Bom, não sou game developer, então pode ser que eu esteja errado sobre. Se alguém souber, me confirme por favor.
Certamente Python é interessante, apesar de não ser minha ferramenta favorita no dia a dia (e sim Rust por me permitir brincar com coisas de baixo nível sem perigos e C para uma adrenalina de acessar memória que não existe) eu concordo que muda vidas. Mas não esqueça, se quer estudar conceitos de tecnologia, C e é o ponto. Até Assembly é interessante
