Bem, tem alguns pontos que não estão claros para o leitor ou estão completamente errados, como este aqui:
entram os comportamentos assíncronos, em que esperamos algo ser executado para, após isso, executarmos outra parte do programa
Isso é, na verdade o comportamento síncrono. O programa lê de cima para baixo em sequência. O que estive na sequência espera a linha atual ser interpretada primeiro. E é justamente isso que processos assíncronos resolvem.
Promises e Async/await:
Você afirmou que async/await é uma abstração para promises, o que não é verdade. Uma abstração não é isso. Recomendo que pesquise mais a fundo. Quer um exemplo? fetch é uma abstração para Request e Response, que por sua vez é uma abstração de outros conceitos de mais baixo nível.
Async/await é uma forma alternativa a promises para manipular processos assíncronos. É muito mais fácil e funcional assim. O fato de funções assíncronas retornarem Promises<T> não significa que isso é uma abstração.
Promises são uma abstração para processos assíncronos no JavaScript, isto sim é uma abstração.
Await:
Seria comos e pedissemos um lanche no delivery e aguardassemos o pedido na porta, sem esperar o app notificar.
Não é bem assim. O await faz que o código na sequência dentro do bloco da função assíncrona espere até que esta operação assíncrona esteja completa, se completar.
Também há diferença no tratamento de erros: enquanto no Promise podemos usar .catch() e .finally(), no Async precisamos usar try/catch ou try/finally.
O try...catch...finally é uma estrutura para capturar exceções. O catch método em promises faz o mesmo que da estrutura try...catch. Mesmo que você não coloque isso, a exceção vai "borbulhar" até ser capturada por algum try...catch, senão o programa para com uma exceção não capturada. Então da para usar try...catch com Promises também, se for melhor ou mais legível.
Além disso é possível e até comum dependendo do banco de dados, usar try, catch e finally juntos em uma função assíncrona.
Bem, a melhor parte disto é que você está no caminho. Acredito que esteja tentando aplicar a técnica de Feynmnan, mas talvez esteja se perdendo nisso. Suas analogias estão diluindo o conteúdo e tangenciando o tema central do aprendizado. Com mais um pouco de revisão, e prática, sei que no futuro você irá capturar a essência da coisa.