[ Opinião ] IA irá tirar o emprego dos desenvolvedores de jogo?
Declarações de Yoko Taro
Está foi a afirmação do Yoko Taro, um dos desenvolvedores e idealizador do jogo Nier: Automata e outros jogos da franquia. Apesar de ser uma pessoa que admiro muito por causa de suas criações, como Nier: Automata, não pude deixar de discordar de sua afirmações.
Durante uma entrevista na famitsu, que é a empresa por trás de uma das revistas mais populares no Japão sobre jogos, ele declarou: "Acho que a IA deixará todos os criadores de jogos desempregados.” “Em 50 anos, os criadores de jogos poderão ser tratados como bardos”.
Minha Opinião
Será mesmo? Eu achei uma frase bem infeliz, sendo sincero. Digo, quem realmente joga games atualmente, e não jogar apenas para consumir passivamente, ou para militar depois, como foi com o novo jogo Kingdom Come: Deliverance II, entende que não é fácil criar algo, e muito menos um jogo do zero.
A criatividade:
É fato que é uma tecnologia que veio para ficar, mas não é tão novidade. Já estava incluso no nosso dia a dia. Inclusive o google tradutor possui IA desde a muito tempo. A diferença é que agora está aberto ao usuário comum, e mais avançado, claro. Então me parece novamente uma afirmação sensacionalista.
O que faz um jogo ser bom, bem como qualquer projeto? É ser funcional? Bom, ser funcional é essencial, mas se fosse tudo, qualquer coisa servia, e não precisaria de mais coisas, como uma boa história para jogos, ou um design mais moderno para seu site. Irei me ater aos jogos, para não tangenciar daqui para frente.
Imagina o usuário pedindo:
Crie um souslike para mim, baseado em Berserk, com um combate bem diferenciado.
Além disso com muitas personalizações e diversas skills.
Muitas classes,
um sistema de progressão bem definido,
com um mundo aberto de mais de 100 bosses para se enfrentar.
A IA pode até criar, pode ser até do jeito que ele pensou (dúvido muito, IA erra demais, mas vamos considerar o ano 2075). Mas, e a surpresa?
O usuário vai ter aquilo que ele pediu, automaticamente já estabeleceu uma expectativa e foi atendida, mas eu duvido que uma IA seja capaz de superar isso, como tem feito com milhares de pessoas durante toda as décadas.
O que faz um jogo ser especial, para você, game dev? Como jogador é a experiência, e quando me surpreender, é um sentimento sem igual. O usuário terá a mesma emoção criando por si mesmo algo? Eu acho que não.
Com o tempo, não haveria nem mesmo a satisfação de ter algo para jogar, desde que não há nada diferente do que já se viu. O usuário só pode pedir aquilo que ele sabe, e o que ele sabe não é tão interessante assim com o tempo pois não é mais novidade. O ser humano gosta de coisas diferentes, gosta de novas experiências, gosta de aprender...
Por isso eu acredito que esses devs não serão substituídos. Não gosto da palavra "nunca" e "com certeza absoluta", pois não dá para saber, mas acho pouco provavél. O que eu vejo é auxiliando em processos complicados, em especial ao criar o motor gráfico da empresa, que uma barreira para muitos, até empresas AAA.
Conclusão:
Não, eu particularmente não acho que esses devs são substituídos. Além disso, gostaria de prestar meu respeito a todos. Sei que não é fácil, por isso sempre busco platinar o máximo que posso e aproveitar o máximo de cada detalhe do jogo, ester eggs e por ai vai.
Outro ponto é que um jogo é composto por mais que devs. É como um filme jogável. Ou até um jogo que cria seu próprio jogo. Existem muitas possibilidades. E para isso há diretores e etc... E eu também gostaria de prestar meu respeito a todos os envolvidos. Quando eu li a máteria eu fiquei um pouco decepcionado, pois a essência do jogo é a experiência, que muita das vezes é uma surpresa fora da nossas expectativas.