[ Opinião ] Você deveria ousar fazer
Descrição
Este não é exatamente um post sobre tecnologia, mas engloba isto também, bem como tópicos adjacentes a tecnologia e afins.
O que irei dizer aqui, pode ou não funcionar para você, então leve como uma opinião pessoal, que pode ser interessante considerar ao menos por em prática com atividades pequenas e ver o resultado por si mesmo.
Depois de passar meses sem escrever nada no Tabnews, tive muitas experiências frustrações, e hoje, compilando tudo, decidi fazer um post sobre. Sem mais delongas.
A expectativa do erro
Não é de hoje que se fala em ansiedade. Não sou especialista, mas existem diversos níveis de ansiedade. Existe um vídeo sobre isso em mais detalhes aqui
Todo mundo tem, ao menos um pouco, de ansiedade. Quando pensamos em fazer algo novo, muitas barreiras são criadas, e uma delas é o medo do erro.
O medo de começar algo, pensando que pode dar errado irá te travar. Não ironicamente, isso pode determinar como será a sua vida. Em momento importantes, você simplesmente deixa escapar pelo os seus dedos aquela oportunidade por não ter a certeza do certo.
Exemplo pessoal meu: Eu perdi minha primeira oportunidade de emprego (ainda estou desempregado, apenas faço freelancer no momento) por medo de não conseguir atingir a expectativa do meu empregador. Perdi a vaga, e foram duas vezes...
Isto conecta a outros pontos até eu chegar no porque você deveria ousar:
A limitação imposta a si mesmo
Com o medo do erro, você começa a pensar que não vai conseguir da conta do que lhe for confiado. Se te colocam em um projeto onde você terá que criar um sistema em Rust, mas você é só tem experiência com JavaScript, irá logo pensar coisas como: "Não dá, são linguagens diferentes demais", "É impossível, eu jamais conseguiria entender ownership, borrow check, e muito menos como lidar com threads".
Isto não se aplica a só a tecnologia. Mesmo quando você está interessando em alguém, você pode começar a colocar limitações em si mesmo. Para aprender inglês, você pode começar a se questionr se é possível morando no Brasil. Para os viciados em pornografia e cigarro, se realmente há solução para você...
Eu diria que este estágio, é, em grande parte causado pela ansiedade e falta de confiança, mas novamente, não sou especialista.
Irei dar outro exemplo real: Quando peguei o meu primeiro freelancer, era a construção de uma landingpage, e eu só tinha 3 horas para polir ela. Porém o código fornecido era uma bagunça, eu tive que recriar a landingpage do zero e ainda deixa-la responsiva. Dessas 3 horas, fiquei 30 minutos me questionando se eu era realmente capaz, mesmo sabendo fazer tudo, era só colocar em prática. Sentei na cadeira, com a mão tremendo por medo de prejudicar o cliente, e consegui fazer com alguns minutos de folga.
O paradigma do talento
Eu irei falar diretamente: Eu não acredito em talento.
Eu não gosto de ver alguém como o Elon Musk, Steve Jobs, Bill Gates, dentre outros e dizer: Eles tem talento. Na minha cabeça é ignorar todas as noites em claro deles e os fracassos também. O Elon Musk quase faliu a Space x, Steve Jobs precisou estudar e passar vários dias ao telefone para conseguir clientes...
Eu vejo pessoas afirmando que não fazem algo, pois não tem "talento". As pessoas esperam fazer algo bem e com pouco esforço (sem generalizar, mas sei que você conhece alguém assim).
Esta é mais uma limitação imposta sobre si mesmo, e eu já fiz isso.
Exemplo: Eu já olhei para diversos programadores, e pensei: "Esses caras respiram tecnologia. Dominam o que fazem, é quase como se fosse impossível chegar neste ponto sem um dom".
Biologicamente falando, pessoas podem sim ter uma predisposição para uma atividade especifica, mas isto não quer dizer que, as pessoas que não tem, não possam chegar lá, apenas terão que se esforçar mais.
Não estou incluindo limitações físicas. Estas, infelizmente, limita o que algumas pessoas podem fazer. Apesar que, mesmo com limitações, muitas pessoas superam as que não tem limitações físicas, o que reforça ainda mais a ideia que esforço sempre será o caminho.
Você deveria ousar
Com base em tudo que eu falei, de forma bem resumida sem entrar em muitos detalhes, eu cheguei a conclusão que eu deveria ousar, mesmo que eu não ache que estou pronto, mesmo que eu não tenha facilidade para algo, mesmo que cada célula do meu corpo não acredite que eu vá suceder.
Quando eu fiz o meu primeiro freelancer, todos os outros foram mais fáceis. Eu idealizei um cenário onde eu já cometeria um erro.
Quando eu comecei a estudar C para ciência da computação, eu desisti 3 vezes. Até que na quarta vez, eu apenas fui estudando, mesmo sem entender a maior parte, e hoje eu vejo C como uma linguagem simples (e realmente é), só é complicada de trabalhar em projetos complexos e exige disciplina que, com muito treino, você comete menos erros.
A mesma coisa com
Rust. Antes eu realmente tinha dificuldades em lidar comRust, e hoje é minhas linguagem favorita.
No inglês, eu sabia muito pouco. Meu conhecimento beirava o nada. Peguei um mangá que curtia, Berserk, e comecei a ler em inglês. Dialógo por Diálogo, um por um. Fiquei 2 semanas no mesmo capítulo. Hoje eu já li mais de 30 mangás em inglês do começo ao fim num intervalo relativamente curto. Assisto animes e jogo jogos legendado em inglês sem maiores problemas.
Eu poderia citar muita coisa aqui. O ponto é, devemos ousar fazer mesmo quando parece que não vai dá certo. Se você quer alcançar algo, persiga isso mesm que, você tenha medo (isto é o primero de muitos inimigos), mesmo que, todas as opções pareçam escassas.
Apenas um aviso, somos adultos, ou a grande maioria aqui. Devemos fazer com responsabilidade. Exemplo, quando eu quis aprender inglês, eu tirava cerca de 10 a a 60 minutos em tempos livres, sempre priorizando família, e outros estudos. Se pretende começar com algo, comece pequeno e vá escalando, mensurando os resultados.
Por fim, gostaria de deixar algumas das minhas páginas mais favoritas dos mangás que eu realmente amo e me lembro toda vez que minhas preocupações tentam engolir minha ousadia de tentar mesmo diante de tantas incertezas.



