Executando verificação de segurança...
1

Quem já migrou de PHP para .NET, quais dicas poderiam dar?

Boas!

Gostaria de dicas para estudar dotNET. Sou dev PHP com mais de 8 anos de bagagem, e hoje uso muito o Laravel para meus projetos back-end (APIs).

Na empresa que eu trabalho, 90% dos projetos são em .NET na API e React/NextJS no front-end, além de alguns sites de notícias que são em WordPress. Eu entrei na empresa justamente como Dev WordPress, e fui promovido à Sênior Front-End depois de ter resolvido algumas buchas que tinham com front-end.

Pois bem, eu vejo que as soluções desenvolvidas em .NET não seguem as melhores práticas (APIs que não têm um padrão, não seguem as "regras" de RestFul etc), então queria poder mexer também com o back-end. Estou estudando .NET já há bastante tempo, mas tem muita coisa que eu ainda me perco, a principal sendo o fato de que é um framework extremamente verboso, precisando que o dev implemente quase tudo do zero (no Laravel, por exemplo, já tem muita coisa pronta, como conexão com banco de dados, autenticação, organização de arquivos etc), mesmo tendo alguns pacotes/libs de auxílio no Nuget.

Meu gap nem é a linguagem, já conheço o C# (lá ele) de longa data, não tenho problemas com a sintaxe ou o fato de ser fortemente tipada. Meu gap mesmo é conseguir entender todo o fluxo do .NET Framework. Não sei se é relevante, mas sou usuário Linux e uso o Rider como IDE pra .NET. Tentei o VS Code, mas senti que o Rider oferece várias vantagens. Rider pra .NET, VS Code pra todo o resto (JS/TS, PHP, SQL, Python etc). Acho que também vale mencionar que os projetos da empresa que trabalho não são separados do front-end, o pessoal de DevOps prefere que o front-end seja "servido" junto com o .NET, usando aqueles métodos app.UseSPA(). Já tive vários problemas de config nisso, principalmente sobre roteamento, uma vez que preciso exportar os estáticos com NextJS e a própria aplicação .NET fica de servidor.

Então, se alguém já tiver migrado de PHP para .NET, poderiam dar algumas dicas? Talvez recomendar cursos (já peguei alguns na Udemy e outros gratuitos no YT, mas nunca é demais receber dicas de conteúdos) ou artigos online sobre.

Desde já, meus sinceros agradecimentos.

Carregando publicação patrocinada...
2

A dica é: .NET é pata quem sabe programar ou sofrer, no PHP ou Laravel é entregar qualquer coisa que funcione e depois corre atrás do prejuízo ou fala pro patrão "isso não dá para fazer".

Tem como fazer o .NET menos verboso, mas só quem sabe bem ele. Ele é um pouco mais verboso por que é mais flexível, coisa que o Laravel não tem como fazer o oposto. o .NET tem de entregar as duas formas, o fácil e o flexível.

O problema é que o fácil só é depois, no começo apanha um pouco mesmo, pra colher outros frutos mais atara mais pa frente.

De qualquer forma não sei se está falando de coisas comparáveis, pegar PHP bom e .NET ruim, o resultado é óbvio.

Tenho ideias polêmicas sobre esses cursos que a pessoa só quer dinheiro, não a preocupação da Formação real de pressionais.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).