A skill que todo dev precisa — e não é programação 💡
Nós da área de tecnologia passamos a maior parte do tempo focados em como resolver problemas, aprendendo sobre ferramentas, frameworks, técnicas... e no fim até conseguimos entregar soluções bem feitas, sem bugs e com uma arquitetura bacana.
Porém, tem um ponto que às vezes negligenciamos: o que precisa ser resolvido de fato. De que adianta uma solução técnica super bem construída, se o usuário final não acha útil? 🤔
O guia para nosso trabalho deveria ser entender as dores do cliente e adaptar o software conforme a necessidade dele. Tecnologia é só o meio para atingir resultados. O valor nasce de resolver algo que importa para alguém 👫.
Muita gente (inclusive eu) me preocupo o tempo todo em aprender sobre a stack nova, estudar mais a fundo a tecnologia X, o padrão arquitetural Y. Isso sem dúvidas é importante, pois é com esse conhecimento que conseguimos tirar as ideias do papel de fato, contudo o conhecimento de negócio é extremamente essencial 📊.
E com a chegada da IA, essa habilidade de entender gente, problema real e contexto está passando de ser um diferencial para se tornar algo essencial 🔑.
Como eu posso evoluir minha “skill de negócio” sendo dev?
Quero abrir essa discussão aqui: como podemos evoluir essa skill de negócio?
Compartilhando com vocês algo que estou tentando fazer para melhorar:
Estou desenvolvendo um jogo online Match Moment 🎮, e diferente dos outros projetos que eu já fiz onde eu me preocupava primariamente em "deixar o sistema funcional com o mínimo de bugs", dessa vez estou indo com outra filosofia "entregar o que de fato meus usuários querem e precisam".

Mas como estou planejando fazer isso na prática:
1. Conhecendo o usuário 👤: Primeiro de tudo, entender o comportamento do usuário é fundamental para um projeto em que eu não consigo ver meus usuários fisicamente (são pessoas que podem literalmente estar do outro lado do planeta). Então, dado isso, ter todo um sistema de analytics, coletar métricas de uso e o perfil do usuário é fundamental para começar a entender o meu usuário.
Nesse meu projeto, estou hospedando ele na Vercel, e lá ativei a parte de Analytics onde consigo ver alguns detalhes de acesso bem interessantes, quantidade de usuários que acessaram, quantos desses usuários voltaram no site novamente, de onde esses usuários estão vindo, quais páginas estão acessando.


E outra coisa bacana que estou fazendo é o rastreamento de alguns eventos personalizados que adicionei no jogo, como por exemplo (quantas vezes o usuário acertou ou errou uma jogada, quantas vezes ele reiniciou a partida, quantas vezes ele clicou para mudar a linguagem do jogo...).

2. Coletar feedbacks 📝: Aqui entram várias coisas que estou planejando e executando. Uma delas foi a criação de redes sociais (Instagram e Discord) exclusivas para o jogo, onde planejo além de compartilhar conteúdo sobre o jogo, quero usar como um canal para coletar feedbacks e entender o que o público está curtindo, e o que não estão curtindo.
Além disso, compartilhei o jogo para algumas pessoas mais próximas, e foi sensacional pegar feedbacks deles.

Outra forma de coletar feedbacks seria criando mecanismos no próprio jogo onde o usuário pode deixar suas críticas. Ainda não implementei isso no jogo, mas penso em criar algo bem simples, que não demande muito tempo do usuário (ninguém merece ficar preenchendo formulários grandes...), então pensei em algum sistema de feedback simples, onde os usuários podem dar um like ou dislike no jogo, e se quiser complementar com algo adicional.
3. Acolher os feedbacks 🤝: Esse ponto considero como um dos mais importantes, ouvir de coração o usuário, se colocar no lugar dele, buscar ser o mais empático possível é fundamental para conseguirmos virar a chavinha da nossa cabeça e identificar coisas que antes não tínhamos total noção.
(estou super ansioso para chegar nessa fase do meu projeto, como lancei ele recentemente ainda não tive muitos feedbacks, inclusive aqui fica um super convite para você acessar e dar sua opinião, será super bem-vinda 🤗)
Pra fechar 🚀
Esse é o caminho que estou experimentando agora. Quero deixar aqui a provocação:
👉 Como você, dev, está evoluindo sua “skill de negócio”?
👉 Que práticas você já testou pra ouvir melhor seus usuários?