Executando verificação de segurança...
4

Ainda vale apena esse sofrimento?

Oi estive fazendo enem nos dois últimos domingos, cara isso não é pra mim o tanto q fiquei perdido, o tanto q minha cabeça doeu e pelo visto não fui bem.

Porém algo martelou minha cabeça, a faculdade e obrigatória pra nos desenvolvedores? acredito eu que passar 4 anos revisando algo que você já estudou não é compensador para ninguém porém tenho medo de caso não entrar em uma faculdade eu não consiga emprego na área, todos meus empregos foram de estágio e ótimos estágios (Maior empresa De luz do Paraná, Um dos maiores escritórios de advocacia do Paraná e atualmente na filial desse escritório), mas esse é meu último ano técnico e logo não terei mais estágios.

E tudo bem que nenhum dos grandes devs fizeram faculdades porém todos foram aceitos em Harvard e eu nem na Unioeste/Unileste tô entrando ksksksksks.

Então sendo sincero faculdade e importante?Sem Ela vou conseguir vaga na área? meu curso técnico já é legal para ingressar??

6

Não é "obrigatório", eu trabalho na área e não fiz faculdade. Conheço várias outras pessoas nessa situação também. E é comum também gente que se formou em outras áreas (como direito ou design) entrarem na área. Então não, não é "obrigatório". E a tendência é pedirem cada vez menos por faculdade nas vagas de emprego.

Agora respondendo a pergunta:

Sem Ela vou conseguir vaga na área?

Ninguém sabe. Tem muita gente que não consegue entrar na área mesmo tendo feito faculdade, irmão. Já vi vários assim reclamando na internet. Inclusive já vi uma pessoa formada em Ciência da Computação buscando emprego de suporte técnico (recebendo um pouco mais de um salário mínimo) porque não conseguia trabalhar com desenvolvimento ou outro cargo mais apropriado para sua formação.

E vou logo avisando que é mais difícil conseguir emprego na área sem faculdade. Com a faculdade você tem networking e tem a possibilidade de fazer estágio. Sem faculdade você tem que se virar nos 30 e não pode fazer estágio (é ilegal no Brasil, precisa estar cursando algo para fazer estágio).


Então se quer meu conselho: entrar na área sem fazer faculdade só dá certo para quem é realmente muito bom ou é sobrinho de dono de empresa de dev.

Você se julga bom o bastante? Se não for, vai precisar de muito mais do que 4 anos para entrar na área sem faculdade. Isso se conseguir.

5

Se você está perguntando para pessoas aleatórias na internet algo que só você, ou nem você, sabe sobre você, indica claramente que deve fazer a faculdade.

Depois que fizer você poderá responder se vale a pena ou não. Se não fizer você nunca saberá. E você quer saber.

Se desistir de querer saber, aí pode fazer qualquer uma das duas.

Você já sabe que algumas pessoas vão perder tempo fazendo faculdade. Em geral essas pessoas sabem que não precisam fazer. O problema são as pessoas que não sabem se precisam fazer. E em geral essas tendem a não fazer. E adivinha? Em geral são as pessoas que mais precisam fazer.

Quando a pessoa tem tudo muito claro na sua vida tem uma chance razoável de não precisar da faculdade. Quando ela não tem tudo claro, então complica. E novamente, que não tem tudo claro acha que está tudo claro e toma decisão errada. Como resolver isso?

Pode ser que ajuda profissional ajude. Pode ser que não. Pessoas aleatórias na internet só darão opções aleatórias, e aí você escolhe uma, igual faz quando joga na Mega Sena.

Por outro lado fala e msofrimento. Se íe sso me parece que o buraaco é bem mais embaixo. Eu não sofri para fazer faculdade, vestibular, nada, e na minha época era mais difícil que é hoje.

Em resumo, precisa ter clareza na vida para tomar a decisão certa, não terceirize suas decisões. E há casos que a decisão será errada, faz parte da vida, e isso pode servir de aprendizado.

O que fazer fazer?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Tenho minha vida planejada desde 2010/2011 quando conheci o fatídico (Habbo Hotel) com 6/7 anos já estava desenvolvendo aplicações bem simples web e alguns jogos em flash, porém minha dúvida sobre a faculdade e mais em relação a trabalho. sempre deixei claro a todos q não faria faculdade pois acho perca de tempo aprender tudo oque já aprendi denovo, porém minha família é de professores e eles se sentiram triste por ouvir de mim q não faria faculdade e falaram q seria difícil eu arrumar emprego.

Então reformulando a pergunta ("Eu consigo arrumar um emprego na área sem a faculdade?"

1

Talvez. Se você já se acha o cara, então você vai ter que empreender, vai ter que gerar seus projetos e monetizar, algo que pode ocorrer é um desses projetos decolar e chamar a atenção de algum empresário ou diretor de empresa.

1

Cara eu realmente me sinto perdido por conta dessa dúvida, estudar 4 anos por 1 canudo? Você hoje se considera muito melhor na área por conta da faculdade?

1

Sim, eu tenho um grave problema em trabalhar em grupo, na faculdade fui obrigado a trabalhar em equipe.
Eles me deram um norte também, cada professor indicava ótimos sites.
Na faculdade descobri que existia outras arquiteturas de processador, redes, etc.
Também descobri os padrões de projetos.
Vi binário, hexadecimal, fórmulas, história da computação, gestão de risco, como planejar, resolução de problemas, etc.
Na época, os livros eram de grande ajuda, eu adorava a biblioteca.
E também tem as jovens, maioria muito lindas, rs.
Foi um professor que me contratou, eu e um colega.
E minha atual esposa, conheci na faculdade.
Para mim foi ótimo.

1

Eu trabalho como dev há alguns anos e tranquei a faculdade por pensar da mesma forma que tu. Eu já estudava programação antes de entrar na facul e quando entrei fiquei decepcionado, não ensinavam o que eu queria (na época era python e typescript) e tinha muita cadeira teórica. Era um saco.

Tranquei a faculdade por que estava totalmente desmotivado a continuar, mas agora posso falar: eu não deveria ter feito isso, e estou querendo retomar a faculdade no ano que vem. Na minha opinião, e de forma bem brusca, a faculdade te prepara pra ser um analista ou até um gerente, mas não vai te deixar expert em alguma linguagem específica.

2

Bom, se você só quer ir lá, passar quatro anos e sair com o diploma então qualquer uniesquina vai servir. Obrigatória nunca é, mas não deixa de ser importante. Um exemplo é o CC50, que é um ótimo curso, mas que não ensina nem metade do que você aprende em dois semestres da faculdade. O problema é que as pessoas tem uma ideia errada do que é um curso de graduação.

Com uma formação em Ciências da Computação, Engenharia de Software e afins você irá aprender toda a base e o ferramental necessário para entender e trabalhar com computação. Isso não quer dizer que você irá sair da faculdade pronto para o mercado, mas sim que sairá de lá como alguém que rapidamente conseguirá se moldar ao mercado. O que ocorre é que muitos não se abrem para as experiências que uma graduação pode proporcionar: networking, iniciação científica, diálogos com professores, contato com o ambiente acadêmico e etc. Essas coisas você nunca terá em um ambiente corporativo ou em cursos, pelo menos não no mesmo grau.

O forte de uma universidade dificilmente será o seu ensino, mas sim a cobrança. As melhores universidades do Brasil em geral não têm bons professores em questão de ensino, normalmente você vai aprender mais conversando informalmente com o seu professor do que na aula própriamente dita. Isso é algo que dificilmente você verá na internet, mas realmente faz a diferença. Passar por uma universidade onde você foi constantemente cobrado e levado ao seu limite irá fazer com que você desenvolva uma "casca" e consiga trabalhar em ambientes caóticos (ou pelo menos não estranhe tanta cobrança de uma vez só).

Disciplinas como cálculo, álgebra linear, cálculo numérico e álgebra matricial irão abrir os seus olhos para uma base da programação que está em tudo o que você irá fazer: a matemática. Constantemente precisamos modelar problemas, abstrair dados e transformar eles, com uma boa base matemática isso não será desafio nenhum. A "parte chata" dos cursos de computação é exatamente a parte mais importante e você será cobrado a ir bem nesse tipo de disciplina também, coisa que jamais ocorreria caso você fosse um autodidata.

O que vejo mais gente reclamar é da grade desatualizada, mas sinceramente eu vejo isso como algo positivo. Eu, por exemplo, aprendi Fortran 95 logo no primeiro semestre, de fato é uma linguagem já um pouco antiquada e até ultrapassada, mas o foco de uma disciplina de Algoritmos e Programação nunca foi ensinar Fortran, C, Pascal ou Python, mas ensinar Algoritmos e Programação, a linguagem é um mero detalhe. Aprender essa base irá fazer com que você consiga aprender qualquer outra linguagem rapidamente, que é muito mais importante.

É claro que existem vários contras, nem preciso citá-los, contudo os possíveis ganhos em relação a aprendizado e experiência são muito mais valiosos. É claro que não é da realidade de todos a possibilidade de apenas estudar ou cursar em uma universidade federal, mas se você tem essa oportunidade, não deixe passar. Não sei de quais grandes devs você está falando (na verdade sei), mas tenha certeza que eles não estão nem nos top 10 maiores programadores da história, apenas foram competentes em abrir empresas e gerar a sua riqueza a partir delas, isso diz muito mais da capacidade empreendedora deles do que da capacidade de programar própriamente dita.

1

Eu era relutante em fazer faculdade, ate que um dia fiz. Hoje em dia em nossa área não é obrigatório faculdade mas existem experiencias e convivência que só a faculdade pode te dar. E tem mais, um curso fora da faculdade vai mostrar só o que você quer, a faculdade vai te obrigar a fazer matérias que você provavelmente odeie mas vai fazer sentido no futuro.

1

senti muito isso no curso técnico mais estou lapidando minha vida já a quase 11 Anos, então sei exatamente oque quero desde novo mas a faculdade me dá um medo do tipo "Se não fizer suas chances de vaga irão diminuir" saca?

1

Entrei na área sem faculdade, hoje isso não é obrigatório, mas na minha opinião é essencial.
Querendo ou não, você sempre aprende algo, além do mais, muitas grandes empresas contratam sem faculdade mas não te promove sem.
Onde estou por exemplo, ninguém é contratado ou vira senior sem faculdade

1

Cara, falou tudo agora, pessoal do "joguinho" acha tudo mamata, pois faz o que quer e do jeito que quer.
Na empresa não tem isso, tem que fazer o que odeia, rápido, sem errar e do jeito que pediram.

1

É super importante, e será sua melhor oportunidade de arrumar emprego pois querem estagiário sem vícios para moldar conforme as regras da empresa.
Se for um dos melhores alunos é até comum, algum professor te indicar para a empresa que ele trabalha.
As vezes o professor é dono de empresa de T.I. e ele acaba puxando esse aluno para a empresa dele.
No primeira ano ou até semestre já é comum conseguir estágio na área.
E depois que terminar a faculdade, se sequir com a pós-graduação, sua rede de contatos vai ser das melhores, pois na pós-graduação há muitos líderes de projeto, gerentes de T.I., diretores, etc.

1

então tive uma sorte lascada ou talento que consegui emprego na copel,e em duas empresas na área dev, mais agora q tô saindo do colégio queria um emprego, então pensei ao invés de ir pra faculdade eu ir moldar minha presenca online e pessoal. para ter um networking melhor

1

Se já tem um emprego e gosta da área de T.I. garanta que na sua carteira de trabaho esteja registrado com função afim, nunca sabemos do amanhã, se você sai da empresa, não tem faculdade, não tem comprovação em carteira, acredito que vai ser difícil se recolocar.

1

então num contexto global todos tem uma opinião em comum

"Programação você aprendera mais por fora porém suas soft skills somente a faculdade pode moldar"

acho que irei para a faculdade atrás dessas soft skils

1

Minha humilde opinião:

No âmbito aprendizado, não, não é obrigatória. Eu sinto que consigo aprender e me desenvolver muito mais com estudos externos, do que o que a faculdade em si me ensina. Claro, eu ainda estou cursando, eu me dedico, mas não sinto que o conteúdo que ela passe pra gente seja nem perto do suficiente.

Porém, em sua vida como um todo, você vai precisar de um papelzinho chamado diploma, e é atrás dele que eu estou correndo. Querendo ou não, em muitos casos é ele quem vai falar por você, mesmo que você saiba que 99% do seu conhecimento veio de estudos por fora e prática.

Enfim, ela abre muitas portas, você até pode tentar se dar bem sem um diploma mas vai ter que ralar bastante pra provar seu conhecimento sem ter uma formação, e lembre-se: Mark Zuckerberg e outros grandes empresários ou desenvolvedores que largaram a escola, não são parâmetros. Eles um dia tiveram uma brilhante ideia, botaram em prática e viram o seu potencial. Não fica esperando essa ideia cair do céu na sua cabeça.

1

Então meu pai falou algo que me marcou muito e fez todas minhas escolhas mudarem, ele falou:

Filho você pode até não fazer uma faculdade porém a diferença entre você e todos esses grandes programadores e que todos foram aceitos em faculdades renomadas e você foi aceito ontem?

Todas minhas startups deram certo porém tenho um problema sério, quando começo a próspera eu me canso e desisto kkkkkk.

1

Faculdade não é obrigatório. Mas tem muita experiência e vivência que você não vai achar em outro lugar e se achar vai custar mais ou demorar mais.

Na minha opinião pouquíssimas faculdades no geral são sobre skills técnicas. Mas é onde você vai aprender um conjunto de soft skill que serão necessários tua vida inteira. Sem falar em networking, de todo meu CV acho que mais de metade eu consegui entrar nas empresas com bastante ajuda de ex-colegas de faculdade. No fim das contas, vocês estar num ambiente com mais 200-300 pessoas cotidianamente que vão fazer parte do mercado mais na frente vai te ajudar muito.

Fora isso, não ter faculdade não vai te impedir de arrumar nenhum emprego, idealmente. Mas se você fosse recrutador, tá muito em dúvida entre dois candidatos para passar pra próxima fase, um tem faculdade e o outro não, isso pode ser sim um decisor. E te garanto você não quer ser o candidato que tem menos vantagens competitivas.

1

então eu pensei muito sobre isso, tu não acha mais legal criar uma Presença online e pessoal? como por exemplo começar a usar LinkedIn,Github,Facebook,Youtube e etc para moldar quem eu sou? eu queria sair do técnico e focar em montar um networking legal com pessoas/empresas.

Você acha que freelancer é rentável?

1

Eu acho que montar presença online e pessoal é algo necessário independente da faculdade. Essa ação não concorre ou substitui a xp da faculdade. Sem falar que Linkedin, GitHub, FB, YT tem muito noise. Como você vai conseguir se destacar nesses canais quando você já tem milhares de centenas de pessoas? E outra, nesse canais tu tenta concorre com, por baixo, Brasil todo. Às vezes isso significa maior dificuldade em se destacar.

Sobre freelancer: tudo é rentável, freelancer, CLT, PJ, qualquer coisa pode ser rentável. Vai depender do quão bom você é e tal. Agora uma coisa, freelancer depende muito de networking.

1

Você pode até não fazer faculdade para trabalhar na área de desenvolvimento. E tá tudo bem.

Mas, saiba que o esforço para entrar em uma empresa da maneira tradicional (você não é filho do dono, nem tem um QI de alto grau lá dentro) será maior.

Pense em todo conhecimento que você precisará para vender que você sabe se adaptar as mais diversas situações que podem aparecer no dia-a-dia de projetos de programação, sem ao menos ter essas bases comprovadas (que sim, podem levar anos para aprender e entender elas).

Ter faculdade tem diversos benefícios (e não sou professor, ou diretor, ou vendedor de curso querendo boicotar as faculdades rsrsrsr), os mais proeminentes que vejo:

  • Você se torna um profissional mais preparado para qualquer área do nicho
  • Você se torna um profissional mais qualidade para sua área de interesse
  • Você aprende a estudar com professores e colegas diferentes
  • Você cria networks com pessoas que estão na base com você

Mas, olha só, essa é opinião exclusivamente minha, com pontos meus, de acordo com as minhas experiências e conforme minha cosmovisão de mundo.

O ponto é como que você vai enxergar isso, por isso podemos te direcionar, mas decidir isso é muito pessoal seu:

  • Será que é vantajoso pra você ficar 4 anos na faculdade por um canudo ou ficar 4 anos estudando materiais aleatórios, cursos que você nunca termina, influencers que só repetem o erro?
  • Ou você inverte essa ótica para ficar 4 anos na faculdade por conta de uma licença atrativa para o mercado, importante pra minha vida como garantia de que me propus a suportar todo este tempo por um assunto ou ficar 4 anos estudando de forma autodidata, com muita resiliência, buscando os melhores cursos, seguindo as autoridades que fazem a diferença, ajudando outras pessoas?

Lembre-se que a vida é muito relativa, por isso você não vai encontrar uma resposta sim ou não sem viés envolvido.

Eu fiz faculdade de Ciência da Computação (4 anos) e hoje tenho conceitos e fundamentos que são simples pra mim e pra outros que não fizeram faculdade sofrem demais para entender. Coisas pra mim que são simples, pra muitos outros não. Além de que, para entender novos conceitos, a curva é mais rápida, para outros não.

Mas, será que essa relatividade é por conta de que fiz faculdade ou por conta de que durante o mesmo período de 4 anos na faculdade eu também estudei por fora de forma autodidata? Isso também conta muito!

Espero que essa resposta possa ter te ajudado não a tomar a decisão de fazer faculdade ou não, mas te ajude a tomar decisões na vida da maneira mais sábia o possível... E sim, eu uso essa base pra tudo na vida.

1

a faculdade é um pilar importante, oelo networking, alguns conhecimentos teóricos são necessários, mas claro aue a faculdade nao vai te ensinar o suficiente para o dia a dia, o ideak é fazer se tiver coneicoes e tirar logo isso da frente, estudsr e muito por fora e aproveitar o networking da sala de aula bem como dos professores e a resposta sobre a necessidade da faculdade é depende, depende da empresa, depende da área que você vai atuar, depende do cargo que você almeja no futuro, mesmo que a exigência tenha diminuído e bastante pela necessidade do diploma em algum dado momento isso pode ser um impeditivo para um cargo ou vaga numa empresa que você almeja.

fora que a faculdade te da a possibilidade de estagiar ou participar de um processo de trainee e principalmente no inicio de carreira ter acesso a esse tipo de vaga é muito importante porque provavelmente vão ser as duas portas de entrada.

1

Cara, acredito que conhecimento nunca e demais encare o (4 anos revisando algo que você já estudou não é compensador para ninguém) como GANHOS de networking e atualizações.

1

De forma bem direta, minhas opiniões :

Então sendo sincero faculdade e importante?

Muito importante. Um bom curso te dará uma boa base para trilhar caminhos em qualquer área correlata.
Há grandes empresas que barram contratação e promoção para cargos mais altos se a pessoa não tiver diploma.

Sem Ela vou conseguir vaga na área?

Se você for realmente capaz, sim.

meu curso técnico já é legal para ingressar??

Mesma resposta anterior : se você for realmente capaz, sim

1

Tardeee....

Minha experiência, depois de 3 faculdades... Fazer faculdade pode ser vantajoso, especialmente se a instituição prioriza o desenvolvimento do conhecimento em vez de apenas visar o lucro. Uma boa faculdade não apenas fornece uma base teórica sólida, mas também oferece oportunidades para desenvolver habilidades práticas e network com profissionais da área.

No entanto, é importante considerar o campo específico de atuação. Em T.I, por exemplo, a experiência prática e a capacidade de aplicar conhecimentos muitas vezes são tão valorizadas quanto a formação acadêmica. A combinação de formação acadêmica e experiência pode ser poderosa e sim tive vários contratantes que não se importaram com isso, outros, e os melhores se importaram e exigiram!

Em resumo, se a faculdade contribuiu positivamente para o seu desenvolvimento profissional e pessoal, e se você encontrou instituições que valorizam o conhecimento, então pode ser considerada uma decisão vantajosa. Contudo, sempre vale a pena avaliar caso a caso, considerando as especificidades do seu setor e os objetivos que você tem em mente para o futuro, uma sugestão que posso deixar a você é dê uma olhada na https://www.fiap.com.br/

1

Bicho, olha só, um curso superior pode te abrir muitas portas. Nós vivemos em um mundo burocrático. E por burocracia entenda papéis com assinaturas. Um pedaço de papel assinado chamado diploma pode te trazer coisas muito positivas. Mete um tecnólogo aí de 2.5 anos.