Executando verificação de segurança...
30

[PITCH] Tem Rockeiro aí?

Olá galera do TabNews !!

que tem muitos Devs aqui eu não tenho dúvidas, mas será que tem a galera do Rock'n'Roll aí também?

É com imenso prazer que eu (Danilo Paz Guedes) venho compartilhar mais um feito em minha carreira de programador. No dia 01/11, eu e meu parceiro, irmão e mentor Arthur Mastropietro tiramos do papel um projeto que tínhamos almejado já fazia algum tempo. O MVP do https://tosembanda.rocks , uma plataforma para que músicos e bandas de Rock'n'Roll possam se encontrar, trocar mensagens e se unir para fazer aquele som bacana, e quem sabe futuramente, ser um Hub de encontro e fomento de outros players e empresas que também tenham esse público alvo e paixão pela música e arte, ou seja, estúdios, produtoras, lojas de instrumento, escolas de música, marcas de roupa e etc...

Nesta jordana de apenas 3 meses (tempo de criação do projeto) é difícil até listar de forma simples tudo que foi aprendido e abordado, mas vou tentar demonstrar os mais importantes, lembrando que meu papel neste projeto era o front-end/UI/UX.

  • Typescript - Esta linguagem superset do JS aprimora projetos de grande escala, tornando-os mais seguros e fáceis de manter. Com checagem de tipos estáticos, evita erros antes que cheguem à produção, oferece autodocumentação e promove a colaboração eficaz em equipes de desenvolvimento.

  • Next.js versão 14 (Sim, já estamos rodando na versão mais atual do framework) - server actions, SSR, metadata, SEO, otimização de imagens, revalidações dinamicas (rotas ou por tag), opengraph, com foco em performance e acessibilidade.

  • React.js v18 - com os Server Components, Suspense Boundaries, e a nova diretiva de código que roda no cliente vs que roda no servidor.

  • Shadcn/Radix UI - Bibliotecas headless com componentes focados em acessibilidade.

  • Tailwind CSS - Fornecendo classes atômicas de CSS, conhecida por sua eficiência e poder ao acelerar o desenvolvimento e permitir estilos altamente flexíveis e reutilizáveis.

  • Cypress.io - Uma ferramenta de automação de testes de front-end que oferece um ambiente de desenvolvimento amigável para testar aplicativos da web. Ele se destaca por sua simplicidade de uso, oferecendo testes de ponta a ponta (E2E).

Além dessas tecnollogias, também tiveram outros detalhes como resposividade, Light, System e Dark theme, UI e UX no geral, Validação de Formulários.

Nosso backend e infra/cloud foi toda pensada pelo grande Arthur Mastropietro e lá estamos rodando o backend em Golang, Postgress, Redis e etc... Já estamos recebendo muitos feedbacks positivos, pois com toda está tecnologia de ponta o site está extremamente rápido, responsivo, e com uma UX de primeira.

Difícil expressas de como um projeto desse nos ensina melhor do que qualquer curso online, foi uma jornada e tanta e acredito que tem muito por vim ainda!

Fica aqui então o meu convite a vocês que conhecem músico e bandas que compartilhe a nossa plataforma, e quem sabe poder ajudá-los a encontrar aquele músico ou banda que estava faltando.

#tosembandarocks #tosembanda #dev #desenvolvedor #nextjs #react #typescript #musicos #bandas #rocknroll

5

Super iniciativa! Mais um exemplo de como podemos usar a tecnologia pra juntar fome com a vontade de comer xD

Aproveitando o tema dos rockeiros, o título do post me lembrou do trabalho de um cara chamado Dylan Beattie, que tem um talento incrível pra juntar programação com música - a ponto de criar uma linguagem de programação chamada Rockstar (sim, e agora ele pode se chamar um "Rockstar developer").

Nessa palestra (que vai muto além da linguagem), ele explica como fazer um Hello World, atribuições de variáveis, operações aritméticas e até uma música implementando o famoso FizzBuzz!

Pra dar uma "palhinha": números são especificados por frases, em que cada dígito corresponde ao número de letras em uma palavra (módulo 10). Por, exemplo, uma váriavel chamada "My heart" que guarda o valor do número pi (3.1415926535) é definida como:

My heart is ice. A life unfulfilled, wakin' everybody up, taking booze and pills

\,,/.

1
1

por sinal, ultimamente, a programação tem sido usada para compor músicas, matérias desse tipo pode ser interessante para o site até mesmo para atrair mais pessoas para o mundo da programação, afinal saber e dominar a tecnologia é uma habilidade essencial e destacável pra qualquer um, tanto que graças isso podemos ouvir novamente a voz do Jonh Lennon em NOW AND THEN

3

parabéns pela sacada sensacional, velho!

eu sou um amante de música extrema e como seria foda na minha época de banda ter tido algo do tipo, seria tão mais simples tentar achar alguém pra tocar junto que fosse compatível!

também penso em projetos relacionados a música, no meu caso a vertente mais underground, mas a princípio seria algo mais simples, um catálogo da região mesmo.

let's keep the amps screaming!

2

Valeu retroficiente, antigamente quem ajudava nesse aspecto eram as comunidades do orkut kkkkk
E bóra tirar esse seu projeto do papel, é uma jornada muito bacana de se percorrer!!
Viva o Rock e a boa música no geral!

3

Cara que ideia maneira. Curti muito e vejo que isso aí pode se tornar uma comunidade muito forte. Eu investiria num fórum ou algum sistema de troca de mensagens bacana que vai longe!

Uma sugestão apenas. Quando eu cliquei "sou músico", eu tive que colocar na outra select (procuro) "banda", e vice versa. Será que um select só já não resolveria? Pense nisso 😁🤟

1

Valeu devsake, tomara que agente consiga de fato construir um local bacana para juntar a nação rockeira desse brasilzão.
E muito obrigado pela sugestão dos selects da home, realmente este projeto do ponto de vista de design foi uma aventura em cima de um template, então com certeza terão elementos que vão ser repensados para uma UX mais bacana!!
Tks!

3
0
1

Difícil expressas de como um projeto desse nos ensina melhor do que qualquer curso online, foi uma jornada e tanta e acredito que tem muito por vim ainda!

onde e como vocÊ pesquisou/aprendeu coisas desse tipo?

é complicado o processo de pesquisar, procurar, selecionar e testar as coisas. Eu tenho interesse em fazer coisas do tipo, e reduzir o tempo em "onde e como" posso fazer/aprender ajudaria bastante

1

olá SweetAutum, na verdade fui pesquisando em todas as fontes possíveis, documentações, youtube e etc... e aos poucos as coisas vão se encaixando!!
talvez caso não tenha a base (ex JS, React) ai recomendo um curso pago da Udemy que é baratinho mas tem cursos muito bons lá!!