Executando verificação de segurança...
1

Eu tenho histórias para contar.

Programando cubo-mágico

A primeira vez que programei um cubo mágico foi lá por 2005. Eu era estudante de análise de sistemas na Unaerp e eu estava consolidando o aprendizado das bases da linguagem C

Eu dei sorte por que eu já sabia desenhar um cubo no papel. Caderno...

O cubo que programei era estático na tela e o user usava as teclas direcionais do teclado para 'mover/selecionar' o LADRILHO SELECONADO
Para a rotação usava-se o botão CRTL + (tecla direcional do teclado)

Eu tive o trabalho de 'calcular' (no papel) de onde o 'ladrilho' ia.
Isso dependia da onde ele tava.
São 54 ladrilhos. 27 visíveis.
Para ocorrer a ilusão de rotação eu 'movia' o valor da cor do ladrilho de um índice do array para outro índice do array.

A segunda vez foi uns anos depois.
Eu tinha conseguido um estágio no DAERP e ficava programando no borland-C (Turbo C que a gente usava na aula) de vez em quando eu atendia telefones sobre o serviço do departamento de água e esgoto de ribeirão preto.
No fim do estágio (acho que uns dez meses depois) eu fui 'transferido' para o DAERP/POUPATEMPO ainda como estagiário. A mudança da rotina do escritório foi grande mas eu só me dei conta disso agora enquanto escrevia.
Eu programei uma versão do cubo mágico em javascript. O site arquive.org mantém uma cópia funcional. Se bem me lembro foi antes de eu mudar minha preferência de InternetExplorer para o Crome.

A terceira vez foi em java. Em casa. 2009 aproximadamente. Usando uma IDE chamada netbeans.

A quarta vez foi para o software poly. Recentemente.

Essas são as ocasiões em que eu publiquei uma versão do cubo mágico. Entre 2010 e 2020 e tentei algumas outras vezes mas não cheguei a publicar.

Carregando publicação patrocinada...