Nosso PC no futuro será virtual?
A alguns dias me deparei com o post abaixo que deixo como fonte, e por mais que o autor queira dar um ar de que é uma teoria da conspiração, se olhar um pouco mais em direção ao passado, vemos que é a pura realidade.
A teoria
A alguns anos, o hardware era super limitado e para fazer um software era preciso pensar em economizar recursos (memória, processamento, armazenamento), se fazia muito com o que tinha disponível.
A popularização dos computadores pessoais, vídeo-games e Smartfones nos trouxe um enorme poder computacional, e ao mesmo tempo nos tirou do poder, pois com capacidade excedente, não foi mais necessário tanta otimização do software para ele "rodar".
A complexidade do software aumenta em uma progressão aritmética, e o consumo de recursos em uma progressão geométrica, a poucos meses um vazamento de memória em uma calculadora consumia 32Gb de memória.
Em outro cenário, temos a popularização do Cloud Computing na década passada, como a solução de todos os nossos problemas até que a conta da nuvem começou a chegar, e trouxemos de volta pra terra alguns serviços menos essenciais.
O mais novo boom foi o surgimento da IA e o gigantesco consumo de recursos computacionais que os data-centers estão consumindo, para serem construídos, além, da reserva de componentes que está sendo criada pelas empresas de tecnologia.
Preços de memória, armazenamento, placas de vídeo e processadores estão astronômicos e a solução da indústria não é "aumentar a produção" e sim segurar e atender prioritáriamente os grandes. As fabricantes de PCs e Notebooks passaram a usar a geração anterior no novos modelos para reduzir custo.
Softwares já rodam de modo totalmente virtualizado, e em ambientes de nuvem, jogos ainda são o grande impulsionador pela necessidade de alto poder computacional na mão do usuário, chegamos a um patamar, onde quase tudo roda no navegador de internet.
No futuro próximo não vai haver a disponibilidade de hardware mais "potente" pois o grande poder do processamento será feito nos servidores e nós usuários ou desenvolvedores só precisamos de hardware local como uma porta de acesso ao que roda global.
O problema
Neste cenário, o maior problema não é o cenário de uso, é a privacidade, a segurança. Hoje, somos totalmente dependentes de sistemas computacionais e da internet, já entregamos nossos dados a grandes "provedores" da tecnologia sem questionar.
Ao permitir que empresas tenham o controle estamos perdendo o direito à propriedade, não só financeiramente, mais também estratégico, politico, ético.
Os bilhões de dólares investidos no desenvolvimento de modelos de IA e em data centers vai ter que ser recuperado, e um dos caminhos mais prováveis é a virtualização do hardware para uso.
Conclusão
Devemos mudar nossos conceitos, deixar de seguir o que diz a maioria, e passar a expressar nossa opinião. Não podemos simplesmente concordar com termos que exploram nossos dados e nossa própria vontade, para ter acesso a um pouco de conveniência.
Gostaria de saber a sua opinião sobre como será o futuro da computação?
Deixe o seu comentário.