Executando verificação de segurança...
2

Como começar na segurança

Creio que a dica mais útil que eu posso te dar, é: aprenda Inglês.

Conteúdo técnico no Brasil sobre segurança é muito superficial (principalmente nas faculdades, que consegue fazer o milagre de ser mais superficial que cursinho da Udemy). Dá para contar nos dedos conteúdos que são realmente bons sobre o assunto que são em Português.

A Mente Binária é uma das exceções à regra que produzem conteúdo de qualidade. Além de cursos gratuitos, tem livros também. Sugiro dar uma olhada: https://mentebinaria.com.br/

Um dos piores erros que eu vejo a galera iniciante em segurança cometer, é acreditar em quem não deviam. Infelizmente o Brasil está cheio de charlatão na área de segurança. Pior do que não saber nada, é aprender errado. E a maioria aprende errado sobre segurança no Brasil.

Vou mencionar algumas pessoas sérias na área, para evitar que você caia em papo de gente que não entende de segurança e vá pelo caminho errado: Fernando Mercês, Rodrigo Rubira Branco, Gustavo Scotti, Filipe Balestra, Leandro Fróes, Daiane Santos, Maycon Vitali, Lukas Teske, Anchises, Diego Aranha, Anderson Leite (Buzzer), Wagner Barongello etc.

Obs.: Me limitei a mencionar só brasileiros, mas é óbvio que tem gente séria fora do Brasil também. 😛

Empresas sérias de segurança no Brasil que eu conheço: Tempest e Conviso.

Eventos sérios de segurança: H2HC (BR), You sh0t the Sheriff (BR), Black hat (USA), Def con (USA).

Sim, tem eventos "memes" de segurança onde tu sai mais burro do que quando entrou. Sim, tem empresas "memes" de segurança também, onde contratar os serviços dela é o mesmo que nada. E sim, tem pessoas "memes" de segurança (que geralmente palestram em eventos "memes"). Principalmente pessoas.

E não, isso não é uma lista exaustiva (até porque eu puxei da memória aqui, devo ter deixado muita gente de fora). É só para te dar um ponto de entrada "seguro" na área. Se eu não mencionei a pessoa aqui, não significa que ela não seja séria. Mas não sugiro que você, como um leigo, se arrisque a confiar em qualquer um. É melhor ir pelo seguro de seguir os que eu mencionei e ir conhecendo galera que estes confiam e/ou elogiam.

Demorei muitos anos até conhecer gente séria da área e ter uma garantia de que eles realmente sabem do que tão falando; estou lhe dando essa informação de bandeja, não jogue fora.


Por fim, em relação ao aprendizado de cibersegurança, eu já escrevi um artigo sobre isso. Veja: https://blog.freedev.com.br/ciberseguran%C3%A7a-para-desenvolvedores-a37385cf5d23

Também sugiro ler este artigo do Rubira: https://github.com/rrbranco/Articles/blob/master/COMO%20APRENDER%20SEGURAN%C3%87A%20DE%20VERDADE.pdf

Carregando publicação patrocinada...
1