Executando verificação de segurança...
1

Migração de carreira (Suporte -> Dev) - [Gostaria de um norte]

Beleza, pessoal, tudo bem?

Então eu trabalho de técnico de suporte desde 2018, exceto na pandemia, que fiquei 2 anos de layoff. Após a pandemia, eu voltei para suporte e também assumi um cargo híbrido de suporte, tester, desenvolvedor (Correção de Bugs) e DevOps. Era um emprego full habilit kk. Trabalhava desde subir o servidor na AWS e manter tudo rodando, até prestar suporte aos usuários do sistema. (Empresa pequena). Depois me tornei instrutor de cursos e ainda estou nessa area. Atualmente com 28 anos.

Sou formado em dois cursos técnicos, sendo Redes de Computadores e Jogos Digitais, agora também graduando na área de Jogos, e graduando em Eng. de Software, assumo que pequei um pouco no curso de Eng, mas corri e corro atrás até hoje, como ainda não concluí...

Na faculdade, aprendi conceitos e teorias de produção/desenvolvimento de software, arquiteturas e projetos, requisitos, padrões e tudo mais, mas programação de fato não. Estudei C em dados apenas e SQL para banco.

Hoje me sinto um pato, sendo ofensa ao pato, gostaria de trabalhar como dev, hoje estou beirando os 30, queria fazer essa transição, de bagagem eu posso dizer que já passei por muitos lugares, não em ordem claro, mas já usei e muito HTML, CSS, JS, PHP, LUA, C, JAVA, PYTHON, C# (Sharp), VB.Net, Docker, Node, Linux, AWS EC2 e RDS, AZURE, MySql, Wordpress, Joomla, Apache, Linux, Windows Server, AD, Kerberos, Zabbix e outros que não lembro o nome, até voip já mexi um pouco...

Enfim, se precisar usar essas e até outras ferramentas, eu faria com total tranquilidade, exceto velocidade por saber os conceitos, mas não ter na memória todos os comandos, mas consigo me virar em qualquer lugar, desde que tenha uma documentação.

Atualmente, de Linguagem, eu tenho Python como Intermediário, C# como Básico/Intermediário e JS para Intermediário, falta algumas coisas para aprender das versões atuais e relebrar outras, mas, por exemplo, fiz algumas aulas de React sem problema algum. Ou Flask com Python, por exemplo, monto um site ou API apenas olhando a documentação. Para CSharp, o mesmo...

Mas eu quero me tornar empregável em Dev, mesmo que comece como Junior, Trainee ou Estágio, eu avaliei JS e não curti muito os conceitos para FullStack, apesar de que vou usar JS em React, que é algo que vi que preciso aprender, mesmo sendo backend... Outro ponto é que, pelo que vi, tem muita vaga para Python, mas ainda fico dividido entre Python ou C# para o backend.

Muitos vão dizer: O que você quer aprender ou fazer? > Me tornar empregável, além de desenvolver para web, seja em API ou FullStack, mas se possível acrescentar o móvel e games na mesma linguagem. Até então, a única que me fornece isso é o C#. Apesar de existir GDScript em Godot que não muda nada de Python, posso produzir WebApp com React para o móvel, por exemplo, e até o native.

Sendo o Móvel a última das três premissas, em ordem: Web Front (Entender e saber fazer algo) e Back (Saber realmente fazer), Jogos já uso Unity há algum tempo...

Só que eu sou o dev sem projetos, tenho projeto de atividades da faculdade, nada que eu fiz além de projetos de aprendizado para cursos ou algo desse tipo. Então, além de ser um Dev Hobbysta, ainda sou sem projetos públicos.

Gostaria que alguém me ajudasse a traçar uma perspectiva de empregabilidade com as opções que falei, aceito recomendações de combinações tipo. (.Net + React + Vue), (Python + Flask + Django) e/ou (Python + React + Angular)

Enfim, mas, se possível, explique sua visão, abordagem.

Obrigado desde já a todos que leram ou vão responder.

Carregando publicação patrocinada...
4

Meus 2 cents:

Complicado - mas vamos la.

  1. Primeiro preciso que voce visualize o cenario onde vamos estar conversando: uma sexta feira, happy hour logo apos o expediente, sentados em volta de uma mesa de lata, uma gelada pela metade e duas ja vazias, copos cheios, num pe-sujo qualquer - so batendo bapo sobre a vida, universo e tudo mais. Entao - devagar com as expectativas.

Dito isso, avancemos.

  1. O Lucas Montano postou um video e texto hoje sobre o assunto (voce deve ter visto, mas enfim):

https://www.youtube.com/watch?v=SqBuRwXSM8w

https://www.tabnews.com.br/lucasmontano/esse-post-foi-deletado-do-r-brdev

  1. Existe um texto meio que "Hors concours" sobre carreira aqui no TABNEWS: FAQ do programador perdidão

https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao

  1. Entao lembre-se: o ser humano eh complexo e sua historia de vida tambem - apesar dos coachs quererem encaixar todo mundo no mesmo quadrado, nossa visao de mundo eh moldada individualmente por nossas experiencias.

Avacemos um pouco mais.

  1. Parece que enquanto programador, o teu problema nao eh sobre linguagens - mas sobre fundamentos. Entao talvez valha a pena dar uma olhada nestes videos que falam sobre Design Patterns, SOLID e outras coisas:

CANAL (da para assistir em velocidade 2x - um dia voce mata tudo, e depois volta do inicio e assiste mais devagar e mastigando: esse metodo nao eh para todo mundo, mas gosto de ter uma visao geral de tudo que vai ser dito primeiro e depois rever com calma cada item).
https://www.youtube.com/@RenatoAugustoTech

CANAL (apesar do risco de parecer puxa saco aqui, mas os videos sao realmente bons - ele eh um dos mantenedores do site tabnews)
https://www.youtube.com/@FilipeDeschamps

  1. Apos assistir os videos dos canais acima, a pergunta: eh isso mesmo que gosto/quero trabalhar ?

Avancemos.

  1. Pelo que falou, voce tem um conhecimento razoav el sobre DevOps e infra - e vejo os desenvolvedores de um modo geral passarem muito trabalho neste quesito. Ta, voce pode ate nao ser um expert, mas as vezes eh so uma questao de ajuste de conhecimento (p.ex. uma certificacao ou semelhante).

A pergunta de 1 milhao: voce quer mesmo ser DEV ? Ou estruturar melhor a carreira na area de CyberSeguranca/DevOps nao seria mais interessante ?

Nada impede que a programacao (p.ex. python) ser um suporte a atuacao de DevOps

  1. Falando em Python: eu acho que eh uma linguagem com grande potencial - tudo que se esta fazendo em IA atualmente tem python envolvido. Existem alguns movimentos em Golang, mas tenho a impressao que python ainda eh a lingua franca aqui. E convenhamos, o mercado de IA esta aquecido - se vai ser apenas hype ou nao, so o tempo (e o custo) dira.

  2. Frameworks: gosto de 2 frameworks, por serem fullstack, facil de aprender e usar: Laravel (PHP) e NextJS (Node/React). Pensando em mercado tambem, de um modo geral o NextJS parece mais aquecido (mas eh apenas uma opiniao).

Um video que gosto sobre NextJS eh este:

https://www.youtube.com/watch?v=e6FigV2fLC8

  1. Ingles: Qualquer caminho que voce siga, invista em ingles. Hoje em dia eh facil (p.ex. cambly, IA). Eh um diferencial legal

  2. Grana no bolso: Se voce precisar fazer uma grana rapida enquanto isso, existem alguns caminhos:

a) N8N/Whatsapp/IA: Da automacao para salao de beleza/consultorio/mecanica que agenda horarios ate suporte automatizado via RAG/CAG , da para fazer muita coisa aqui, de projetos de R$ 500 a R$ 50.000. Rapid de aprender, rapido de entregar, facil de dar manutencao (o unico senao eh o custo de token, mas enfim).

b) Mikrotik RB750GR3 + Failover: Instalacao de roteador para fazer failover em empresas que tenham 2 links (p.ex. VIVO e CLARO). O Mikrotik da conta do recado (so precisa do script). Tem opcao do TPLINK Tl-er605 e outros (router dual wan). Projetos simples, faceis de entregar e voce que ja tem expertise no suporte - ainda pode levar uma grana de manutencao.

Enfim, eh isso.

Mais uma vez: nada disso esta escrito em pedra - sao apenas consideracoes e voce precisa pesar bem diante da sua propria historia de vida e expectativas futuras.

1

Perfeito, agradeço sua explicação.

Acredito que sem mencionar alguma tecnologia, você foi capaz de encaixar varias coisas e seus pontos, seu eu tinha visto o tópico mencionado na parte 2.

A partir do 3 você deu bastante ideias legais, até mesmo na parte do dinheiro, não tinha pensado sobre isso, integrando com whatsapp.

Acredito que seja hora de parar e pensar um pouco sobre isso, sem deixar de evoluir para o que é necessário.

Outro ponto muito importante foi isso de cair na filosofia da idade e dos coachs de se tu não entrar nisso agora
cai perder grana, mas no fundo acho que o que me levou a computação foi fazer coisas que as pessoas usavam e gostavam, jogos me levaram a isso, a criar servidores etc... Acho que o ponto foi esquecer desse detalhe, alinhar os objetivos e fazer coisas legais com o que gosto.

Obrigado pela mensagem e pelos canais que recomendou. Vlw