Texto incrível, gostei da sua experiência.
Basicamente, para mim, eu recomendaria a todos começar uma faculdade ou a 42. Tenho Tecnólogo em ADS e atualmente estudo Engenharia de Software na 42.
Apesar de minha experiência de ADS ter sido horrível pelo péssimo desafio, conteúdo e como eles administram o curso (principalmente porque na época eu optei por escolher online, já que não consegui passar na Ciência da Computação na USP e Unicamp, então eu queria apenas uma uniesquina para ter um diploma), a minha experiência na 42 é simplesmente incrível, eu realmente amo aquele lugar.
O lugar me proporcionou, durante o processo seletivo (piscina), aprender mais que toda a minha faculdade, conectar-me com pessoas incríveis que tenho contato até hoje, inclusive com a minha atual chefe, que me conheceu, passou junto comigo para a formação e, por gostar da minha pessoa e das minhas capacidades, resolveu me empregar.
Então eu acho que a faculdade é um ponto onde você pode tanto aprender conteúdo (se for uma boa faculdade) como também fazer contato com as pessoas e também é importante para ter um diploma. É muito mais fácil entrar na área de TI quando se tem um desses três, se tiver dois é mais fácil e se tiver os três é mais fácil ainda. O que dá mais peso não é nem conteúdo nem diploma (não que não sejam relevantes), mas sim conhecer as pessoas e elas gostarem de você, poderem conviver com você e poderem te conhecer e saber que trabalhar com você é algo agradável e que você possa mostrar suas habilidades nesse meio do caminho. Isso vai te ajudar muito a chegar no mercado de trabalho.
Em resposta a Preciso fazer faculdade para trabalhar com programação?
3
1
Gostaria de falar com você privativamente, pode ser? Na outra postagem minha aqui tem links para minhas redes, se puder me chamar em alguma eu agradeço.