Executando verificação de segurança...
2

Como começar no swift

Fala pessoal, beleza?
Estou decidido em iniciar meus estudos em swift, todavia, a questão monetária (leia-se: ter um mac) acaba atrapalhando bastante.
Vi alguns serviços que alugam macbook's virtualmente para uso, mas fazendo as contas, creio que não compense muito.
Tenho a opção de fazer um hackintosh, talvez investir em um notebook bem básico pra isso, mas não sei que o sistema funcionaria de forma interessante.
De forma geral, acredito que em um futuro nem tão distante, conseguirei um macbook, mas gostaria de saber a opinião de vocês: Existe alguma forma mais fácil e barata para iniciar os estudos práticos nessa linguagem?

1

Não faça como eu, que comprei um MacBook Pro pra desenvolver em Swift e nem se quer toquei no curso :D.

Se estiver decidido a estudar Swift, compre livros, veja videos, faça anotações só assim ter certeza se vale o investimento.

Claro que um Mac é um p$t4 notebook mas se for pra uso doméstico não vale a pena o investimento.

1
1

Sobre estudar, eu aprendi usando os livros do ray wenderlich. Vc deve conseguir achar eles em certos sites para comprar ou "não comprar" tmb. Existe alguns livros bem basicos da propria apple, só procurar na loja de livros da propria apple no livros/books.

Sobre macbook ai fica dificil mesmo, não sei nada sobre hackintosh e não recomendo comprar nenhum mac antes de 2018 - https://support.apple.com/en-us/105113.
O sistema mais recente é o sonoma e só está disponível para os mac de 2018 em diante.

Existe a possibilidade de comprar um mac mini late 2012 e fazer um upgrade colocando ssd e mais memoria ram e atualizar o sistema para sonoma, mas a atualização do sistema é feita de forma clandestina pq os macs de 2012 deixaram de receber atualização do sistema faz um tempo, e com isso alguns apps tmb deixaram de funcionar.

E uma coisa que o pessoal não fala muito, swift é uma linguagem e dá para vc aprender a programar em um linux ou windows. O que vc não vai conseguir é fazer os apps por falta do xcode. Dito isso, vc consegue ir aprendendo a linguagem até conseguir uma grana para comprar um mac ou fazer um hackintosh.

Boa sorte e se vc curte a parada, não desista.
Como dev mobile, é possivel vc começar pelo hibrido e migrar para o nativo depois.

1

Acredito que por agora, focar em uma base de conhecimento sólida sobre a linguagem é a melhor alternativa.

Depois, mais pra frente, ir de cabeça na questão dos apps com o xcode.

Valeu pela dica!

1

Acho que a maior barreira que tu tem por aí é a questão do Mac mesmo. Hackintosh ou mac in cloud são possíveis caminhos, mas não são sustentáveis e vão colocar um teto mto claro no que vc conseguirá fazer.

Mas o ponto principal da sua pergunta foi sobre onde aprender Swift. Eu acredito que um dos melhores guias gratuitos e que te dão uma noção boa da linguagem é o 100 dias com Swift.
Ele tem uma separação bem legal das coisas e começa no básico do básico mesmo. Porém, lá pelos dias 30+ as coisas começam a ficar mais puxadas e aí os exercícios começam a pegar de verdade.

Espero que ele te ajude como me ajudou!
Bons estudos. :D

1

Eu sempre tive duvida por onde começar a estudar Swift(eu tenho um mac), ainda mais porque é meio dificil achar conteudo dessa linguagem, pelo menos eu acho dificil.

1
1

Acredito que se sua máquina for intermediária, você consiga emular o MacOSX em uma máquina virtual, fiz isso no começo, porém, há os contras, ao buildar e tiver algo aberto além da máquina virtual vai travar tudo.

Esses serviços que alugam macbooks na nuvem, o mac in cloud, é até um quebra galho, mas é caro e depende da conexão, vai travar bastante em alguns momentos também.

Não há solução "barata", há opções de compras de mac minis e macbooks mais antigos (verifique o ano de fabricação e a compatibilidade com os softwares que você vá usar) que acabam saindo barato, principalmente de revendedores que trazem lá de fora.

Dá pra estudar Swift em si, pelo próprio VS Code e o Swift Fiddle no navegador, bom pra estudar lógica, agora buildar aplicativos, estudar desenvolvimento iOS mesmo, só com xCode mesmo.

Infelizmente essa é a principal barreira que impede muitos de adentrar no desenvolvimento iOS.

1

Pois é... essa questão do hardware é um impedimento bem grande. To olhando um pessoal usando docker pra rodar o macOS, acho que vai dar bom kkkk