Executando verificação de segurança...
4

Desenvolvimento de Sistema de Gestão Pequenas Empresas

Fala pessoal, tudo bem?
Estou tentando lançar um erpzinho (sim, mais um SaaS, rs) mirando clientes de menor porte, como lojas de roupas pequenas, pequenas mercearias... a ideia é ter uma visão central para e personalizada para cada tipo de negócio.
A ideia não é mais um SaaS comum, e sim um abiente focado em produtividade e que resolva a gestão dos pequenos negócios.
Lancei o https://nova-codium.onrender.com/, ainda não ativei o domínio, pois estão inseguro, não sei vou conseguir alguma coisa com isso. É bem bacana: tem frente de caixa, controle financeiro, de estoque, produtos, clientes, fornecedores... já até integrei a API do ASAAS para ficar tudo automático e tenho pronta a configuração para habilitar a emissão de cupom e nota fiscal, pois como é pago, só vou lançar quando de fato conseguir um cliente.
Deem a opinião sincera de vocês. Podem clicar no "criar conta grátis" e preencher com dados fictícios (inclusive o e-mail), na prímeira página vocês terão a visão dos planos que é só uma ideia, ainda não sei se vou cobrar os valores apresentados; então, podem rolar ao final e clicar no "ativar teste grátis".
A página de "Perdas" está passando por manutenção, estou melhorando o visual dela.
E aí, acham que posso conseguir clientes?

Carregando publicação patrocinada...
4

Na nossa empresa temos um ERP com mais de 20 anos de história, e estamos criando outros produtos para substituí-lo pois não aguentamos mais lidar com ele. A questão é que já estávamos cansados de ficar correndo atrás de ajustar tudo por conta das legislações (não apenas tributárias, mas nosso sistema também lida com outros órgãos reguladores), e com a reforma tributária tivemos que colocar muito esforço nesse sistema e cansamos.

Não acho um mercado viável para quem está chegando agora, quem chegou antes consegue oferecer ERPs básicos por R$ 29,00 por mês por conta da rede de clientes que conseguiu construir, é bem difícil competir com esse valor.

Além do fato que lidar com pequenas empresas exige muito esforço, pois quase sempre não há processo bem definido, quando explica para um usuário como deve ser feito é comum reclamações como:

  • Eu sempre fiz desse jeito
  • No sistema antigo era mais fácil
  • Prefiro fazer isso no Excel

Aí o sistema fica sub-utilizado, e quando dá merda eles culpam o sistema. Já presenciei casos que o dono da empresa queria faturar a venda de um produto sem sequer ter cadastrado o produto antes e bateu o pé dizendo que antes ele conseguia, imagina ter que explicar que além de cadastrar era necessário dar a entrada na NF, definir as tributações e precificar.

Em empresas grandes também há esse problema, mas em uma escala bem menor.


Vale lembrar que um ERP é muito mais do que um conjunto de CRUDs, se quem está implementando, implantando e oferecendo suporte ao cliente não tiver uma boa noção de regras de negócio certamente está condenando o produto.

Tem gente que acredita que um mesmo ERP vai funcionar da mesma forma em uma padaria, posto de gasolina, cabeleireiro, supermercado, pizzaria e uma fábrica. Ou que as empresas de um mesmo ramo trabalham da mesma forma.

Por isso OP, ou você mira em loja de roupas ou mira em mercearias, um ERP em estágio inicial com uma equipe de 1 pessoa não tem como atender minimamente bem esses dois ramos de empresas, são processos e regras de negócio muito diferentes.

1

Achei interessante.
Só penso que uma loja de roupas e uma mercearia são completamente diferentes... um vai precisar de grade de cores e tamanhos enquanto o outro vai ter produtos pesáveis ou fracionados...

Ah, deu um erro quando tentei inserir um produto na venda (não sei adicionar imagem aqui).

1

Obrigado, Helaldo. Obrigado mesmo. Vou deixar a mercearia um pouco mais pro futuro quando tiver mais leads e focar na loja então. A ideia da grade de cores é perfeita e crucial, vou implementar logo.
Quando ao erro, simulei uma venda aqui, e deu certo, mas eu fiz no meu usuário "master", então, fica mais fácil de resolver, vou testar com outro usuário para corrigir.

1
1

Pô, excelente, meu caro! Acho que esse é um lugar com bastante vagas ainda (o de erp), muito pq existem MUITOS no mercado e, nem sempre, bons. Eu trabalho numa empresa que desenvolveu e vende seu próprio sistema, sou suporte e, mds, o sistema tem potencial, mas os donos nao colaboram NADA pra que seja bom. A empresa é totalmente desorganizada, o sistema vive atualizando e os clientes são os beta testers (pq o sistema vive em beta desde a criação, ha mais de 30 anos). A consequência é que vive travando, dando erros, os pedidos de suporte NUNCA param e, como o sistema nao tem absolutamente nada de intuitividade no uso, é super complicado, sem qualquer UX, muitos clientes nao aprendem as coisas.

Eu tenho intenção de criar um sistema, simples, que pegue empresas de pequeno e médio porte. Nao abri pra ver o teu pq nao quero pegar ideias sem querer, mas espero que tu consiga clientes e que leve isso a frente! Dale!

1

Parece estar legal, mas quem for utilizar precisa ter total confiança na plataforma.

Como faço sites e ecommerces, tenho muitos clientes que (pasmem!) em pleno 2025, não tem ou mal utilizam seus ERPs.

Peguei loja de brinquedos agora, por exemplo, que todos os produtos estavam sem categorias, e cada produto com variação, tipo um carrinho que tem disponível em 5 cores, estavam todos cadastrados como produtos individuais e não variável.

Imagina o trabalho dos caras para ajustar e integrar ao ecommerce agora.

Mediante isso, temos muitas dificuldades em relação a isso.
Se eu fosse ter um ERP, com certeza meu foco principal seria fazer acontecer uma integração total com o Woocommerce e outras plataformas de ecommerce também.

Mas principalmente com o woocommerce, que são poucos os que focam nisso.
Integrar a sistemas de emissão de NFe's em todos os estados também é fundamental.

No mais, parabéns! Show de bola o projeto.