Executando verificação de segurança...
Respondendo a [Não disponível] dentro da publicação Para entender um pouco mais sobre BITCOIN!
1

porque ela pode ter perdido valor de mercado pra valer 50 reais passando a valer em torno de 40 reais, mas também pode ter dobrado o valor de mercado em reais valendo então 160 reais corrigindo com certa folga a inflação

É exatamente por isso, que o debate sobre moedas digitais não é muito maduro. Não tem como usar uma moeda que constantemente muda seu valor, que é muito atrelado a pessoas estarem ou não usando/comprando a moeda, como se fosse um esquema de pirâmide MUITAS das vezes.

Por isso, que citei que para usarmos as moedas digitais como uma solução a inflação, temos que ter uma democratização do acesso, para que pudesse ter valores estáveis. Stablecoins nesse caso são muito mais proveitosas de se estudar por causa disso, porque elas sim podem ter uma função concreta de democratizar meios de pagamento e uma maior educação financeira, já que a barreira de entendimento delas é menor.

o grande catalisador é o Estado que de certa forma alimenta conspirações, não vou entrar nessa tangente, se essas pessoas passassem a usar essas tecnologias pra realizar transações em teoria teria um efeito muito similar ao boicote indiano

É um contexto completamente diferente. As pessoas tem essa visão de o Estado, em si, ser o inimigo, quando na verdade, o Estado é algo muito maior do que só políticos no Congresso Nacional, o Estado compõe a população e outras instituições.

Não tem como "boicotar o Estado", porque nós fazemos parte dele.

O problema é nosso dinheiro não volta pra nós, seja sincero, você acha que deu resultado nessas áreas pagar 2,8 trilhões em impostos?

Eu escrevendo aqui, talvez não traga os pontos que possam te fazer ver que nosso dinheiro é sim usado e traz resultados.

Vou resumir alguns dos retornos que temos através do dinheiro do Estado:

  • Samu e SUS (Que é uma instituição que traz resultados em VÁRIAS partes, grande demais para serem explicadas aqui)
  • Escolas e Universidades Públicas (Tudo que abrange ela, desde livros, transporte escolar, mesas, quadros, professores, cadeiras, bolsas de estudo e etc)
  • Open Finance (Que aliás é o que possibilita estarmos falando sobre DeFi, aqui no Brasil)
    • Pix (Que se ninguém percebeu, é descentralizado de Bancos)
  • Editais para investimentos em Empresas
  • Energia Elétrica, Saneamento básico, Infraestrutura de cidades

E sério, tem muita coisa! As pessoas não entendem a imensidão que é o Brasil.

A própria ideia de descentralização de bancos que a galera curte (por Hype, e não por entender de fato), é uma ideia que vem sendo pensada pelo Banco Central a muito tempo, o próprio conceito de Open Finance, é um jeito de criarmos uma maior independência da população a bancos e a possibilidade de novos negócios que visem a melhoria de serviços financeiros aos Brasileiros.

Carregando publicação patrocinada...
Conteúdo excluído
1

As moedas tradicionais são exatamente assim

Moedas como o Real ou Euro, não mudam o seu valor por causa de um Tweet do Elon Musk.

Po, não tem como dizer que são exatamente como moedas digitais, nem de longe, sério.

o governo ou mesmo algum outro centralizador pode despejar bilhões de uma vez só na economia

Isso não necessariamente vai fazer com que uma moeda ganhe ou perca valor e "quebre" uma economia.

Alguns vídeos que falam sobre as moedas aqui no Brasil e talvez traga uma clareza maior sobre o assunto:

não deveriam ser feitas acepções de pessoas tranformando um grupo em vítima e outro em agressor e se fechar naquilo, quando isso acontece se criam bolhas sociais de viés muito forte e ao invés de eliminar o mal se acaba duplicando eles isso cria um mal que se enraiza na sociedade gerando uma luta perpétua entre dois grupos

Por isso que o estudo de sociologia é importante. As bolhas existem independente de as pessoas terem a consciência de que estão em uma condição de opressão. Trazer isso a tona, não piora, na verdade, expõe o problema a debate e a soluções.

Diferente do que muitos pensam, o Racismo e outros problemas, não param de existir se você parar de falar sobre ele.

Estado se propôs a centralizar o combate

Bom...Esse é o papel dele. Uma definição de Estado na Sociologia:

"Estado é uma instituição social que desempenha várias funções para as quais uma delas é ser o principal elemento de coerção de uma sociedade politicamente organizada."

Fonte O conceito de Estado na visão da Sociologia

Outra fonte que fala sobre o estado:

"...entende-se que o Estado nada mais é do que uma sociedade constituída por um grupo de indivíduos organizados, como: os grupos familiares, profissionais, educativos, políticos, religiosos, que buscam objetivos em comum. Esses objetivos podem ser caracterizados por ações realizadas pelas pessoas com finalidades em comum, um exemplo seria o desejo de alcançar metas ou desenvolver-se melhor no trabalho."

Fonte O que é Estado? Entenda a constituição da sociedade política

aí esses serviços são prestados com uma fração da qualidade que deveria e muitos desses são bi tributados

Você sabe que essa "fração da qualidade", é algo que Muitos países não possuem né? Tem pessoas que literalmente morrem diariamente no Estados Unidos por não conseguirem remédios para suas doenças, como diabetes

a menos que se viva em condomínios ou outras zonas afastadas da periferia fica bem nítido que isso definitivamente não chega nem perto da população que mais precisa e quando chega é de péssima qualidade, a maior parte do recurso é consumido muito antes do início de qualquer atividade nessas áreas devido a corrupção

Você realmente acha que é a corrupção que faz com que o dinheiro não chegue a periferia e favelas? Porque como você mesmo falou, isso chega em condomínimos e regiões mais centrais de cidades.

Ou o dinheiro nem chega a ser destinado para periferia e favelas? E se não é destinado, de onde vem esse problema? Adivinha só, dos problemas sociais que iniciei falando no texto de porque o caminho atual de Moedas digitais, não resolvem os problemas de fato do Brasil, que acabamos de escrever sobre nos comentários.