Executando verificação de segurança...
1

A IA na programação está acabando com a programação?

Tenho acompanhado o LinkedIn há algum tempo e, como era de se esperar, vejo muitas publicações de desenvolvedores. O que tem me chamado atenção é a quantidade de posts dizendo que precisamos parar de estudar programação.

Agora o discurso é: esqueçam padrões de projeto, esqueçam boas práticas, o cliente só quer que funcione, a IA faz tudo melhor que você, agora você não precisa ser desenvolvedor, precisa ser arquiteto de prompt.

Me recuso a acreditar que isso seja sério.

Sim, LLMs facilitaram (e muito) o nosso trabalho. Mas aceitar tudo que elas geram sem entender o que está acontecendo, sem senso crítico, e jogar isso em produção, isso é ser profissional? Ignorar código limpo, arquitetura e boas práticas? Não faz sentido.

E nem falo de quem está surfando a onda do “vibecoding” sem nunca ter programado na vida, esses o mercado e o tempo resolvem. O que realmente incomoda é ver esse discurso vindo de profissionais da área, muitas vezes com “sênior” no perfil.

Pra finalizar: nunca parem de estudar. Evoluam constantemente, não terceirizem suas decisões técnicas. Usem a IA como ferramenta e como professor, não como muleta.

Não sejamos burros com iniciativa, sejamos inteligentes com responsabilidade.

Carregando publicação patrocinada...
1

Tenho acompanhado o LinkedIn

Só essa frase já invalida tudo que vem em seguida.

Os posts do Linkedin geralmente se resumem em 2 tipos de pessoas:

  • Quem quer vender algo
  • Quem está desempregado

É um péssimo lugar para conseguir conselhos de carreira, pois as pessoas que estão em uma carreira promissora raramente estão lá!

1

Entendi. Na verdade o que quis dizer é que tenho lido postagens lá, não que eu siga conselhos, etc. O ponto é que isso influencia novatos e juniors, esse pensamento.

4

Sim, porém você já teve uma impressão errada. A pesquisa anual do Stack Overflow mostra que a grande maioria dos desenvolvedores não usa IA. Se a programação estivesse acabando porque todos esses programadores ainda não foram substituídos?