Executando verificação de segurança...
9

PROGRAMAR - A Matemágica Mística de Solucionar Problemas

Programar é mais que escrever código, é de fato resolver problemas, entregar valor, fazer a diferença com o uso da ferramenta linguagem de programação e através do código você irá expressar a solução para a necessidade. Isso é programar... será mesmo?

Tenho pra mim que programar não é só escrever código ou pensar em soluções, mas é lidar com erros o tempo todo e, apesar deles, você não se abater, ao ponto de conseguir contonar determinada situação ou compreender que há limites na sua ferramenta favorita e isso é motivo de buscar em outra ferramenta o suficiente para resolver este problema específico.

Entendo que programar é a arte de encontrar soluções independente da ferramenta, independente do momento, das restrições, das dificuldades, das imposições e dos recursos. É mais que matemática, é MATEMÁGICA! 😊

Ser um bom programador não significa que você é ultra mega super power especialista em uma linguagem de programação específica e conhecer aprofundadamente seu zen, mas significa que o que você sabe te ajudará a enxergar as subsoluções necessárias para chegar na solução completa! (Já ouviu falar de dividir para conquistar?)

Ser substítuido por uma Inteligência Artificial (IA) é o medo de programadores que sabem que são dependentes de linguagens de programação, mas sentem - consciente ou inconscientemente - que o principal deixaram de lado, que é a realidade de lidar com problemas reais, de lidar com pessoas, de pensar como ser humano, que é complexo e em sua complexidade trabalhar todas as soluções possíveis que irá atender da melhor maneira aceitável aquele contexto que resolverá o problema e entregará valor para o usuário.

Mas é justificável - e válido - o medo de pessoas que estão chegando na área de tecnologia agora de que as incertezas da profissão o possam impedir de tomar a melhor decisão para sua carreira, se vai pra frente em ser dev front-end ou ser um designer, enfim, é super compreensível! Mas entenda que se você quer entrar nessa área você terá que tomar decisões o tempo todo e é necessário sempre tomar decisões! E tomar decisões é resolver problemas, mesmo que seja para sua vida, você ainda terá a responsabilidade de resolver este problema... está aí o seu desafio atual, se vale ou não a pena continuar em frente com os estudos de programação.

Minha sugestão pra você que está chegando agora: Resolva este problema, será o primeiro de muitos que você terá que resolver em sua vida e não vai ser eu ou alguém que não entende seu contexto, sua vida, sua personalidade, seu carácter, seus limites, suas dificuldades que poderá opinar se vale a pena ou não continuar trilhando essa linda carreira!

Mas saiba que eu Victor, continuarei seguindo até onde posso, buscando sempre conhecimento, pois conhecimento é poder, para não ficar pra trás, para evoluir em conjunto da evolução e tenho plena ciência de que isso é mais um detalhe da arte mística de resolver problemas!!!

Os modelos de IA que existem hoje não são a nossa principal preocupação pois elas não tomam decisão por pessoas, não entregam valor de qualidade 100% em todos os casos, não resolvem todos os problemas levando em consideração todos os cenários possíveis.

E acredito fielmente que quando todas essas "barreiras" forem resolvidas por alguma IA, existirão outras, que não serão o suficiente para substituir o programador. Você consegue pensar quais seriam elas?

Você sabe resolver problemas? Posso dizer por mim que não, mas estou aprendendo da melhor forma... estou aprendendo a resolver problemas lidando com problemas reais!

E aí entra o papel do erro em nossas vidas: Quem erra tem mais chance de acerta do que aquele que nunca errou, pois não tentou.

Alguém alguma vez disse:

Errar é humano, mas permanecer no erro é tolice.

Errar é importante e isso os programadores iniciantes costumam ignorar... Esquecem que a IA hoje em dia está aprendendo com acertos e erros e com feedbacks, assim está evoluindo.... Mas vejo que as pessoas também estarão evoluindo e aprendendo com seus erros!

Já parou para pensar o quanto de coisa é necessária para sermos um bom profissional de programação hoje em dia? Sinta só este bom exemplo deste comentário de mourinhaz8!

E também já tentou entender o que de fato é o mais importante para todo desenvolvedor/programador? Este artigo do uriel vai ilustrar muito bem meu pensamento sobre isso!. Já respondendo: A simplicidade. E ser simples é resolver problemas complexos de jeito tal que fique simples de explicar para uma pessoa a sua solução, mas além disso, mostrar que o erro foi contornado e resolvido da melhor maneira.

Não acredito que uma IA virá e tomará todos os nossos empregos de uma hora pra outra, mas será consequência de tentativas e erros que passo a passo a humanidade está tomando como base na sua evolução.

De IA a IA, estaremos evoluindo também e os melhores programadores futuramente não serão os conhecedores de uma linguagem específica de programação de forma aprofundada ou os que mais sabem sobre matemática, mas serão os melhores seres humanos que sabem lidar com seres humanos de maneira única e como consequência sabem lidar com as IAs de maneira a ligar as pontas e programar não mais códigos, mas programar ideias para que em conjunto das pessoas e as IAs possa trazerem a melhor solução para os erros que lidamos todos os dias para a realidade!

No final das contas o nosso objetivo é trazer soluções, independente do momento, da época, das circunstâncias e adversidades. E nisso temos a LIBERDADE que a tecnologia nos traz!

Agora, quando a IA parar de ser IA especializada em algo, e passar a ser genérica, resolvendo todas as dificuldades que eu trouxe e as que vocês trouxerem a tona também e com isso também tomar decisões, resolver não só problemas humanos, mas problemas de máquinas, trazendo auto soluções para elas mesmas, aí sim podemos não nos preocuparmos, mas refletir melhor sobre quais serão nossos próximo passos.

Será que algum dia haverá alguém ou alguma coisa capaz de zerar todos os problemas?

Lembrando que tudo isso são percepções minhas que em colaboração de outras pessoas que já pensaram sobre isso me ajudaram a formar minha opinião sobre algo futuro, que pode não ser verdade, pode não ser nossa realidade... no fim tudo isso é apenas especulação com muito da minha opinião.

Mas o que você acha sobre isso?

Referências

Carregando publicação patrocinada...
2

Achei incrível sua publicação, e o maior receio de alguns devs, é a inteligência artificial. Acredito que não há uma possibilidade para as máquinas ocuparem as vagas de devs, pois quando chegar a isso já teremos perdido o controle sobre a máquina... rs

2

Eu concordo com a maioria dos devs que tem este receio, é compreensível e real. Mas não podemos generalizar, delegar nossa compreensão da realidade para outras pessoas e muito menos querer ser constituintes de militâncias desnecessárias... Tudo é evolução e como toda a evolução coisas boas acontecem de um lado e do outro lado não tão bonito acontecerão as coisas ruins. Precisamos ter a consciência que ainda sim será trabalho pra gente resolver, serão problemas que teremos que lidar. Agora, quando tudo isso desaparecer, aí já é outra história. Que estejamos preparados também para essas próximas fases!!!

2

Excelente publicação! Eu acredito que devs tenham de ser flexiveis, as IAs estão chegando como fruto da evolução da tecnologia e do conhecimento agregado ao longo dos anos, o que consequentemente vai nos permitir deixar areas mais banais (as que podem ser automatizadas) para maquinas/IAs e os problemas mais complexos ficarão para pessoas. Mudando completamente o foco do caminho da tecnologia.

É de uma ironia tão grande que o chat GPT irá tirar o emprego das pessoas, quanto foi quando Tim Berners-Lee veio com a internet, e que ela iria tirar o emprego dos outros.

Como diziam meus professores da faculdade: -A área de tecnologia é muito volátil, sempre se atualize!

Sucesso amigo!

1

Muuuito obrigado pelo seu comentário amigo! Concordo plenamente: Temos que ser moderados no quesito IA e entender que tudo que pode nos matar também pode nos salvar... como é o caso do veneno de cobra que a diferença está na dosagem. Muito obrigado pelo complemento mais uma vez!

1

Parabéns pela publicação, acredito realmente que as IA's não sejam completamente a inimiga da coisa mas sim, um auxiliar nas horas precisas, e não como uma vilã que roubara centenas de empregos.

1

Muuito obrigado pelo complento @Amad3eu! Também concordo e espero que consigamos nos adaptar a esta nova realidade sem grandes impactos!!