Executando verificação de segurança...
42

Pitch: FiscalizaJá: Website open source que mostra despesas dos deputados federais, ao fácil acesso.

Fiscaliza Já!

Olá pessoal! Estou escrevendo esse post para falar sobre um projeto Open Source que estou desenvolvendo usando a Api dos Dados Abertos.

Atualmente o projeto está bem "cru". Ainda falta fazer opções para filtrar os deputados e as depesas, é o que está sendo feito atualmente.

Essa é uma versão beta do projeto e eu gostaria que vocês pudessem dar sugestões e dizer aqui o que acharam do projeto ❤.

Quando surgiu a ideia do projeto

Eu tive ideia de desenvolver quando vi esse post do @MrRayzor (tem como marcar pessoas no Tabnews?), achei muito interessante a API dos dados abertos e foi um desafio legal esse projeto!

Site: https://www.fiscalizaja.com
Repositório: https://github.com/Victoreisdavid/FiscalizaJa

Lembrando que eu sou um desenvolvedor iniciante de 17 anos, não espere um código super profissional, mas eu me esforçei ❣.

E claro, fiquem a vontade para dar sugestões e críticas :D

Agora o projeto tem um domínio!

Tudo graças ao @marcosviniciusftd que pagou um domínio para o projeto, muito obrigado!! ❤

3

Caraca primeiramente parabéns pelo projeto!! Eu ando estudante C# para me tornar dev backend, mas ja tive contato com o node e futuramente prentendo contribuir para projetos open-source. Achei esse muito interessante!!

A minha sugestão é em formato de dúvida. Por acaso é possível reduzir a busca a nível de prefeitura, onde as pessoas possam ver os gastos dos vereadores, prefeitos, etc? pode ser uma pergunta boba, é pq não sei o alcance desta API. E como você falou que o projeto estava cru, isso é algo para se pensar futuramente.

Espero contribuir em forma de código no futuro para este projeto, mas se voce quiser posso contribuir com a compra do domínio, eu sei que no Registro Br um dominio é 40 reais e posso contribuir somente desta forma agora. Se tiver interesse envie seu pix no meu instagram

1

Opa Marcos! Obrigado pelo apoio!! ❤️.

Eu procurei nos endpoints da API se era possível também ter informações sobre outros políticos, mas parece que é possível apenas despesas dos deputados.

Eu vou procurar se há outras plataformas do próprio governo, como os dados abertos que fornece dados sobre outros políticos também!

E sobre o domínio, muito obrigado pelo apoio ❤️.
É de grande ajuda isso e vou fazer uma página de agradecimentos para pessoas que contribuiram, você é o primeiro! ❤️

Meu instagram tem a mesma foto do meu github, você vai reconhecer fácil.

1
2

Cara, ideia bacana, mas não acredito que valha a pena fazer isso em nosso pais.

Me lembra o que ocorreu com o BrasiliApp, onde o criador recebu ameaças a ele e familia muito pesadas, tanto que abandonou o projeto.

Tem muito dinheiro em jogo e no Brasil se mata por muito pouco. Tome muito cuidado.

Há batalhas também melhores quanto e mais seguras. Vá com estratégia que pode também ajudar que o mundo fique melhor, sem acabar morrendo por isso.

Voce é jovem, pode achar que não pode acontecer nada, que irá se proteger. Todavia cara, tem gente ai com mais experiecia e idade que mesmo assim, as vezes deixa passar algo.

É um projeto necessário ? Sem duvidas. Todavia nunca fazendo isso de forma amadora, apenas com boas intenções.

É dificil obter 100% de anonimato.

E sobre as ameaças, o pessoal pode ser profissional ao ponto de não só te ameaçar, mas tambem a sua familia. Imagina o clima de desespero que vai rolar ai na sua casa depois disso.

Pensa bem, de preferencia junto a quem esta no projeto e quem mora com voce, se vale mesmo a pena.

Adoraria poder te incentivar que continue, como outros por aqui. Estamos fora disso e se der ruim para você, nada a nós será afetado. Apenas tristeza é claro. Assim, incentivo que não continue, ao menos, até ter todas as garantias de que não será um alvo no futuro.

1

Opa! Muito bacana esse projeto em Victor! Parabéns pela iniciativa e a atitude!
Eu sei que você não pediu, e ideia é fácil de dar, mas fica como sugestão (talvez você já tenha mapeado isso no roadmap) colocar um totalizador por empresa (cnpjCpfFornecedor) que pode ajudar a achar algum padrão.

Siga firme!

1

Opa! Muito obrigado pela sugestão! É uma das coisas que estou desenvolvendo sim, opções para filtrar os resultados.

Obrigado pelo apoio e sinta-se livre para dar mais sugestões ❤️

1
1
1

Bom dia Daniel!

Esse caso foi o do Brasiliapp, era um aplicativo incrível, é uma pena que em um país como nosso, projetos assim não devem ter informações sobre quem o desenvolveu, é um risco.

Farei o possível para manter informações minhas seguras, eu já não uso muito redes sociais, então nessa parte estou tranquilo.

Caso tenha uma sugestão para o projeto, sinta-se livre para dizer! ❤

1
1

Bom dia Thlima!

Eu uso poucos as redes sociais (no máximo instagram, e raramente posto algo)! Farei o possível para manter informações minhas seguras, por isso não coloquei nomes no site.

Algo que estou em dúvida é sobre a página dos contribuidores, se coloco no site ou no repositório, pois no site, tenho receio em pôr a segurança deles em risco...

Obrigado pela preocupação e apoio! Se tiver alguma sugestão, sinta-se livre para dizer! ❤️

1

Poxa, muito bacana.
Mas, como alguns aqui já fizeram, sugiro fortemente que não mantenha informações que levem a você. E se possível se ausente de redes sociais. Tinha um projeto similar ao teu em que o desenvolvedor acabou sendo perseguido e ameaçado. Temendo por sua vida ele abandonou o projeto.

1

Bom dia Frederico!

Realmente é perigoso um projeto como esse em nosso país, o caso do Brasiliapp é um exemplo.

Farei o possível para não deixar informações minhas no site, inclusive o domínio (que foi pago pelo @marcosviniciusftd ❤️) eu ativei a proteção de privacidade WHOIS para que não fique exposto meu CPF na consulta dele.

É algo que penso também sobre a página de contribuidores, estou em dúvida se deixo os nomes no site ou no repositório, pois pode ser um risco também para a segurança deles...

Sobre redes sociais, não as uso muito, tenho no máximo instagram e raramente uso.

Obrigado pela preocupação e apoio! Se tiver alguma sugestão, fique a vontade para dizer! ❤️

1

Fico super feliz quando vejo projetos assim. Parabéns por essa contribuição!

Tenho algumas ideias para contribuir:

  • Selecionar parlamentares que quero acompanhar. Talvez receber suas informações por e-mail uma vez ao mês/semana.
  • Selecionar deputados para comparativo (estilo comparativo de placa de vídeo, processador, etc.). Ex: deputado Y gastou 39% a mais que deputado X.
  • Destacar deputados que mais gastam por determinada categoria. Não sei se a API fornece uma categoria de gastos, mas seria por exemplo destacar deputados que gastam mais com aluguel de escritório, etc.
1

Bom dia Meg!

Muito obrigado pelas sugestões!!

  • É uma ideia muito interessante poder acompanhar parlamentares e receber suas informações por email, vou estudar melhor sobre isso, já fiz envio de emails com nodejs, então não será difícil!
  • Caraca! Achei genial essa ideia de poder comparar deputados no estilo dos sites de benchmark, com certeza eu vou fazer.
  • A API fornece dados para alguns tipos de gastos específicos, não sei se é possível filtrar por despesas para aluguel de escritório, se não me falha memória já vi algo parecido com aluguel no tipo de algumas despesas. Vou dar uma olhada melhor na API dos Dados Abertos, tem bastante informação por lá!

Novamente, obrigado pelas sugestões Meg! Gostei muito das suas ideias ❤️

1
1
1

Muito respeito por este projeto, pela idéai que ele trás.
Com certeza isso pode te abrir muitas portas e vai ajudar muita gente, parabéns!

1
1

Muito bom esse projeto, lembra um que tentaram fazer para municipios para analisar os gastos das prefeituras, parece que o maior problema que chegaram a discutir foi sobre como conseguiriam analisar uma pequena parte dos dados, pois em algumas prefeituras ainda usavam papel e teria que ir nas prefeituras e solicitar esses documentos e nem todas usam o mesmo modelo.

Seria legal ter alguma forma de fazer comparações entre um dep. específico com o total num determinado período e verficar se esses gastos são realmente em função do cargo.

1

Cara linda sua atitude serio linda mesmo !
Isso demonstra como ter xp sem trabalhar e como montar algo de coração sem pensar em criar o proximo facebook . Parabéns .

Só toma cuidado pois me lembro de ter visto um relato aqui sobre o quão perigoso é ter algo voltado pra pulitica . Ainda mais quando você de forma clara mostra oque a galera ta fazendo kkkk os cara vai fica bravo se essa moda pegar kkkk

Então tenta fazer isso no maior anonimato possivel .

Cria as coisas fake e estuda mais sobre segurança pra não dar brecha para pessoas má intencionadas .

Mas mesmo assim continue meu amigo são pessoas assim que mudam o mundo ! Parabéns . Algo simples e extremamente necessario nos dias de hoje .

1

Maravilhoso! Talvez futuramente colocar gráficos sobre o que gastam tanto, o tipo de gastos que eles têm, gráficos de quando gastam mais etc esses dados devem ajudar a revelar vários padrões dos gastos dos políticos.

Outra coisa que quase não se fala é o quanto os políticos têm privilêgios previdenciários, de reembolsos, plano de saúde que vai até netos e outras boiadas, algo que deveria também ser mais divulgado e lembrado.

1

Uma funcionalidade interessante para o sistema pode ser a de possuir os dados descentralizados, de forma que os dados sigam existindo independente do servidor estar rodando ou não.

Semelhante ao torrent, por exemplo, onde cada cliente também é servidor.

Um exemplo bem legal de banco de dados descentralizado é o Gun.JS https://gun.eco/.

Em meu repositório https://github.com/rodrigogmartins/chatgun eu crio de forma simplificada um webchat descentralizado quase sem back-end.

A fins de estudo, se alguém tiver alguma experiência com esse tipo de sistema, adoraria saber um pouco mais.

Por se tratar de algo relacionado ao governo, talvez seja uma boa ideia verificar o que pode ou não ser feito de acordo com a lei antes de implementar novas funcionalidades.

Entendo que é ruim tentar discutir as regras do jogo quando se está contra o dono da bola, por isso eu tenderia a, ao menos, adotar certa prudência ou respaldo.

1