E se codássemos um tracker de contrato de troca do CS2, juntos?
Antes que muitos me julguem...
Não sou contra nenhum tipo de curso específico ou necessário. Inclusive, faço faculdade e busco cursos e materiais online — tanto pagos quanto gratuitos — para estudar e aprimorar meus conhecimentos. No entanto, um problema pertinente na maioria desses materiais é que há uma grande possibilidade de eles evoluírem e serem aperfeiçoados ao pivotar a metodologia.
Muitos desses cursos utilizam metodologias e comportamentos semelhantes, o que faz com que o ensino fique engessado em uma mesma abordagem. Isso impossibilita que o estudante tenha novas visões e pense em novas formas de aprender as tecnologias e os conhecimentos que deseja. Normalmente, a maioria desses cursos segue a seguinte estrutura:
E muitos de vocês podem pensar: "Ué, e cadê o problema?". É justamente nessa fala que ele se apresenta. Por ser uma necessidade e um fundamento tão básico, ele não é visto como algo que deve ser pontuado e lembrado e, por isso, muitas vezes passa despercebido pelos "olhos desatentos". Esse ponto se manifesta nas seguintes etapas do processo acima:
- Ideação
- Motivação
- Prototipação
- Planejamento
Ou seja, o maior problema desses cursos é justamente a razão pela qual aqueles projetos são desenvolvidos e qual o problema que nos motiva a tentar solucioná-lo. Não à toa, o que mais vemos em programadores iniciantes – e até mesmo em alguns mais experientes, mas que têm preguiça de pensar "fora da caixinha" – é que eles ficam apegados aos mesmos projetos e ideias com os quais sempre estiveram habituados. Dessa forma, não tentam explorar novos caminhos nem se aprofundar nos conhecimentos adjacentes.
Uma oferta que você não pode recusar
Com isso, pensei num problema hipotético que se assemelha à realidade e imaginei um software capaz de solucioná-lo. Mesmo que fosse um "projeto estúpido", ele resolveria uma necessidade real minha e de outras pessoas (afinal, não creio que alguém mais use agenda telefônica dentro do navegador, se é que já usou na vida).
Dentro do Mercado de Counter-Strike, só existem quatro maneiras de ganhar dinheiro:
- Roubando os outros
- Sendo influencer
- Sendo jogador profissional
- Contrato de troca
E como não quero ir preso tão cedo, e Deus não me privilegiou com uma estética ou habilidade abençoada, pensei em desenvolver uma plataforma para rastrear meus contratos de troca. Assim, conseguiria, de forma matemática, visualizar as estatísticas de lucro e perda de cada contrato e, a partir disso, identificar quais são os contratos de troca mais rentáveis e lucrativos de todos. O objetivo é, com base neles, conseguir gerar um lucro e ganhar dinheiro de forma consistente, com a possibilidade da geração de relatórios e até mesmo de possíveis feedbacks.
Um olhar de fora do mercado...
Com isso, pretendo desenvolver esse projeto não em um modelo de pair programming, mas em um modelo de pair-learning. Aqui mesmo, dentro do TabNews, vou documentar todos os aprendizados que obtiver, sejam eles aplicados diretamente ou não no projeto. Juntos, poderíamos aprender e desenvolver esse projeto, desde o absoluto zero, até além do deploy, em vias de fato, usando-o e obtendo lucro!
Bom, deixo os seus upvotes e downvotes em conjunto com os comentários decidirem se vocês acham uma boa ideia e se devo dar prosseguimento, ou esquecer isso e andar com meus TabCoins de volta para a Dust 2...