Executando verificação de segurança...
2

Sua resposta abriu minha mente pra um cenário que eu considerava inimaginável. Hoje em dia atuo em Belo Horizonte e já cogitei buscar um mestrado na UFMG, mas essa ideia tinha ficado no passado desde que entrei no mercado de trabalho. Vou estudar mais essa possibilidade e me atentar aos processos seletivos. Muito obrigado!

Carregando publicação patrocinada...
4

Massa, cara! Se você já está em BH, você está com a faca e o queijo na mão.

Não vou mentir: conciliar o trabalho com uma pós stricto sensu l é hard pra caralho. Demanda sacrifícios reais, mas é totalmente possível.

E a dica de ouro para não esperar o próximo edital sentado é a disciplina isolada (ou "aluno especial").

Não precisa de processo seletivo imediato; basta se inscrever na disciplina e, se aprovado pelo professor, você já começa a cursar neste semestre. É a melhor forma de testar as águas sem o compromisso total de cara.

O segredo "sujo": A maioria dos professores têm um certo "preconceito" com alunos que não estão em dedicação exclusiva, mas existe um grupo crescente que está sedento por parcerias com a indústria.

Leve suas dores do trabalho para a academia. Chegue para o professor com um problema real de escala, concorrência ou arquitetura que você vive no dia a dia e mostre que quer usar o rigor acadêmico para resolver aquilo.

Descubra quem são os professores que têm essa pegada mais "mão na massa" e se matricule na disciplina deles.

O processo seletivo muitas vezes tem cartas marcadas, e a disciplina isolada (aluno especial) é o seu passaporte para isso.

Se você não tem um currículo acadêmico impecável de iniciação científica e publicações, o único jeito real de entrar é sendo aluno especial. É durante esse tempo que você faz o networking com seu futuro orientador. Você mostra serviço na aula dele, prova que é bom e que tem um problema real da indústria para resolver. Quando o edital oficial sair, ele já te conhece, já sabe que você entrega e, na prática, a sua vaga já está garantida porque ele vai querer te orientar.

Um abraço e bons estudos!

1