Executando verificação de segurança...
1

CURSO TÉCNICO - VALE A PENA? [ATUALIZAÇÃO]

Bom, dando uma leve introdução a pergunta no título do meu post:

A meses atrás eu questionei em um post, sobre o quanto um curso técnico poderia me agregar como dev, pois havia acabado de conseguir uma bolsa no SENAC, o curso que estou cursando se chama Técnico em informática para a Internet, basicamente é uma base de programação Web, nele segundo o currículo, teremos os seguintes temas abordados

  • HTML e CSS
  • React
  • Next.js
  • Javascript
  • Banco de dados
  • Lógica de programação
  • Desenvolvimento de sistemas Mobile

E por aí vai...

Estou falando por cima, até por que a própria grade do curso do SENAC, não específica muito as informações. No geral os professores que passam exatamente o que vamos aprender, ou seja, o curso é vendido de forma para "leigos" (como eu), entenderem o que serão capazes de fazer.

Uma breve descrição do que temos feito, e o que eu acho:

O Início do curso foi de forma bem "espalhada":

Aprendemos um pouco sobre bancos de imagem e recomendações de alguns

Utilizar o Photoshop (apenas o mínimo para se editar e cortar imagens)

Após isso entramos no HTML, e lá vem um dos pontos que me deixou receoso: A partir dessa parte, o ensino ficou "raso"

Quando chegamos no HTML, fomos apresentados a propriedades e tags dentro do HTML, porém de forma BEM rasa, até rápido demais eu diria. Passadas algumas aulas nisso, nós começamos a copiar projetos, ou seguindo a professora com explicação do por que fazer cada qual, pra que aquela tag servia e etc. Ou apenas copiando um projeto e fazendo alguma alteração solicitada .

Um exemplo:

Fizemos uma página básica de login com um botão, local para email, senha, a caixa centralizada na tela. (Algo que somente copiando para fazermos, já que a turma começou recente), após isso nossa tarefa era apenas, trocar a imagem de fundo. Coisa simples.

Mas deixando claro existem alguns pontos ótimos lá ! Isso sem dúvidas!

Nos ensinam a TRABALHAR como um dev

Nada é totalmente entregue de bandeja, afinal o SENAC foca no "mal feito, do que o perfeito" ou seja ? Apenas faça, comece, pesquise, procure !

Outro ponto interessante, nós fomos ensinados a fazer o LEVANTAMENTO DE REQUISITOS, aprendemos sobre a diferença deles e como pensar para questionar aos clientes.

Essa é uma aula extremamente útil, e além disso, a dinâmica nesse dia era questionar professor como um cliente para descobrimos o que iríamos precisar fazer

Projeto Integrador

O SENAC, trabalha com projetos feitos ao longo das UC's (Unidades Curriculares), cada projeto aprofunda os conhecimentos das UC's, portanto eles são feitos PARALELAMENTE as aulas, as vezes dedicando algumas exclusivamente para o Projeto.

A proposta do meu projeto

Esses projetos são feito em grupos, então o norte que tomamos foi: Busque uma empresa no seu bairro que não tenha um site, e veja se aceitaria um projeto feito pelo SENAC.

Cada aluno precisou ir atrás de uma empresa, podendo ser LITERALMENTE qualquer nicho, contanto que fosse uma instituição/pessoa ou empresa VERDADEIRA, no caso do meu grupo a esposa de um dos integrantes vendia bolos de pote, e pensamos em "profissionalizar" esse trabalho.

Figma

Aqui nós fomos auxiliados para aprender melhor sobre como organizar de maneira profissional um trabalho no figma

  • Como organizar
  • O que apresentar
  • Ferramentas úteis para o design
  • E como trazer animações e interações para o design

Aprendemos tudo isso enquanto começávamos a esboçar nosso projeto

No momento estamos de férias com os layouts feitos de como as páginas serão, e nossa tarefa agora é desenvolver essas páginas, no mínimo cada integrante tem que trazer 1 tela solicitada, e logo mais retornaremos as aulas.

Concluíndo...

Nunca fui bom de escrita, e por isso adoro treinar aqui 😅.

Mas tentei passar um pouco, BEM RESUMIDO, do que tenho vivido, queria deixar registrado aqui, se você ainda não é dev e tinha dúvidas sobre a idéia de fazer um curso técnico, falando por mim, eu recomendo!

Existem também outras experiências que não contei, como a visita a empresa criadora dos códigos de barra no Brasil (GS1), totalmente de graça e foi uma ótimo !

Por fim, um ponto que queria compartilhar de verdade, sou um aluno bolsista e não pago nada pelo curso, porém foi até simples demais como consegui isso, se você tem interesse procure, em questão de dias, sem prova e sem burocracia, você consegue uma vaga, se tiver dúvidas ou quiserem compartilhar algo estarei respondendo.

No mais, agradeço a atenção!

Carregando publicação patrocinada...
1

CURSO TÉCNICO - VALE A PENA?

Você tem algo que vale mais no seu currículo?

Uma graduação ou experiência prévia?

Se tem algo que vale mais o curso é descartavel.

Se não tem nada pra mostrar o curso é muito melhor que nada!

1

Conselho de um cara que era defensor do conhecimento autodidata e hater de faculdades: FAÇA CURSOS TÉCNICOS, GRADUAÇÃO E PÓS o máximo que conseguir.

Em sala de aula, você conquista um network muito válido, e o papel ainda importa para varias empresas, além de te ajudar muito para concorrer a concursos públicos, caso optar.

Então faça esse curso, e jamais pare de estudar e melhorar habilidades.

1

Do meu ponto de vista, cursos são bons apenas pelo o networking. Até faculdade, dependendo da faculdade que estamos falando. Tudo que você falou ai, da parte técnica, é possível aprender sozinho, e talvez, até mais rápido e melhor...

Como você não tá pagando nada por isso, só aproveite. Faça o máximo de networking possível. No entanto, isso está longe de ser o suficiente para se posicionar no mercado. Pelo o que você descreveu, parece mais um curso de Front-end, mas que tenta encaixar um pouco de banco de dados e desenvolvimento mobile. Este nicho esta altamente competitivo por motivos claros.

1

Bom, a descrição está bem rasa, e sim eu entendo isso PERFEITAMENTE, mas a parte do networking a própria biblioteca de livros que o SENAC disponibiliza, tudo e um ponto forte. Não totalmente pelo conhecimento mas sim pelas pessoas que é possível conhecer