Executando verificação de segurança...
9

Famosa crise dos 30

Meu amigos (as). Boa noite!

Gente, infelizmente eu tô na crise dos 30. Infelizmente, não tenho um propósito real com a area que atuo neste momento. Em 2008 fiz um curso chamado processamento de dados, no liceu em Itaquaquecetuba. La aprendi a fazer um "site" em HTML pelo bloco de notas. Foi la que tive meu primeiro contato com a programação. Fui bem (nao fui o melhor), mas consegue desenrolar, porem a vida me levou para outros caminhos. Entretanto, hoje me encontro sem um propósito, pois sou desenhista projetista, e não consigo achar um propósito que me ligue a minha fé (sou cristão)com o meu trabalho.

Foi ai que pensei na programação de novo, e juro galera, nao quero dinheiro, eu quero me reencontrar profissionalmente e conectar o meu propósito com trabalho. Sei que é difícil é tal, mas gostaria de ajuda para me explicarem se realmente é possível e também criar coisas boas que ligam a minha fé com projetos e afns.

Carregando publicação patrocinada...
6

Meus 2 cents,

Vamos comecar com o 'hors concours' do TABNEWS - FAQ DO PROGRAMADOR PERDIDAO (mas acredito que da para encaixar no teu caso tambem):

https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao

Dito isso: trabalho nem sempre eh realizacao - mas nada impede que obtemos dignidade atraves dele: cumprir uma tarefa, contribuir com a equipe, pagas as contas, manter nosso dia-a-dia.

Tambem nao esta escrito em nenhum lugar que voce nao possa buscar a realizacao em outros locais apos o expediente: depende de voce encontrar algo que te motive.

Quanto a fe, uns diriam que nossos talentos/habilidades sao uma manifestacao divina regulada (e as vezes limitada) pelo ego - que liberta-se do ego eh o caminho da restauracao com o divino.

O Budismo, p.ex., nao fala em "dons divinos" no sentido teista, ele reconhece que todos os seres tem a natureza budica - uma especie de potencial inerente aa sabedoria, aa compaixao e aa iluminacao. Quando o ego eh purificado (ou silenciado), essa natureza se manifesta naturalmente, e o que chamamos de "talento" pode ser entendido como a expressao dessa clareza interior.

Enfim, sao formas de olhar sobre o assunto.

Espero que voce encontre o caminho que busca.

Saude e Sucesso !

1

Olha, se vc quer msm ter um propósito na vida, eu acho q vc está fazendo da maneira errada. Eu não acho q vc vai encontrar um propósito se vc está trabalhando com isso ou aquilo, afinal trabalho é pra ganhar dinheiro pra botar alimento na mesa.

Se vc quer msm ser "útil", existem mtas outras formas q a própria religião ensina. Uma delas é ajudar o próximo. Tenho certeza q esse é a melhor forma de vc encontrar um motivo pra vc fazer o q vc faz.

Portanto assim, o q recomendo é, não fique pensando se a computação tem utilidade, pq vc não vai chegar em lugar nenhum com isso. Nossa função é usar a tecnologia para ajudar as pessoas a resolverem o problema dela. Então simplesmente foque em quem ajudar usando a programação, pois esse é será seu objetivo.

Se qer msm ir pro lado religioso, meu, vai na igreja e veja as dores q o padre tem. Veja q tipo de software vc pode fazer para ajudar ele. Ninguém aqui é capaz de falar o q vc deve fazer, vc q precisa ir buscar solucionar a vida de alguém, por isso vai onde os problemas estão. Ah, outra ideia é vc criar softwares para ONGs, imagino q tenha ONGs religiosas, pode ser páginas de divulgação, pode ser app, pode ser qqr coisa, mas vc precisa ir lá e descobrir o q vc pode fazer.

Se vc ficar ai sentado na frente do pc esperando q alguém de a resposta... meu, vc está fazendo mto errado para encontrar seu propósito relacionado com a religião.

Bom, espero ter ajudado pelo menos de alguma forma a vc partir para um ponto do q fazer, afinal propósito cada um q cria pra si msm.

1

Cara, antes de mais nada te recomendo a leitura do livro do Timothy Keller, "Como integrar fé e trabalho".

É importantíssimo a busca de propósito, mas muitas vezes essa falta de propósito que você mencionou está associada á falta de entendimento do cristão quanto a vida ordinária. Não que não seja nobre a busca por propósito, muito pelo contrário e é por isso que te recomendo essa leitura.

Para além dessa leitura também tem um livro Herdeiros do Reino de Josanan Alves que é praticamente uma coletânea de sermões, enfim, alguns capítulos retratam sobre o que é ser um servo ordinário. Interessante perspectiva.

Por fim amigo, não sei se o seu caso é necessário trocar de profissão. Por meio do voluntariado podemos atuar em várias coisas. Eu sou desenvolvedor, mas apenas dou testemunho da fé no trabalho e não uso diretamente meu trabalho para pregar o evangelho. Mas, no meu tempo livre, faço classes bíblicas abertas para comunidade, visito pessoas, dou estudos bíblicos, e participo de projetos sociais (E isso preenche meu senso de propósito, não o meu trabalho).

Espero ter te ajudado de alguma forma. Se você sente o Espirito Santo lhe chamar para alguma obra em específico, vá. Mas se há dúvida em seu coração, medite nessas literaturas.

Valeu!

1

Olá, amigo.
Também sou cristão e acho que o problema de tentar achar um propósito "maior" das 9 as 5 é que, normalmente, estamos trabalhando pra CNPJs (seja como CLT ou PJ) que visam apenas o lucro, em detrimento a tudo e todos. É dificil encaixar um propósito cristão (ou de qualquer outra religião) nesse pipeline.

Tem um post que está na primeira pagina do tabnews no momento em que eu escrevo, que é de um colega nosso que fez um SaaS para gestao de igrejas. Trabalhar nessa vertente, de resolver problemas "corporativos" de igrejas pode ser uma saída. Eu mesmo vejo como muita coisa na minha igreja ainda é feita como ha 30 anos atrás, e como a modernidade de ferramentas evitaria muitas dores de cabeça. Mas, aqui também podemos cair na tentação de abandonar o sentido original do serviço e começar a almejar somente o lucro, porque é assim que o mundo funciona.

Eu acho que encontrar o nosso propósito de vida para além das 9 as 17 acaba sendo muito melhor. Seja esse propósito coisas simples como se manter saudável ou se fazer presente junto a sua família, seja coisas maiores como alguns colegas aqui dos comentários já relataram.

No fim, as 8 horas diarias que voce vende para uma empresa são da empresa. Nao tem como em vender essas horas e ao mesmo tempo querer fazer alguma coisa "pro meu benefício" com elas.

Agora, talvez você seja aquela pessoa que está tao afogada no dia a dia, vendo o seu "9 as 17" sendo transformado em um "7 as 19" por causa de whatsapp do chefe, hora extra e outros incêndios corporativos, que anda faltando tempo até mesmo para existir no periodo em que se está fora do trabalho. Infelizmente essa é a realidade da maioria dos brasileiros (ou dos cidadãos do mundo). Aí realmente, caso voce tenha essa possibilidade, cabe pensar em mudar de profissão ou tentar algum trabalho que te remunere sem sugar a sua vida em troca. Não é das coisas mais fáceis, mas é um caminho.

Finalizando, como cristão eu creio que se você tem uma boa intenção no coração, Deus há da fazer acontecer os meios para que essa intenção vire algo concreto. Hoje tem muita gente se dizendo "religiosa", "do bem", "de bem", mas são poucos os que realmente estão dispostos a fazer algo de bom para o outro. Então, parabéns pela intenção e que Deus te abençoe!