Qualquer um que tem o mínimo de noção sabe que o carro 100% elétrico é um desastre ecológico em toda sua cadeia produtiva, que vai beneficiar apenas alguns players da industria de mineração. E o pior é que em toda cadeia de produção se usa maquinario pesado a diesel, e no transporte marítimo dos carros usa-se óleo bunker que é ainda mais poluente que o diesel.
Meus 2 cents,
A afirmação de que veículos 100% elétricos constituem um “desastre ecológico” em toda a sua cadeia produtiva é um tanto exagerada quando analisada à luz das evidências disponíveis. Embora seja correto afirmar que a produção de baterias envolve impactos ambientais relevantes, como a mineração de lítio, níquel e cobalto, a literatura especializada demonstra que, ao longo do ciclo de vida, veículos elétricos apresentam uma redução significativa das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em comparação com veículos a combustão interna (ICE – Internal Combustion Engine).
- Emissões ao longo do ciclo de vida
De acordo com o relatório da International Energy Agency (IEA, 2022), um veículo elétrico emite, em média, 50% a 70% menos GEE ao longo de sua vida útil do que um veículo equivalente movido a gasolina ou diesel, mesmo considerando a pegada de carbono da produção de baterias. Essa vantagem tende a aumentar à medida que a matriz elétrica global se torna mais renovável.
- Mineração e cadeia produtiva
É verdade que a mineração de minerais críticos gera impactos ambientais e sociais. Contudo, a Agência Internacional de Energia (IEA, 2021) destaca que esses impactos podem ser mitigados com avanços tecnológicos, maior eficiência de extração, reaproveitamento de materiais e expansão da reciclagem de baterias. Além disso, a dependência de extração mineral não é exclusiva dos elétricos: a indústria de combustíveis fósseis também depende fortemente da mineração, perfuração e transporte de recursos não renováveis, gerando danos ambientais contínuos (IPCC, 2022).
- Uso de combustíveis fósseis no transporte e na produção
De fato, maquinário pesado e transporte marítimo ainda utilizam combustíveis fósseis altamente poluentes, como o óleo bunker. No entanto, a Organização Marítima Internacional (IMO, 2023) estabeleceu metas de neutralidade de carbono até 2050, impulsionando o uso de combustíveis alternativos (metanol verde, hidrogênio e eletrificação parcial). Em paralelo, fabricantes de equipamentos de mineração já desenvolvem caminhões e escavadeiras elétricas ou híbridas (McKinsey, 2021), sinalizando uma tendência de descarbonização progressiva da cadeia.
- Benefícios adicionais
Além da redução de emissões globais, veículos elétricos contribuem para a melhoria da qualidade do ar urbano, reduzindo poluentes como NOx, CO e material particulado, que estão associados a doenças respiratórias e cardiovasculares (WHO, 2021). Esses benefícios não são marginais: segundo a Agência Europeia de Meio Ambiente (EEA, 2022), a poluição atmosférica causada por veículos a combustão resulta em centenas de milhares de mortes prematuras anuais na Europa.
Conclusão
Embora seja incorreto negar os desafios ambientais da produção de veículos elétricos, classificá-los como um “desastre ecológico” é uma simplificação que ignora as evidências empíricas. O consenso científico aponta que a eletrificação do transporte, associada à expansão das energias renováveis, constitui uma das estratégias centrais de mitigação climática no século XXI (IPCC, 2022).
📚 Referências
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International Energy Agency (IEA). Global EV Outlook 2022. Paris: IEA, 2022.
https://www.iea.org/reports/global-ev-outlook-2022 -
International Energy Agency (IEA). The Role of Critical Minerals in Clean Energy Transitions. Paris: IEA, 2021.
https://www.iea.org/reports/the-role-of-critical-minerals-in-clean-energy-transitions -
Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). Climate Change 2022: Mitigation of Climate Change. Cambridge: Cambridge University Press, 2022.
https://www.cambridge.org/core/books/climate-change-2022-mitigation-of-climate-change/2929481A59B59C57C743A79420A2F9FF -
International Maritime Organization (IMO). 2023 IMO GHG Strategy. Londres: IMO, 2023.
https://wwwcdn.imo.org/localresources/en/OurWork/Environment/Documents/annex/MEPC%2080/Annex%2015.pdf -
McKinsey & Company. The Future of Mining: Electrification and Decarbonization, 2021.
https://www.iisd.org/publications/report/igf-decarbonization-mining-sector -
World Health Organization (WHO). Air Pollution and Health, 2021.
https://www.ssph-journal.org/journals/international-journal-of-public-health/articles/10.3389/ijph.2021.1604465/full -
European Environment Agency (EEA). Air Quality in Europe — 2022 Report. Luxemburgo: EEA, 2022.
https://www.eea.europa.eu/en/analysis/publications/air-quality-in-europe-2022