Aconteceu o que eu mais temia
Semana passada, passei pelo meu primeiro live coding. Não avancei nem do primeiro problema, um ridiculamente simples: dada uma string, dizer se ela possui caracteres únicos ou não.
Na minha cabeça, a lógica era clara: criar uma lista com cada caractere, ordená-la, percorrê-la para localizar elementos iguais e retornar true ou false. Talvez não fosse a maneira mais eficiente, mas pensei dessa forma.
Contudo, na hora de transformar isso em código, não soube o que escrever. Mesmo com as dicas de quem estava me avaliando (que, por sinal, eram muito gente boa), não saí do lugar. Escrevi um for, printei a minha lista, mas o tempo acabou e não concluí nada.
Nem parecia que eu tinha cursado as disciplinas de Algoritmos e Estrutura de Dados, ou mesmo Programação 1. Senti-me patético, como um impostor tentando enganar alguém.
Ontem mesmo, comecei a resolver alguns problemas no Beecrowd (antigo URI); consegui fazer cerca de 30 exercícios de iniciante tranquilamente. Mas, quando passei para o LeetCode, travei ainda mais. Até a questão mais simples lá parece extremamente complexa.
Vou pausar minhas candidaturas ao menos por este mês; o que aconteceu não pode se repetir.