Executando verificação de segurança...
5

Não caia na armadilha de só olhar quem chegou ao topo

É fácil se inspirar em histórias incríveis de pessoas que deram certo.

Afinal, elas estão em todos os lugares: livros, podcasts, palestras... Mas será que olhar apenas para quem venceu não cria uma imagem distorcida da realidade?

Isso acontece por causa do viés do sobrevivente, um erro comum em que focamos só nos casos de sucesso e ignoramos aqueles que tentaram o mesmo caminho, mas não conseguiram.

O resultado? A gente acredita que replicar exatamente a mesma receita vai levar inevitavelmente ao sucesso.
Esse viés faz com que histórias inspiradoras pareçam caminhos certos, enquanto milhares de casos de fracasso são esquecidos. Não porque não existiram, mas porque não foram contados.

Se você só olhar para quem chegou no topo, pode acabar ignorando riscos importantes e tomar decisões baseadas em exemplos que são exceção, não regra.

Se quiser saber mais sobre o viés do sobrevivente, recomendo esse link que explica bem detalhado e com exemplos reais:
Survivorship Bias – The Decision Lab

Pense além do óbvio.

Carregando publicação patrocinada...
3
0
Conteúdo excluído
2

Patrão, acredito que ele não quis dizer isso. No título, a expressão "[...] só olhar quem chegou ao topo [...]" indica que se está apenas considerando os casos de sucesso, ignorando os fracassos. É como se uma empresa tentasse copiar o modelo de negócio do Uber sem análise crítica, desconsiderando os inúmeros exemplos de falhas nesse tipo de imitação. Como diz o ditado: "Uma pessoa inteligente aprende com os próprios erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros."