Executando verificação de segurança...
3

O que acontece se a IA faz o trabalho de 125 pessoas em 6,94% do tempo e por 5,44% do custo? 🤖

O que acontece se a IA faz o trabalho de 125 pessoas em 6,94% do tempo e por 5,44% do custo?

Assim como em milhares de iniciativas em empresas mundo a fora, eu estou envolvido em um projeto que tem como objetivo: a otimização do esforço humano em um determinado tipo de atividade. 🤖

Eu fiz o projeto de arquitetura deste trabalho e faz parte do meu trabalho pensar algumas jogadas à frente, então na minha cabeça isso fica se repetindo: 🧠

🔹O que acontece se...
🔹O que acontece se...
🔹O que acontece se...

Nesse ritmo, às vezes eu gosto de ir mais longe do que preciso, só pra explorar as ideias... 🫣

Misturando números reais com números que tirei de vozes da minha cabeça, eu fiz uma "conta de padeiro" e cheguei à conclusão de que, eventualmente, até 95% da força de trabalho envolvida poderia ser dispensada. 😱

Acho isso incrível e acho q o discurso seria algo do tipo:

A empresa vai ganhar uma eficiência surreal, fazendo mais dinheiro, em menos tempo e com menos recursos! 🚀
Já as pessoas, serão realocadas em outras atividades, que surgirão por causa da IA ou onde a IA não consegue atuar (ainda). 🚀

Eu inclusive já vi muita gente vendendo (e comprando) essa ideia!

Mas, pra mim, a conta não está fechando... 🧮🤔

De novo, há milhares de empresas fazendo isso mundo afora!!!

Pensa comigo:

1️⃣ Imagine um desses clássicos gráficos de evolução tecnológica, com uma curva exponencialmente íngreme.

2️⃣ Imagine um loop que gira cada vez mais rápido e, a cada iteração:

🔹A IA fica 1% melhor em uma determinada atividade;
🔹A tecnologia passa a habilitar uma redução de 95% de um determinado grupo de profissionais;
🔹Os 5% que sobram precisam se especializar ainda mais;

3️⃣ Imagine essa iteração acontecendo sucessivamente milhares de vezes pelo mundo inteiro...

Sei lá... a conta não fecha! 🧮🤔

Receio que não haverá espaço para todo mundo... 🤔
Na verdade, temo que não haverá espaço para a maioria! 😱

E eu acho que não estou conseguindo ver como a humanidade resolverá essa situação.

Talvez essa seja apenas uma "linha de pensamento pessimista", sinceramente eu não sei... 🤷🏻‍♂️
Por isso estou perguntando pra você:

Pensando algumas jogadas à frente:

O que acontece se a IA faz o trabalho de 125 pessoas em 6,94% do tempo e por 5,44% do custo?

Carregando publicação patrocinada...
3

Meus 2 cents:

E eu acho que não estou conseguindo ver como a humanidade resolverá essa situação.

Spoiler: nao vai resolver.

So que o mundo nao acaba, tem sempre o dia seguinte. E o outro. E o outro...

Os livros de historia trazem os relatos dos diversos momentos de transformacao da humanidade - e geralmente sao momentos repletos de dor e sofrimento.

A situacao pode ate mudar depois e ficar mais confortavel (ate porque a humanidade tem um capacidade de adaptacao e resiliencia bem razoavel) - mas o durante geralmente eh doloroso.

Guerras, pandemias, revolucao industrial - 6 mil anos de historia registrada estao ai para mostrar que eh assim que a roda gira.

Eh para ficar desesperado ? Se quiser, de boa - nao vou te julgar. Mas lembre-se que no dia seguinte voce vai precisar colocar a cabeca no lugar e pensar no caminho a seguir.

Olha, se voce sofre um acidente e vai todo estrupiado para o hospital, o que voce espera ? Um medico que olhe para voce e comece a gritar de desespero ou alguem com a cabeca fria e profissionalismo que veja quais os passos necessarios para tratar seus ferimentos ?

Pois eh, a vida eh assim - so que voce precisa ser seu proprio medico.

Chutar, xingar, descarregar sua raiva e frustracao faz parte do processo se quiser - mas respirar fundo, olhar com frieza e buscar alternativas tambem.

2

O capitalismo não funciona assim, se menos pessoas ganharem dinheiro, menos pessoas consomem e menos as empresas ganham. Eu acredito fielmente que as pessoas não vão ser demitidas por causa da IA e que mais cargos "inúteis" serão criados para girar as engrenagens do sistema.

Essa é a minha opinião, que não vale muito.

3

Meus 2 cents:

Infelizmente a historia conta outra historia:

"...O metalúrgico Eder Siqueira Cardoso trabalhou 16 anos numa empresa de autopeças de São Bernardo do Campo (SP). No fim do ano passado, a chegada de um robô na linha de produção começou a incomodá-lo. Ele logo percebeu que o robô passou a fazer o trabalho que seis dos seus colegas faziam. A pandemia agravou a situação e, no início de julho, dezenas de operários perderem o emprego. Inclusive ele.

Uma nova onda de demissões já atinge autopeças e parte das montadoras. Nissan e Renault foram as primeiras a eliminar um turno inteiro de trabalho, cada uma, há poucas semanas. Na Nissan, em Resende (RJ), 398 operários foram indenizados porque a empresa decidiu dispensá-los antes do fim do período de estabilidade previsto na Medida Provisória 936 – que reduziu temporariamente salários e jornada.

Depois de três semanas em greve, os empregados da Renault aprovaram nesta terça-feira (11) um acordo que substituiu a demissão de 747 trabalhadores por um programa de demissões voluntárias. Mas, seja por meio de voluntariado ou não, a indústria automobilística tem reduzido o nível de emprego.

As crises ajudam a acelerar um processo provocado pelo aumento da automação. A última crise no setor foi entre 2014 e 2016. No ano seguinte, a produção voltou a acelerar, mas o nível de emprego não seguiu o mesmo ritmo. Entre o fim de 2013 e fim de 2019, mais de 28 mil vagas foram eliminadas nas fábricas de veículos, que hoje empregam 104 mil.

Nas últimas três décadas, a quantidade de veículos produzidos por empregado aumentou significativamente. Em 1979, cada trabalhador foi responsável pela montagem de oito veículos. Em 1989, a quantidade de veículos produzidos por empregado saltou para mais de 14. No ano passado, ficou em 26..."

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/trabalho-na-terceira-revolucao-industrial.htm

Nos anos 90 eu trabalhei em uma empresa de 100 filiais e 10 mil funcionarios. So na contabilidade tinha 40 pessoas. Hoje o mesmo trabalho eh feito por 3.

Nao vou entrar no merito se isso eh bom ou ruim - apenas uma constatacao. Sim, as pessoas acabaram achando outras ocupacoes, mas nao significa que sejam ocupacoes melhores.

Mas eh isso - Darwin ja vaticinou: adapte-se ou seja obsoleto.

2

São preocupações válidas, sem dúvida. Mas antes de mais nada precisaríamos confirmar esses números com pesquisas científicas sérias.

Aliás, legal sua clareza em dizer que os números que você apresentou são apenas simulações. Melhor que os CEOs que saem falando que a IA vai fazer isso ou aquilo sem apresentar estudo nenhum, ou apenas apresentando estudos que eles mesmos fizeram.

Enfim, mas voltando ao assunto: de fato é um questionamento interessante. Se a IA fizer cada vez mais o trabalho das pessoas, onde elas vão trabalhar? A IA vai gerar também vagas de emprego e novas demandas. Mas será suficiente?