Boa Noite Eric,
Primeiramente, gosto sempre de lembrar que observabilidade traz em sua raiz da palavra a observação! Porque coloco isso? Porque as formas e mecanismos para você observar algo está exatamente no pressuposto de que você precisa monitorar algo! Mas perceba, que muitas vezes na informática, nem sempre observar algo é monitorar! Estou comentando isso, pela sua citação do Elastic Stack. A maioria das tecnologias e softwares para observabilidade traz consigo a ideia de manter um serviço/produto sempre executando. Perceba também que se isso não estiver completamente claro pra você, não vai adiantar muito você ir para tecnologias como o Elastic Stack!
O ponto mais importante aqui é: o que você pretende estudando observabilidade? Monitorar uma porta de saída do Linux/Windows etc? Monitorar um websocket? Monitorar uma aplicação?? Monitorar tráfego de rede? E por aqui posso continuar te fazendo diversas perguntas pra entender melhor a trilha que deseja percorrer de aprendizado compreende?
A Observabilidade como tecnologia é extremamente ampla, e tem diversos vieses possíveis, portando antes de pensar em tecnologias amplas e avançadas como Elastic Stack, te pergunto se você tem uma noção de quais partes da tecnoligia atual você deseja monitorar?
Como já tem comentários abaixo falando, poderia até recomendar o prometeus entre outros, mas achei importante te mostrar que existem diversas perspectivas dentro da tecnologia de Observabilidade.