A coragem de ser tosco, e como isso muda tudo...
"Se você não tiver vergonha do primeiro produto que lançou, você lançou tarde demais." - Reid Hoffman, um dos fundadores do PayPal e LinkedIn
Quando se trata de colocar ideias no ar, imperfeito é perfeito.
A coragem de fazer algo tosco é o que te permite chegar onde outros não chegam: uma ideia fácil de ser reprojetada, descartada, consertada, e tudo isso: depressa.
Foi assim com o Gossamer Condor, um dos aviões mais feios que já vi, mas que foi criado pra ser mais fácil de consertar, reprojetar e alterar que todos os outros. Conseguiu atingir o objetivo (ganhou o prêmio Kremer e completou o "desafio do oito"), enquanto outros engenheiros construíam aviões grandes, lindos e, fracassados.
Na Pixar, não haveria Buzz Lightyear sem centenas de ideias horríveis pelo caminho. Como o ex-CEO, Ed Catmull, explica: "a Pixar está configurada para proteger o bebê feio do nosso diretor.", em um ambiente que valoriza a criação do tosco e da tentativa.
Pessoas muito perfeccionistas, e eu já fui assim, tendem a ter dificuldade de começar algo tosco. Elas se exigem um padrão elevado de perfeição em todos os estágios do processo. Um padrão nem realista, nem produtivo.
Mas lembre-se: barateie o teu fracasso. Não espere pra errar quando muita coisa estiver em jogo.
Aceite a imperfeição.
Quando pensar em críticas duras ao seu "bebê feio", fale consigo mesmo como se fosse um bebê aprendendo a andar: "Você deu o primeiro passo. Pode se sentir um pouco instável agora, mas já começou. Você vai chegar lá."
Nos links abaixo, está um projeto que nasceu pra ser tosco. Como disse o dramaturgo irlandês George Bernard Shaw: "A vida cometendo erros é, além de mais digna, mais útil do que uma vida passada sem fazer nada."
E esse é o meu objetivo. Crescer. E esse post foi feito para influenciar você a crescer também.
O projeto está rodando em https://allbertuu.github.io/neurocodex/, e o repositório no GitHub é o https://github.com/allbertuu/neurocodex, aproveita pra dar uma ⭐, vai um esforço mínimo mas muito significativo pra mim.