Executando verificação de segurança...
2

Trabalho Frustrante

Bom dia, gostaria de compartilhar uma situação e também um desabafo. Já fiz alguns posts no Tabnews e participei de algumas discussões aqui. Trabalho há 2 anos na área, e não se enganem com o que vou dizer: sou muito contente por trabalhar com tecnologia e não me vejo em outra área. Entretanto, tenho me frustrado bastante, e acredito que parte dessa frustração seja por conta do meu trabalho. Mais uma vez, quero deixar claro que ele não é ruim, nem faço atividades que não me cabem.

Atualmente, somos apenas eu e meu coordenador no setor, e, sinceramente, eu preferia que fosse apenas eu. Quando entrei na área de programação, eu tinha um caminho bem claro: resolver problemas de forma eficiente, não apenas apagar incêndios, mas eliminar a causa dos incêndios. Esse foi – e ainda é – o meu pensamento. Todavia, essa não é a primeira vez que isso acontece: me passam uma tarefa, eu faço toda a pesquisa necessária para entender o problema, e, no final, só escuto que devo "apagar o incêndio" (uma metáfora para a conversa).

Bom, o código já está cheio de gambiarras acumuladas ao longo de todos esses anos, então, por que não fazer mais uma, não é mesmo? Por qual motivo eu deveria me preocupar em entender o problema e buscar soluções definitivas?

É muito frustrante você apresentar tudo detalhado e, em 1 minuto, receber um "não entendi nada do que você falou/escreveu". Não pelo fato de estar confuso, mas pelo fato de não ter sido lido. Como você lê e vê prints de um pedaço do sistema em 1 minuto...

E não, não adianta conversar. Tentei fazer isso no ano passado e só tive problemas. Senti minhas "asas" sendo cortadas a cada ideia e pensamento que apresentei. Sei que talvez este não seja o espaço mais adequado para falar sobre isso, mas, enfim, quis compartilhar.

Carregando publicação patrocinada...
5

Já passei por isso no começo da minha carreira, eu apresentava soluções importantes para os problemas dos projetos e era ignorado.

Mas na maior parte dos casos, os gestores ignoram porque apesar de resolver um problema do projeto, esse problema não é um problema de negócio, é um problema para quem vai dar manutenção no projeto. Ou seja, essa alteação proposta não vai ganhar mais ou gastar menos dinheiro, resolve apenas uma incoveniência da equipe de desenvolvimento (pelo menos até quando não virar um problema de fato quando alguma ferramenta deixar de funcionar pela manutenção ser impossível).

Nós como desenvolvedores (principalmente no começo da carreira), temos paixão pelos projetos, queremos eles os mais perfeitos, arquitetados, organizados da melhor maneira quanto possível. Mas a real é que o foco no projeto perfeito gera uma distância do projeto viável financeiramente e gerencialmente.

De qualquer forma, eu consegui alguns avanços quando reorganizei meu tempo para aplicar as ações que eu achava necessárias sem esperar aprovação dos superiores, eu me mantive entregando o que era esperado, mas me espremi no tempo para aplicar melhorias. Quando apresentava as melhorias em funcionamento, ganhava confiança do gestor em continuar.

1

Entendo seu ponto e concordo com ele. Todavia, já aconteceu outras vezes de, em dois meses, o problema que resolvi voltar a aparecer, pois não foi dada a devida atenção a ele no momento, e eu apenas apaguei o incêndio, como foi solicitado. Não usamos Git, por exemplo, e não tenho um servidor de teste para realizar as correções. Sei que são apenas duas pessoas no setor, mas não há planejamento nem organização. Literalmente, tudo é feito à vontade de sei lá quem.

Ainda assim, independentemente da minha insatisfação, continuo fazendo o que é solicitado. No entanto, com o tempo, tenho perdido aquele toque de proatividade no setor, pois não obtenho nenhum retorno ao fazer além do esperado.

1

tem coisas que mesmo que os outros não peçam vc pode fazer, o exemplo do git é um, a empresa pode não ter um, mas o que impede você de criar um repo privado e começar a monitorar as alterações?

isso vai ajudar vc a ter argumentos e até a agilizar seu processo de apagar incêndios.

as vezes a gente tem que fazer as coisas pensando na gente mesmo, pq se vc não é valorizado nesta empresa, faça tudo o que é necessário para que vc tenha bagagem o suficiente para sair dela.

1

eu fiz uma reposta direta sobre o tema, mas depois li suas respostas sobre o que o pessoal contribuiu e gostei bastante da sua postura.

se quiser conversar, tenho interesse em conhecer a stack que vc trabalha pois vira e mexe eu preciso de mais gente na equipe, e seu perfil e visão estão alinhados com o que eu valorizo.

se tiver interesse entre no meu site e faça contato comigo: https://valkhan.com.br.

como não vi nenhum link direto para contato na sua bio to apelando pra resposta rs.

1

apagar incêndio é trampo de bombeiro.

se a sua gestão não tem visão de longo prazo e só quer se livrar do problema vc tem 2 alternativas:

1 - se impor e fazer a coisa certa pra eliminar a causa do problema pq no final do dia só tem vc mesmo pra dar manutenção

2 - (recomendavel) aproveite que está empregado o busque outra oportunidade

1
1

Complicado, mas olhando não como um programador, mas como CS que é meu cargo atual.
Sistema fora causa improdutividade de equipe ou perda financeira, então inicialmente é normal querer resolver o problema de forma rápida. Mas a melhoria é a correção deve ser feita se fizer sentido financeiro, é importância saber que suas horas são muitas vezes consideradas "caras" para a empresa e o tempo para desenvolvimento essa solução seria inviável.
Mas se a solicitação não for tão custosa assim crie um projeto e apresente ao seu coordenador e pelo que comentou pode ser que ele não te dê ouvidos e nesse ponto é o momento certo para apresentar o projeto para um gerente ou alguém que possa comprar a ideia.
Poderia colocar aqui n ideias mas acho que é um bom começo.

Até mais.

1

Não sei a demanda do seu serviço, mas parece um pouco sobre "não temos tempo para reescrever o sistema, apenas resolva o problema e volte para as outras tarefas". Pode ser isso, já que são poucos funcionários, ou pode ser também que você não tenha espaço na equipe, então, se você não serve para ser funcionário dos outros, seja seu próprio patrão. As vezes assim você seja mais feliz

2

Pelo contrário, Silvestrini, em alguns momentos a demanda é quase inexistente. Poderia haver um planejamento para refatoração de algumas partes/contextos específicos, mesmo que aos poucos. Como adquiri prática nos últimos anos, alguns problemas são resolvidos muito rapidamente, digo, em algumas horas. Atualmente, raramente fico dias em um único problema/tarefa, a não ser que ela demande mais tempo.

E sim, tenho muita vontade de trabalhar para mim mesmo, e já tentei algumas coisas, mas ainda não encontrei o caminho.

1

Eu mesmo não sirvo para ser empregado, mas ainda me encontro nessa situação. Estou utilizando para ser reconhecido na cidade e poder desempenhar como PJ. É bem melhor

1

mude ou se mude

Gosto muito dessa frase e clareia muito bem o seu problema, nesse caso ou você aceita do jeito que está ou vai pra outro lugar.

Hora de atualizar o Linkedin e aplicar para vagas

1

Mas a maioria das vagas por ai é isso, apagar incendio, principalmente para iniciantes. Quase impossível entrar naquele projeto super especial que você vai escrever o que pensar. Quem dita as regras em quase todo lugar é o responsável pelo projeto. Se ele achar que a minha ideia nao bate com a dele, a dele vai vencer. Infelizmente.

1