Executando verificação de segurança...
4

Qual a utilidade do IPFS e Pinata na Web3 e NFTs?

O IPFS (InterPlanetary File System) é um protocolo de armazenamento e compartilhamento de arquivos descentralizado. Ele permite que você armazene arquivos de forma distribuída em vez de armazená-los em um único servidor centralizado. Isso pode ser útil para garantir a disponibilidade dos arquivos mesmo se um servidor individual estiver indisponível ou se você quiser evitar a dependência de um único provedor de armazenamento.

Pinata é uma plataforma que permite que você armazene seus arquivos no IPFS de forma fácil e acessível. É especialmente útil para NFTs (non-fungible tokens), que são tokens de criptomoeda únicos e não intercambiáveis, como arte digital, jogos e outros itens virtuais. Ao armazenar seus NFTs no Pinata, você pode ter certeza de que eles estarão disponíveis para serem acessados a qualquer momento, independentemente do local em que você esteja ou do status de qualquer servidor centralizado. Além disso, o Pinata oferece ferramentas para ajudá-lo a gerenciar e vender seus NFTs, tornando mais fácil para você participar da economia de NFTs.

Mas como utilizamos o IPFS para NFTs?

Geralmente, NFTs conhecidos, como Bored Apes por exemplo, utilizam IPFS para armazenar de forma "eterna" suas imagens passando a URL com o hash da imagem gerada pelo Pinata. Essa URL deve ser armazenada dentro de uma variavel e gravada dentro do constutor do contrato do NFT em questao, para que a imagem possa ser apontada e mostrada quando quiser por qualquer plataforma, e nunca mais possa ser modificada, garantindo sua eternidade.

Por exemplo, esse é o endereco de uma imagem que subi para o IPFS utilizando o Pinata:
https://gateway.pinata.cloud/ipfs/QmafqsLwE9BW1uYFxtoyvKa5i9uvQCXk9WsiGnZCVQ52Lv

https://gateway.pinata.cloud/ipfs/ eh o endpoint, e QmafqsLwE9BW1uYFxtoyvKa5i9uvQCXk9WsiGnZCVQ52Lv eh o hashid da imagem. Cada imagem possui um hash unico, e ficam disponiveis para qualquer um acessar, basta saber qual o hash em questao.

  constructor() ERC721("HappyFairy", "HPF") {
    tokenURI = "https://gateway.pinata.cloud/ipfs/QmafqsLwE9BW1uYFxtoyvKa5i9uvQCXk9WsiGnZCVQ52Lv"
  }

Segue a foto mencionada, que esta sendo mostrada aqui, atraves de um link eterno fornecido pelo Pinata:

HappyFairy.jpg

Carregando publicação patrocinada...
1

se o intuito do IPFS é ter um sistema de arquivos distribuído, centralizar seu armazenamento e distribuição utilizando a Pinata não vai meio na contra mão?

3

Não. Pinata é apenas um gateway. Seria a mesma coisa que dizer que um mirror de uma distro Linux é contra o movimento de software livre porquê está centralizado a distribuição de sistemas operacionais Linux na mão de grandes empresas e softwares.

O que importa é o checksum ou o hash de forma que não importa o provedor que você use o arquivo sempre será o mesmo provado matematicamente.

Conteúdo excluído
1

Bom dia Natanael. Se vc abrir um pouco a mente, verá que um NFT tem inumeras utilizades. Uma delas, e a mais comum, é de dar posse de uma criacao artistica a quem deseja comprar. Mas vai MUITO alem disso.
Por exemplo, na plataforma que estou trabalhando, NFTs serao usados para servir como ingressos de entrada de eventos.
Quem é possuidor de um NFT, tb pode ter direitos a beneficios da vida REAL, como por exemplo, ja esta se tornando realidade com o Socio Torcedor no mundo dos esportes. Se vc detem um NFT, vc tem direito a descontos em camisas, ingressos, tickets de estacionamento em eventos, e engajamento da comunidade.
É claro que isso ja existia antes do NFT, mas a diferenca, é que justamente por ser um TOKEN, como vc mesmo disse, as pessoas podem comercializar livremente em um mercado global e com bastante liquidez.

Depois procure no google o que é um Contrato Inteligente. Vc entenderá o verdadeiro poder de um NFT, ja que ele é, nada mais nada menos, que um smart contract!