Já usou o Github Desktop? Gostou dele? Eu sim, mas não por muito tempo.
Pinax: História do Surgimento

Antigamente eu usava bastante o Github Desktop, aprendi a fazer versionamento por ele, meu primeiro contato com Git e tudo mais, foi através da GUI apresentada no Github Desktop, por um tempo para mim foi ótimo... Funcionava super bem, mas em algum momento eu comecei a querer um pouco mais de agilidade, por ter começado a usar bastante o shell e versionar meus projetos com mais qualidade. Então fiz minha primeira migração, fui comecei a usar a CLI do git.
CLI do Git

Básico, rápido, funcional e fácil de aprender, a CLI do git é provavelmente uma das coisas mais importantes no desenvolvimento de software, fiquei alguns bons meses (ou até anos) usando apenas ela, sem ter nenhuma saudade do Github Desktop, no entanto eu sempre senti uma necessidade de deixar os meus projetos mais organizados, com isso comecei a usar plugins como o zoxide, fzf, etc. Mas ainda não estava bom, faltava para mim uma interatividade com o versionamento do meu projeto, principalmente pois eu sentia uma lerdeza ao utilizar o "git add", sempre precisando adicionar arquivo por arquivo para fazer bons commits (ao invés do clássico git add . e Deus que resolva a partir daí), com isso, começou a surgir de volta minha necessidade por uma BOA ferramenta de versionamento de código, apropriada para MIM, resolvi então, começar a fazer a minha própria.
Disclaimer
Aqui é necessário passar um disclaimer, EU NÃO QUIS CODAR DE FATO, julgue o quanto quiser, mas eu não quis pensar e arquitetar uma grande solução para o meu problema, somente queria algo que suprisse minha necessidade, se já houvesse uma boa solução na internet, eu apenas baixaria e usaria ela, mas nesse caso não tinha da forma como eu queria, testei algumas outras soluções, TUIs... GitKraken... E entre outras, mas nunca me satisfez, então eu apenas fui atrás de um bom agente de IA (nesse caso o Antigravity, aproveitei para testar o potencial do editor de código). Feito o aviso, vamos para a solução.
Pinax

De todas as minhas insatisfações, surgiu o Pinax, um aplicativo tauri (quis evitar electron) que possui as funcionalidades básicas do git, mas possui um gerenciamento de workbench adequado ao que eu buscava: Separação dos repositórios por workspaces, detecção automática dos repositórios na máquina por meio da pasta .git, command pallete para keyboard-first, finder de repositórios com o CTRL + P (parecido com o do vscode).

Tudo o que eu achava que fazia sentido para uma aplicação, estou testando a alguns dias e lancei a primeira release no Github recentemente, o repositório é público, o código foi escrito por IA, eu não quero que pareça uma grande criação, foi apenas uma dor de cotovelo que tive e achei que seria interessante ir atrás de resolver, abaixo vou listar algumas das funcionalidades do Pinax e gostaria de um feedback sobre o que poderia ter de novo e o que talvez não faça sentido:
- Funcionalidades básicas do git
- Velocidade de processamento por conta do tauri
- Sincronização com o github corretamente
- Command Palette com algumas coisas que considero essencial

- Busca de repositórios para acesso rápido apenas via teclado
- Organização dos repositórios por meio de workspaces, tal qual diretórios
- Configuração simples de editor padrão, com detecção da maioria deles automática também.

Gostei bastante do resultado, tenho usado ele no meu setup com o Omarchy. Sim, ele foi feito e testado em arch, provavelmente ele funciona em outras distros linux, como debian ou opensuse, mas eu realmente não consegui fazer testes concretos ainda, por enquanto o único lugar que eu consegui testar com clareza, foi o arch e está funcionando super bem, apenas rodo o arquivo install.sh (depois de dar as permissões necessárias) e já fica instalado corretamente no meu PC.
Apenas contando uma experiência minha.
Link do Repositório no Github: https://github.com/athavus/pinax
Meu Linkedin: https://www.linkedin.com/in/miguel-ryan-freitas/