Executando verificação de segurança...
1

Gerenciamento de Custos na AWS: Dicas Práticas para Evitar Surpresas no Orçamento

Olá, pessoal! Hoje, quero compartilhar uma experiência pela qual passei recentemente, na esperança de que vocês possam evitar o estresse que enfrentei nos últimos meses.

Se você está iniciando na utilização dos serviços da AWS e ainda tem pouca experiência no assunto, este post é para você. Se, por outro lado, já é um especialista no tema, convido-o a contribuir com dicas simples que podem ser implementadas quando se trata de custos na AWS.

Para situá-los, sou um desenvolvedor full-stack na minha empresa. Por sermos uma equipe pequena, formada apenas por mim e uma estagiária, acabo sendo responsável por todo o fluxo end-to-end, desde a formulação das regras de negócio até a implementação das instâncias na AWS.

Há alguns meses, tinha acesso à AWS por meio do meu IAM, mas não conseguia visualizar os custos relacionados às instâncias que criava. Em outras palavras, aplicava meus conhecimentos para fazer o necessário, mas estava alheio às consequências financeiras disso.

Então, deixo aqui a primeira dica:

Dica 1: Se você é o responsável pela criação das instâncias, faça questão de ter acesso aos custos. Pode parecer óbvio, mas no frenesi do dia a dia de trabalho, é fácil esquecer esse detalhe, especialmente porque, para seu gestor, a prioridade é que você conclua suas tarefas.

Por conta da grande carga de trabalho e do desenvolvimento simultâneo de software e de um protótipo de robô com arduino (vejam as fotos da controladora que eu criei e da qual me orgulho bastante!), mal sobrava tempo para acessar a conta root da AWS e conseguir as permissões de custo.

Controladora de frente Controladora de lado

Além disso, em meio à correria, acabei não me atentando às configurações que fiz no RDS, o gerenciador de banco de dados da AWS. Deixei as configurações padrão e marquei a tarefa como concluída. No entanto, existe uma responsabilidade compartilhada entre você e a AWS, pois você é responsável pelas configurações que realiza. Assim, por negligência, configurei uma instância muito maior do que a empresa realmente precisava.

Esse trabalho intensivo se estendeu por meses e, como a fatura da AWS só chega no mês seguinte, não monitoramos os custos. Quando as coisas se acalmaram, recebemos uma fatura de 15k, um aumento de 300% em relação ao custo mensal habitual de 5k.

Anomalia de custo

Nesses momentos, a primeira reação é buscar um culpado ou dividir a culpa. Mas a verdade é que você só vai prestar atenção ao custo quando for pego de surpresa por um rombo no orçamento.

Por isso, segue a segunda dica:

Dica 2: Se você está passando por uma situação similar, converse com o Suporte da AWS para tentar negociar o erro. Embora sejamos responsáveis pelas nossas configurações, erros humanos são inevitáveis. Ser transparente com o fornecedor do serviço e tentar chegar a um acordo benéfico para ambos é sempre uma boa estratégia.

Foi o que eu fiz: contatei o suporte, conversei com o Joshua e estamos trabalhando para ajustar a cobrança. Recebemos algumas boas notícias: eles vão ajustar a fatura, mas, após essa situação, já iniciei algumas ações relacionadas ao gerenciamento de custos na AWS.

Isso nos leva à terceira dica:

Dica 3: Configure a ferramenta de alertas de anomalia de custo na AWS para enviar e-mails às pessoas-chave da empresa quando ocorrer uma configuração que possa levar a um aumento de custo inesperado.

Aprendi da maneira mais difícil que gerenciar custos na AWS é tão importante quanto implementar suas soluções. Por isso, quero que vocês aproveitem minha experiência para evitar o estresse que enfrentei. Fiquem atentos aos custos, busquem ajuda quando necessário e usem as ferramentas à disposição para evitar surpresas desagradáveis. Assim, poderão focar no que realmente importa: desenvolver e implementar suas soluções da melhor maneira possível.

3