Como posso vencer a procrastinação?
Bom, hoje eu enfrento diversos problemas na minha vida, mas o fruto de tudo está na procrastinação. Em qualquer coisa que começo a fazer, eu não consigo terminar. Estou no Ensino Médio e, desde 2023 (pré-Ensino Médio), eu tento começar a programar. Comprei o curso excelente da Rocketseat (paguei uns R$ 2.500 na época), meu pai me deu de presente (sim, fui um completo babaca). Ele acreditou que ali eu começaria a fazer alguma coisa da minha vida que realmente iria me trazer bons frutos no futuro. Acabei engajado nos primeiros dois meses do curso, tinha aprendido bastante coisa de HTML e CSS, mas estava muito ansioso para começar o módulo de JS. Acabei procrastinando durante os próximos meses até o fim do acesso ao curso (12 meses). Pronto, até aí eu achava que o problema era meu tempo, por eu ter começado o Ensino Médio. Renovei com eles de novo, e aqui estou, novamente na mesma situação. No momento, faltam exatos 11 dias para acabar o acesso ao curso. Eu tenho certeza de que não vou jogar meu dinheiro fora novamente.
Com toda essa situação, estou tentando algo diferente: estou estudando Golang por conta própria por meio do roadmap.sh e learn-go-with-tests. Estou achando muito interessante e realmente estou vendo progresso, mas tenho receio de estar adiantando muito. Quero criar uma base sólida para avançar, nada de precipitações.
E eu tenho certeza de que programação é pra mim. Tenho uma paixão inexplicável por isso — basta eu querer fazer o que tem que ser feito para colher bons frutos lá na frente. Eu tenho que criar bons hábitos agora.
Atualmente, estou no 2º ano do Ensino Médio e quero conciliar os estudos da escola com a programação. Sei que estou muito novo para começar, mas quanto antes, melhor (bom, eu acho). Todo esse meu desconforto causou situações de possíveis perdas de médias na escola, mas este ano estou melhorando. Ainda estou criando bons hábitos (como o da leitura, que ainda é muito difícil para eu manter com constância). Hoje, decidi parar de perder meu tempo com jogos online (sou extremamente viciado), nos quais costumo passar fácil mais de 10 horas jogando. Sei que é divertido (às vezes nem tanto kkkkkkkk), mas pra mim já deu. Fico muito pouco com minha família, e às vezes isso me deixa chateado, além de me distrair dos estudos. Enfim...
Quem puder me ajudar com dicas de estudo, sobre a vida e outras coisas que possam me ajudar, por favor me fale kkkkkk.
Abraços, Arthur!