Executando verificação de segurança...
3

Como posso vencer a procrastinação?

Bom, hoje eu enfrento diversos problemas na minha vida, mas o fruto de tudo está na procrastinação. Em qualquer coisa que começo a fazer, eu não consigo terminar. Estou no Ensino Médio e, desde 2023 (pré-Ensino Médio), eu tento começar a programar. Comprei o curso excelente da Rocketseat (paguei uns R$ 2.500 na época), meu pai me deu de presente (sim, fui um completo babaca). Ele acreditou que ali eu começaria a fazer alguma coisa da minha vida que realmente iria me trazer bons frutos no futuro. Acabei engajado nos primeiros dois meses do curso, tinha aprendido bastante coisa de HTML e CSS, mas estava muito ansioso para começar o módulo de JS. Acabei procrastinando durante os próximos meses até o fim do acesso ao curso (12 meses). Pronto, até aí eu achava que o problema era meu tempo, por eu ter começado o Ensino Médio. Renovei com eles de novo, e aqui estou, novamente na mesma situação. No momento, faltam exatos 11 dias para acabar o acesso ao curso. Eu tenho certeza de que não vou jogar meu dinheiro fora novamente.

Com toda essa situação, estou tentando algo diferente: estou estudando Golang por conta própria por meio do roadmap.sh e learn-go-with-tests. Estou achando muito interessante e realmente estou vendo progresso, mas tenho receio de estar adiantando muito. Quero criar uma base sólida para avançar, nada de precipitações.

E eu tenho certeza de que programação é pra mim. Tenho uma paixão inexplicável por isso — basta eu querer fazer o que tem que ser feito para colher bons frutos lá na frente. Eu tenho que criar bons hábitos agora.

Atualmente, estou no 2º ano do Ensino Médio e quero conciliar os estudos da escola com a programação. Sei que estou muito novo para começar, mas quanto antes, melhor (bom, eu acho). Todo esse meu desconforto causou situações de possíveis perdas de médias na escola, mas este ano estou melhorando. Ainda estou criando bons hábitos (como o da leitura, que ainda é muito difícil para eu manter com constância). Hoje, decidi parar de perder meu tempo com jogos online (sou extremamente viciado), nos quais costumo passar fácil mais de 10 horas jogando. Sei que é divertido (às vezes nem tanto kkkkkkkk), mas pra mim já deu. Fico muito pouco com minha família, e às vezes isso me deixa chateado, além de me distrair dos estudos. Enfim...

Quem puder me ajudar com dicas de estudo, sobre a vida e outras coisas que possam me ajudar, por favor me fale kkkkkk.

Abraços, Arthur!

Carregando publicação patrocinada...
9

Estude menos e execute mais.

Inverta completamente a situação e encontre um problema no mundo, no seu pais, na sua cidade, no seu bairro ou dentro da sua família e use programação para consertar esse problema.

Somente quando você esbarrar em uma limitaçåo técnica que daí você deveria procurar a aprender sobre aquilo para conseguir continuar na jornada de resolver o problema que quer resolver.

Então pare de estudar, pois daqui a pouco isso vai virar desculpa para enfrentar o mundo. Execute.

4

Cara, seu problema é de longe procrastinação. Vc só quer usar essa palavra para dar uma desculpa para si msm pelo q vc é. Pra mim isso é mais vagabundagem msm, desculpe a sinceridade. Vc tem isso em mãos, vc não quis aproveitar, então é vagabundagem msm. E pior é jogar mais 2k fora.

Então assim, simplesmente esqueça esse curso e bola pra frente, não se force a fazer algo q vc sabe q não vai mais fazer direito. Já passou, perdeu 2k, então não fique martelando o prego torto pq ele nunca será pregado corretamente se vc nunca quis desentortar enquanto dava tempo. Vc msm já está correndo atrás de algo, então continue investindo seu estudo em golang, e se possível de forma gratuita. Vc não sabe como 2k faz falta pra mta gente, precisa aprender a dar valor no esforço de seus pais.

Outra coisa é q vc precisa amadurecer seu eu. Como eu disse, seu problema não é procrastinação, isso está mais como uma "consequência" de seus atos. Seu problema é o msm q eu tinha antes (e ainda tenho resquícios disso hj em dia). Aposto q grande parte do dia vc vive na frente do pc além da escola. Então primeiro vc precisa aprender como separar mentalmente seu lazer e seu "trabalho/estudo" na frente do PC. Se vc não aprender isso, vc nunca conseguirá trabalhar direito com programação. Vai por mim, eu passo problemas com isso. E não adianta desinstalar todos jogos, não adianta colocar um monte de bloqueios para impedir de vc ter lazer no seu pc, pois ele simplesmente está ali. Vc precisa é aprender a se controlar, é aprender a dominar seus impulsos, pq se vc não fizer isso, vc nunca se divertirá e tbm nunca trabalhará tranquilo. Demorou anos a e anos até q conseguisse criar um equilíbrio na frente do pc, e olha q de vez em quando dou uma recaídas, mas é bemmmmm menor do q antes.

Outra coisa q recomendaria, mas isso é meio radical (vc decide se vc quiser), é vc sair de casa logo q terminar o ensino médio. Eu recomendaria vc fazer uma facul fora da sua cidade e trabalhar ao msm tempo em empregos físico tipo garçom, mercado ou algo similar (ou só trabalhar msm). Mas isso é com vc, já q vc tem q decidir sua vida.
Viver sozinho e aprender a pagar os próprios boletos irá te amadurecer como pessoa. A vida não é fácil e vc começará a dar valor nas coisas qndo vc começa a sentir a dificuldade como é ganhar dinheiro.
Mas como eu disse, isso é uma forma de vc amadurecer. Vc ficar sentado na frente do pc estudando e seus pais bancando qndo vc fizer 18 anos não vai te tornar maduro. O q te fará melhorar como pessoa é qndo vc aprender a ser responsável pelas coisas, primeiro aprender a ser responsável por si, depois ser responsável pelos outros. E nada melhor q aprender a ser responsável qndo vc ter q pagar boleto pelo próprio esforço.

Boa sorte ai, sei o q disse é bem direto, mas falo isso com sinceridade. Já fui gamer a ponto de jogar até mais q vc, e isso se extendeu até depois da facul... e isso não é bom. Vc não precisa parar de jogar, vc só precisa aprender a se controlar.

2

Seu comentário me lembra bastante de mim mesmo. Eu não chegava a jogar 10 horas por dia como ele, mas eu era viciado dem LoL. Quando ia estudar ficava distraído.

Um dia, por algum motivo, eu simplesmente parei com isso. Eu ainda jogo, não jogos online, um Dark Souls por exemplo, no meu tempo todo dia de noite depois de estudar.

Realmente demora um tempo até manter o equilíbrio 100%, mas compensa pois você trabalha e faz o que gosta na dosagem certa.


Se caso a pessoa em questão estiver lendo. Não se sinta machucado pela as palavras duras. Ele está 100% certo. A vida é muito mais dura que isso. Eu tive sorte, pois meu pai me deu uma infraestrutura para estudar bem, enquanto eu compensa na manutenção da casa e preparação de refeições, e você aparentemente tem sorte também, pois 2k é muita coisa. Não precisa de curso nenhum. Eu mesmo sempre estudei de forma gratuita e tenho a confiaçã que consigo criar o que quiser. Pode ser que demore mais de 1 ano, mas com certeza você chega lá se tiver a mentalidade.


Se tu joga jogos online, eu recomendo que pare uma semana. Se isso fizer falta, você gosta e agora você só precisa se equilibrar.

Se você tem medo de dar errado, não tenha. O maior medo é de não fazer nada com a vida e simplesmente acordar todos os dias apenas para pagar contas e nunca sair do loop até o dia de morrer...

Infelizmente os jovens de hoje assistem muita pornografia. Se tu está entre eles, pare. Requisito obrigatório para deixar de querer resultados imediatos e focar mais em construir uma jornada. É sério, PARE!

equilibrar com a escola pode ser simples. Eu comecei a programar enquanto estava na escola também. Claro que não era tanto quanto hoje que tenho mais tempo, mas se você deixar de perder tempo com zoeiras que não leva a nada, e focar no teu futuro, da para separar bem o tempo. Isso incluído tirar um tempo para si mesmo e seus amigos. É sobre dosagem. Todo mundo gosta de curtir os amigos, tirar brincadeira e etc... Mas viver só disso é vagabundagem. 90% dos meus amigos que era assim hoje não trabalha e se trabalha é recebendo menos e fazendo o que não gosta. Além de ter uma aversão a mudar de vida... Os outros 10% é que estavam no meio, mas começaram a pensar diferente.

A comunidade de programadores é a melhor do mundo na minha opinião. Tem uns arrogantes, mas tem muita gente fina que vai te ajudar. Mas aviso, as palavras sempre são duras e precisas. Pois é assim que criamos programas, de forma rigorosa para não dá espaço para erros.

2

mano, vc estando no ensino médio, eu diria que é normal passar por esta fase da procrastinação, o que não pode é ficar estagnado por muito tempo nela, claro que vc ainda tem muito tempo e muita coisa pra realizar pela frente, mas se a procrastinação é algo que vem te causando tanto problema assim, é melhor vc pensar, em que vc gasta muito tempo hoje?

Os jovens hoje em dia tem uma enxurrada de informação, redes sociais, jogos a rolé, muito passatempo e muita coisa da hora pra se fazer, que sentar pra estudar é chato pra caracas,

Acho que aqui nos comentarios vc ja tem bons conselhos mas eu posso falar o que eu fiz que funcionou cmg na época,

Bom, eu fui bem drástico e exclui minhas redes sociais, eu passava a media de 6 horas dia e aqui nao me levava a nada, se vc achar que eh drástico demais, instale algum aplicativo que trave as redes sociais pra vc usar por apenas 1 hora por dia por exemplo, passe a ler, leitura te ajuda a se concentrar mais, leia sobre assuntos que vc curte, nao apenas sobre estudo, pode ser leitura on line ou livros fisicos, hqs, qualquer leitura serve !!

estude mesmo que seja 30 min por dia, ou faça um projeto que vai te empolgar, resolva algo que vc curte com programacao, nem q seja uma simples landing page, no começo eu fazia umas paradas bem toscas mas eu curtia e ali eu fixei muita base de conhecimento!!

vc hoje procrastina, mas reflita e faça uma analise no que vc gasta mais tempo, e que proveito vc esta tendo fazendo isso, ou se esta só jogando tempo fora mesmo, e tente diminuir caso esteja apenas perdendo tempo com isso..

O processo de aprender no começo é chato e massante e demora um pouco mano pra vc gostar de estudar e aprender, mas vai chegar uma hora que vc vai preferir estudar do que fazer outras atividades,

exemplo, pra quem é sedentario e começa a frequentar a academia, a primeira semana é dolorida e bem sofrida, dói tudo, mas pra quem continua, na segunda semana já diminui e na terceira semana a pessoa já não sente mais dor e começa a desfrutar mais dos exercicios a ponto de começar a gostar, o cérebro é parecido, quanto mais vc exercitar ele, melhor mano

faça uma planilha, crie alguma coisa, peça algumas dicas até o gpt pra sair e pra evitar a procrastinaçao, vai a passos lentos, mas comece, uma hora vc começa a desfrutar,

se vc ja investiu duas vezes na rocketseat e ainda nao tirou o total proveito, passe a estudar com conteudos gratuitos na internet sem gastar e perder dinheiro ate vc firmar sua opiniao, ai vc vai lá e compra um curso, inclusive recomendo o curso.dev

cara se vc memorizar uma funçao ou aprender uma simples coisa por dia, já é um baita avanço meu mano, daqui a 3 meses vai estar melhor, daqui a 6, mais ainda e por assim vai...

Sucesso pra ti !! não desanime,

Ps: o DEschamps deu um baita conselho!! vale a pena aplicar!!