Executando verificação de segurança...
1

Pitch: Tecnologia assistiva, opensource e literalmente acessível

Eloq - Tecnologia assistiva, opensource e acessível

Criei o Eloq a partir de uma situação real. Um amigo perdeu a fala após um trauma grave e hoje depende de um processo lento de soletração feito por outra pessoa para conseguir se comunicar. Isso me fez perceber que, apesar de existirem tecnologias assistivas, muitas são caras, fechadas ou difíceis de adaptar à realidade de quem precisa usar no dia a dia. A proposta do Eloq é construir um sistema de comunicação assistiva simples, que funcione offline, rode em hardware barato(ou nem tanto, pois estamos no Brasa) como Raspberry Pi e permita que uma pessoa se comunique usando apenas um único botão ou sensor.

Eu não sou especialista em tecnologia assistiva, fonoaudiologia ou reabilitação. O projeto foi construído com base em estudos, artigos e projetos existentes, tentando aplicar esses conceitos de forma prática em um protótipo funcional. O código atual é em parte experimental e cerca de 50% foi desenvolvida vibecodando, testando ideias e ajustando conforme o sistema evoluía. O objetivo principal foi criar algo utilizável e fácil de adaptar, não uma solução clínica pronta.

O Eloq ainda está em desenvolvimento e não é um produto final. É um projeto open source disponível no GitHub e está aberto a contribuições de pessoas que queiram melhorar o sistema, revisar decisões técnicas, sugerir melhorias de usabilidade ou ajudar a tornar a solução mais adequada para uso real.

Repositório no github: https://github.com/borgim/eloq

Carregando publicação patrocinada...