Executando verificação de segurança...
8

Eficácia + Eficiência

Imagine-se no exemplo a seguir: você recebe uma tarefa de escopo fechado para ser executada. Você compreende o que precisa ser feito e como pode ser feito da melhor maneira possível. Executa precisamente da melhor forma possível e entrega o resultado esperado. Nesse caso, você foi eficiente ou eficaz?

Um segundo exemplo, você recebe um problema sem solução conhecida com a atividade de estudá-lo, entender o que pode ser feito e o que não deve ser feito para resolvê-lo. Define a solução que melhor resolve esse problema diante de várias compreendidas. Nesse cenário, você foi eficaz ou eficiente?

As respostas para esses dois casos dependem basicamente da compreensão desses dois conceitos, que parecem ser similares, mas na verdade são diferentes e complementares. A eficácia é um processo deliberativo, um processo decisório, onde a avaliação sobre se ela foi bem ou mal alcançada depende da qualidade da decisão tomada, independentemente de como será executada. A eficiência, por outro lado, tem um aspecto puramente operacional e está relacionada à execução ótima de uma atividade que já teve suas definições tomadas.

Levando esses conceitos em consideração, qualquer tipo de trabalho para atingir o melhor resultado possível precisa ser primeiro eficaz, para depois ser eficiente.

Portanto, enquanto a eficiência está ligada à otimização dos recursos e à execução de tarefas de maneira precisa, a eficácia está relacionada à capacidade de atingir objetivos, mesmo que isso envolva a solução de problemas novos e complexos.

Idealmente, uma pessoa ou organização deve buscar ser tanto eficiente quanto eficaz para garantir o sucesso sustentável a longo prazo.

2

Uma outra forma de pensar sobre estes conceitos, é representando-os na teoria de conjuntos.

Eficaz > Eficiente

Tudo que é eficiente, é também eficaz, mas o contrário não é verdadeiro.

O eficaz é o esperado, o eficiente é a otimização.

1

Muito interessante!
Agora, eu pensei agora no seguinte: As gambiarras são eficazes, mas não são eficientes.

Att: porque, a eficiência será o melhor uso dos processos para atingir um objetivo, entretanto, a eficácia é a operacionalização dos processos independentes das etapas da sua conceção.

Será que concordámos?

1

Você mesmo fez a pergunta e a respondeu

Eficacia = "Realizar 100% da tarefa proposta"

Eficiencia = "Realizar a tarefa com o minimo de custo possivel" (só não consigo dizer no momento se precisa tambem realizar por 100%)

1° exemplo: Eficaz e eficiente (ao mesmo tempo)
2° exemplo: Eficaz e eficiente (ao mesmo tempo)