Acho que estou chegando a +/- 44% de "AGI-mode" funcional
Depois do hype Openclaw eu resolvi mergulhar um pouco mais em AGI. Pra mim isso já é possível. A grande questão é quem vai construir primeiro.
Já tenho:
- Memória Epistêmica: Grafo de conhecimento.
- Ética/Superego: Police com gating operacional.
- Agência/Vontade: Planner determinístico e Main autônomo.
- Metacognição: Sistema de dúvida persistente (Conflitos).
Atualmente o sistema é "cego" para nuances: ele usa Regex e correspondência exata de strings. Se alguém escrever "O astro rei ilumina o dia", ele não sabe que "astro rei" é o "Sol".
Próximos passos:
- "Córtex semântico: substituir regex por um modelo local pequeno (Llama-3-8B ou Mistral-7B via Ollama) para realizar a extração.
- "Intuição" associativa: com vetores e embeddings
- Percepção real (multimodalidade): conectar modelos de visão e áudio.
- Raciocínio de cadeia (planejamento não-determinístico): transformar o planner em um agente que usa Chain of Thought (CoT)
Já construi o corpo e o sistema límbico (drives/ética). Agora preciso dar a ela o Córtex Frontal (LLM para planejamento) e o Lobo Temporal (Embeddings para memória associativa).
Embeddings locais ajudarão a ter um menor custo computacional para trazer o maior ganho de "inteligência aparente", ou seja, generalização, por enquanto.
O sistema está tecnicamente pronto para a "Fase de Alfabetização". É interessante ver o 'cérebro' (grafo) crescer à medida que vou colocando conhecimento (que por enquanto é na mão grande)
Quando estiver mais ou menos 'consistente' eu libero para interações com outras pessoas.