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Como gerir um SaaS (para não Administradores/Contadores)

Esse é meu primeiro post aqui e como o objetivo do TabNews é contribuir e eu não vi ninguém falando sobre isso resolvi fazer esse post

SaaS é uma empresa

Apesar de muita gente confundir já que em teoria é só um software que você sobe e cobra acesso e que na maioria das vezes nem tem CNPJ (aliás, via de regra não tem), SaaS é um tipo de empresa, o tipo? Prestadora de serviço, o serviço? Um software, daí o nome "Software como Serviço", então sabendo disso vem a parte não tão legal de desenvolver uma solução

Termos de uso e Termos de privacidade

Sim você precisa disso disso, embora não seja o foco, não custa lembrar, o primeiro habilita as cláusulas do CDC que te defendem, o segundo te dá alguma proteção jurídica contra tentativas de golpe relacionados a privacidade, são importantes e mesmo sendo offtopic recomendo a pesquisa e implementação

A parte chata

Toda empresa (e agora você sabe que seu SaaS é uma) precisa de contabilidade ainda que extremamente básica, claro, o ideal é contratar um contador, mas isso pode sair mais caro que você pode pagar então vai um resumo básico de uma gestão básica, primeiro, definições:

Faturamento

É em essência tudo que entrou no mês ou no período que você está analisando

Custo e despesa

É tudo que você gastou no mês ou período analisado, se quiser ser chique pode separar assim:

Custo

Tudo que é necessário pro seu SaaS funcionar, hospedagem, APIs de terceiros... Entram nessa conta

Despesa

É parecido mas é tudo que você gasta mas não é necessário para o SaaS funcionar, um exemplo disso é marketing, você não precisa dele pra ele funcionar tecnicamente

Receita bruta

Se você não é regularizado (tem CNPJ) pode chamar só de receita, é o faturamento - custo - despesa, a receita líquida é só você tirar os impostos

Margem

A maioria das margens não é relevante para você até buscar um investidor, o que te importa é a margem de lucro, a fórmula é simples: receita / faturamento * 100

Regra das 3 fatias

Agora que você pegou as definições, vamos ver quanto você pode retirar da sua empresa para uso pessoal, sim a receita ainda não é o valor que você pode retirar, tem mais um último passo que é determinar as reservas, existem milhares (no sentido literal) de formas de calcular a mais básica e facil que pode te ajudar nos anos de vacas magras (5 primeiros anos de operação onde mais de 70% vai sucumbir) é a regra das 3 partes, para aplicar é extremamente simples e por isso é o mais indicado pra quem está começando, vamos supor que você obteve uma receita de 1500 reais para facilitar a conta:

  1. Divida a receita (líquida) em 3 partes, que no nosso exemplo da 500 reais
  2. A primeira parte é o valor que você vai reinvestir, onde, não importa muito agora, é uma decisão posterior a conta e depende da situação do negócio
  3. A segunda você vai investir em um fundo seguro com liquidez imediata (você pode tirar quando quiser, um exemplo é a poupança), esses valores servem para que você consiga cobrir aumentos de custo operacionais (como aumento no custo da hospedagem, aumento em APIs, multas e afins)
  4. Agora sim esse é o valor que você pode tirar para você

Indicadores

Existe uma longa lista de métricas que você precisa prestar atenção, mas pro começo são esses:

Solvência:

O mais simples indica se as contas vão ser pagas no final do mês:

Fórmula

faturamento / (custos e despesas)

Como ler?

Muito maior que 1: vai ser paga com folga, sinal verde, pode dormir tranquilo

Próximo de 1 ou igual a 1: vai ser apertado, muito cuidado, sinal amarelo

Menor que 1: esse mês você vai ter que usar a reserva de emergência ou pagar do próprio bolso

CAC - Custo de Aquisição de Clientes

Um pouco complicado, mas é fácil de entender, é o quanto um cliente te custou:

Fórmula

custo das campanhas de marketing / quantos clientes essas campanhas trouxeram

Como ler?

Essa é a parte complicada, ele por si só não diz muita coisa, no entanto via de regra o ideal é ficar próximo ou acima do plano intermediário

Ticket médio

É um dos mais difíceis de interpretar, mas ironicamente é um dos mais importantes

Fórmula

faturamento / quantidade de clientes

Como ler

Ele é chatinho de interpretar mas tem duas formas práticas de ler, primeiro ele puro deve ficar entre o plano intermediário e o plano avançado, uma outra forma desse indicador ser útil é comparar com o CaC, divida o Ticket Médio pelo CaC, muito maior que 1, excelente, próximo de 1 bom mas indica problemas, menor que 1 tem alguma coisa muito errada acontecendo

Churn

O terror de quem vende serviços por assinatura, simples mas traumatizante, indica se seu negócio retém ou não clientes, ou seja se ele consegue ou não se consolidar

Fórmula

quantidade de clientes perdidos no período / quantos clientes tinha no início do período * 100

Como ler

Menor que 10 é saudável, é o padrão
Menor que 5 é o ideal, utopia mas se conseguir...
Maior que 10 indica que seus clientes não estão vendo valor na sua solução

Taxa de crescimento

Indica se se seu negócio está crescendo, estagnando ou em declínio

Fórmula

Novos clientes / clientes que saíram

Como ler

Maior que 1,5, está crescendo

De 1,1 a 1,5 está estagnando

0,9 a 1,1 está estagnado

De 0,9 a 0,5 está em declínio

Menor que 0,5 estado crítico provavelmente vai quebrar em poucos meses mesmo que os outros indicadores não demonstrem, suma pivotagem extrema precisa acontecer

Conclusão

Eu não tô aqui pra te dizer que você tem que fazer X ou Y, se você não quiser, é ok podemos viver no mesmo planeta sem problemas, e eu também sei que muitos termos estão simplificados a ideia e ser uma forma simplificada de gestão para a pessoa sobreviver aos primeiros 5 anos minimizando os riscos de acabar com uma dívida impagável depois igual já vi acontecer, complicar só atrapalharia, essa é uma visão simplificada a recomendação de procurar um contador se puder pagar ainda permanece, mas a realidade é que a maioria não vai poder, então saber pelo menos o básico do básico é essencial

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