Aqui tem muitos devs antigos com medo de IA. Da última vez que falei disso, levei vários downvotes kkkk.
É porque você você meio que faz uma acusação falsa, um desenvolvedor antigo que realmente sabe programar (especialmente se tiver noção de infosec) ama isso daqui:
Hoje não temos mais equipe de desenvolvedores. Eu faço tudo com IA. Tenho uma ideia e já lanço no mesmo dia. Para sites em HTML, APIs e micro-SaaS, não existe nada melhor. Nunca mais paguei dev para criar site: em 30 minutos eu monto um do zero ou clono qualquer site que eu achar legal e já começo a validar a oferta.
Meio que pra desenvolvedor senior (e até pleno) quanto mais pessoas fazerem isso (não só IA, mas pode por No Code e Low Code também) melhor, muito melhor inclusive, explico:
São pessoas que vão gerar capital e escalar rápido, que normalmente nem seriam clientes ou seriam projetos que se cobrar o preço mínimo viável pro desenvolvedor mataria a operação antes de dar lucro. Mas agora não, tem código rápido e barato (não vão sufocar e vão ganhar dinheiro muito rápido, como você disse "em 30 minutos eu monto um do zero ou clono qualquer site que eu achar legal e já começo a validar a oferta"), porém a qualidade e a segurança do código vai ser horrível, vem inclusive piorando com o passar do tempo, resultado? Precisam de alguém pra limpar a bagunça, só que com milhares de clientes pagantes com receita alta, ou seja, os "devs antigos" podem cobrar o que quiserem que essas startups de IA/No Code/Low Code pagam. Não vou citar nomes por ética, mas tem comunidade IA/No Code gigante que cresceu tanto que apesar de venderem Bubble e Lovable como solução, toda a infra é sustentada usando programação tradicional sem IA, sem No Code, salário chega a 50 mil/mês...
Resumo: O pensamento, por mais arrogante que pareça é "Quanto mais gente criando empresas de software sem saber programar, melhor". São milhares de clientes pra cobrar 5-10x o preço normal por serviços de manutenção de código