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Isso é o que falta para você ser um programador e empreendedor de sucesso

Escrever aqui sobre formas de ganhar dinheiro com desenvolvimento de software abriu a minha mente para uma realidade que eu não prestava atenção. Esses dias assisti a um vídeo de um dev que contou sobre como as 3 startups dele não deram certo e é engraçado como essas coisas tem correlação.

A minha carreira toda como desenvolvedor, só trabalhei com carteira assinada uma vez por 3 meses (aqueles de experiência), em 2010, como desenvolvedor de um sistema de EAD on-line (PHP) de uma universidade. Foi pavoroso e algo que adotei para mim que jamais toparia de novo (espírito empreendedor).

Em paralelo a isso já trabalhava como freela informalmente há alguns anos para conhecidos, nem tinha CNPJ (era menor de idade), mas depois dessa experiência decidi que não tinha saída para mim. Empreender ou morte! 😅 E teve uma lição muito importante que aprendi nesses 15 anos, se você quer ter uma empresa de software e quer ser independente você não pode só programar (embora faça isso 80% do tempo).

Retomando o caso das 3 startups que deram errado para o dev, toda a tragetória dele tinha uma coisa em comum: ele, junto com colegas programadores, iam vender o produto e não vingava. E pelo que observei do artigo que escrevi anteriormente, vi que além muitos não saberem sobre as várias formas de ganhar dinheiro com software, muitos não sabem como começar esse tipo de negócio.

Voltando lá atrás quando iniciei minha jornada também tinha muita dificuldade, era extremamente introspectivo e ficava horas na tela sem sair de casa. Apesar de saber programar, não tinha ideia como encontrar uma pessoa para quem programar. Já existia naquela época algumas plataformas de freela, mas eu nunca ganhava nem sequer um lance, ninguém me contratava. Todo freela que eu acabava fazendo continuava sendo para amigo ou conhecido.

Tudo mudou quando tive um hiatus como desenvolvedor e fui trabalhar com design gráfico & digital e, depois, com marketing digital. Nesse desvio aprendi uma coisa muito importante e entendi porque minhas ideias de software não estavam dando certo ou porque sintia que não saia do lugar ao tentar localizar clientes. Eu não sabia vender e muito menos sabia como prospectar.

Não saber isso é extremamente sério, mas tão sério que todo mundo deveria ter uma matéria sobre isso na escola. Tudo é sobre venda. Até quando você vai para uma entrevista de emprego, você está vendendo a si próprio, suas ideias e suas experiências. Conheço vendedores que vendem esterco para dono de pasto e é isso que falta em desenvolvedores que querem ampliar suas fontes de renda.

Pouco importa a qualidade do seu sistema, a stack que você está utilizando, se o seu novo projeto é com Bun ou está pronto para usar o Zig. Se você não sabe vender, você não vai sair do lugar. E, sinceramente, já vi vários desenvolvedores terem ideias bacanas de SaaS e plataformas, mas simplesmente ninguém querer usar. Nem era porque era ruim ou lento, mas todos os envolvidos eram programadores e ninguém sabia o que é branding, awareness, prospecção e vendas.

Uma série que retrata bem sobre isso é Silicon Valley (recomendo). Nela o programador Richard tem uma ideia revolucionária para um algoritmo de compreensão, o curioso é que determinado momento só programadores estavam utilizando a plataforma dele e isso não pagava as contas. O personagem não sabia vender e muito menos entendia seu público alvo.

Se você não quer trabalhar com carteira assinada, não quer trabalhar com a gringa e quer lançar seu próprio projeto, suas próprias fontes de renda, não tem saída. Ou você aprende de uma vez por todas a vender e prospectar ou encontra alguém para fazer isso por você.

A prospeção é uma parte fundamental. Existem uma série de estratégias que determinando como encontrar a pessoa certa para fechar uma venda. Depois de prospectar, saber vender é essencial para fechar a venda e o ciclo continua. Falar parece fácil, mas eu sei como é difícil, já passei por tudo isso. É difícil entrar em uma loja perguntando pelo gerente e oferecer soluções de software. É difícil ligar para uma empresa e fazer de tudo para a atendente conseguir transferir para a pessoa certa e você marcar uma reunião. Porém, sem erros não há sucesso.

Uma das coisas que me destravou foi desligar o meu julgamento da situação. Não tem segredo, é dar a cara a tapa, fazer acontecer e se o "NÃO!" for a resposta, esquecer e ir para a próxima. As vezes não é que você não consegue, você só tem medo. Medo de ligar para uma empresa e parecer um chato querendo falar com a pessoa que cuida de fornecedores de TI. Mas quer saber o segredo? A atendente numero 12 que te atendeu, vai esquecer de você assim que ela desligar o telefone.

Se para você for muito difícil tomar a ação, tenho uma ideia que talvez possa ajudar. Em uma época que eu estava travado, decidi inventar uma semana da tecnologia e oferecer uma hora grátis de consultoria em TI. Tudo que a pessoa precisava fazer era se cadastrar em um formulário com nome, telefone e escolher uma data/hora. Peguei essa landing page e fiz anúncio pago no Facebook veiculando para a região onde morava (aproveitando meu período no marketing digital). Fiz 32 consultorias na semana e converti 5 em projetos reais. Gastei 550 reais com anúncios e fechei mais de 25 mil em projetos. Burlei o fato de eu não saber prospectar e ainda treinei bastante meu discurso de vendas.

Abro um espaço para destacar que, se você tiver orçamento disponível, anúncios pagos e landing pages são uma boa fonte de prospecção. Contudo, os leads costumam ser muito frios, espere uma conversão baixa. Para desenvolvimento sob demanda e software sob licença, prefira marcar reuniões; e para SaaS e plataformas ofereça acesso gratuito por um período limitado.

Quando você desbloqueia o receio de vender e prospectar, você: começa a articular cada vez mais o discurso para converter pessoas em clientes; começa a convencer, tocar onde dói, criar dores que o cliente nem sabia que ele tinha e propor soluções que passam a fazer todo sentido. Não deixe a sua grande ideia morrer sem antes se esforçar para vender melhor.

Por fim, se você sentiu o início de uma chama para uma nova jornada, tenho três pessoas para indicar para vocês: Ricardo Jordão, André Ortiz e Conrado Adolpho. Os três são excelente vendedores e eles tem MUITO conteúdo gratuito na internet sobre como vender qualquer tipo de coisa. Estudei todo material que pude de cada um deles e isso me ajudou muito porque, as vezes, a única coisa que falta é entender que todos passam por isso e todos superam também.

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Bom dia. Excelente texto, muito útil.
Possuo uma empresa de software aonde ofertamos plataformas Saas e realmente, programar é fácil e no final das contas o cliente/usuario está cagand* se o software é escrito em Java, C# ou NodeJS e se tá hospedado numa AWS com requisitos de segurança ou se está num FTP porco da vida e também normalmente não percebe se uma tela aparece 0,5s mais rápida ou mais lenta. 99,99% das vezes os usuarios nem sabem, não perguntam e nem querem saber disso, estão mais interessados no problema que sua "solução" resolve, "como" resolve e quanto custa.
Para quem é técnico ficar programando é nossa zona de conforto, porém,tudo é venda, inclusive para procurar um emprego, e comunicação infelizmente é uma coisa que cursos de técnologia não ensinam.
Marketing também é uma coisa que cursos de técnologia não abordam, sendo que eles mesmos possuem muito marketing e um excelente funil de vendas para chegar até o aluno.
E realmente como você disse, a partir do momento que existe um 'desbloqueio' relacionado a marketing e vendas, tudo parece ficar mais fácil.

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Eu passei por situações idênticas e é inspirador vê-lo compartilhando suas experiências pessoais e oferecer recomendações práticas para aqueles que desejam ter sucesso nesse campo. Uma leitura esclarecedora para qualquer desenvolvedor aspirante a empreendedor! 👏👍

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