Eu acho bizarro uma lista de coisas que acontece na nossa área e eu sou minoria, que isso por si só é bizarro suficiente.
É bizarro como as pessoas estão mais dependentes das outras, precisam de validação, buscam isso em influenciadores que são apenas marketeiros querendo ganhar dinheiro em cima delas, ficam dando ouvidos a coisas com nomes bonitos que existem desde os anos 60 ou 70 e que servem a um propósito muito específico e não de uso geral, mas só se fala nisso e todo mundo quer estar dentro. Em outras palavras, o cara é arquiteto formado na grandes universidades dos blogs, fóruns, vídeos e até livros de gente que só está ganhando dinheiro em cima dos incautos. Aliás ser arquiteto e ser incauto é algo muito bizarro.
Grande parte das pessoas que atual na área não sabem desenvolver softwares direito, até mesmo CTOs. Por sorte tem tanto recurso sobrando que ele acaba apresentando algum resultado, e se ele for bem marketeiro mesmo, será alçado à figura de gênio.
Em específico, a maioria dos arquitetos não sabem como os microsserviços conversam um com o outro porque não devem saber. Só precisam saber porque eles sequer sabem dire ito oque são microssserviços. E essa é provavelmente hoje a arquitetura mais abusada que existe, ou seja, quase todas implementações não deveriam existir assim se a pessoa fosse arquiteto de verdade. Por sorte alguns são tão ruins nisso que eles criam um monólito modular, e aí fica bem mais adequado, e aí ele precisa saber como cada módulo conversa com o outro (ou não, depende).
A solução é aprender a computação em primeiro lugar. Tem gente que faz esses cursos avançados de arquitetura, e consegue emprego de arquiteto, sem bem saber programar, ali ele reproduz a receita de bolo do curso que ele fez. São raríssimas as pessoas sérias na área em cargos altos.
Pra ser justo, alguns arquitetos fizeram o que o CTO ou CEO mandou.
Ser arquiteto é experiência. Aprender as arquiteturas existentes, basta meses, não tem uma profusão de coisas . Aprender para criar uma arquitetura inovadora porque aquele caso pede, embora seja algo muito raro, pode demorar mais. Escolher e implementar a arquitetura certa do jeito certo, pra maioria das pessoas, leva muitos anos, muitos mesmo, tem que ter um conhecimento técnico desde o básico, entender de negócios, ser uma pessoa muito sensata, sem viés, conhecer de perto os casos de fracasso de várias arquiteturas (o que é difícil porque as pessoas costumam esconder os fracassos, a não ser que sirva de alguma forma de marketing). Alguns precisam justificar o cargo e salário e o simples não justifica.
Eu acho o princípio DRY o mais importante da computação e muitas outras coisas (hoje tem arquiteturas que violam isso e raros os casos que é justificado). Mas o que mais vejo de ruim na área é a violação de YAGNI e KISS, e pior, as pessoas têm certeza que não estão violando.
O arquiteto não precisa escrever código, mas ele precisa ser muito capaz de fazer isso. De qualquer forma o problema é bem mais embaixo, e não tem muito o que fazer, o mundo anda do jeito que "ele quer", é muito difícil juntar um grupo de pessoas e tentar consertar um problema. QUando algo é consertado é porque era importante demais e acontece de forma orgânica. Estou longe disso, estamos cada dia mais as pessoas no templo da complexidade adorando seus deuses.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).