Desabafo De Um Iniciante (História Resumida E Mudança De Mindset)
Olá, me chamo Carlos Henrique e vim até aqui desabafar como um dev em início de carreira.
Um pouco sobre minha experiência com programação e com problemas relacionados aos primeiros contatos com essa carreira maravilhosa.
Estudo programação a dois anos (sendo que nesse meio tempo passei mais ou menos 10 meses frustrado somente trabalhando em áreas aleatórias) e antes disso tive contato com a linguagem C, redes e hardware.
No começo dos meus estudos, tentei aprender a linguagem C, consegui compreender até ponteiros (em 2014), e como não tinha muita informações ou achava que não tinha, acabei desistindo.
Em 2016 conheci HTML, CSS e um pouco de JS, mas novamente não continuei os estudos.
Em 2022 tive a oportunidade de financiar um curso fullstack javascript (foi onde eu decidi mergulhar de cabeça nesse mundo).
No curso eu me senti completo, eu tinha o que me faltava das últimas vezes: Contato com outras pessoas que programavam, principalmente pessoas mais experientes (moro em um lugar pequeno e ainda não tenho condições de sair).
Aprendi o básico, com todos aqueles problemas injessados, um pouco de Clean Architecture, Clean Code, fiz minha Pokedex, uma todo-list com PHP. Daí me apareceu a primeira oportunidade: um trabalho como analista e desenvolvedor PHP Junior Remoto e horário flexível (Olha a m3rd@).
Ao chegar no trabalho e me deparar com códigos "mal trabalhados", banco de dados "mal estruturados" e as famosas POG's eu não entendia o contexto em que aquilo foi criado, assim me tornei o tipo de Junior que o mano Deyvin mais detesta (tem muitos por aí), o Júnior que terceiriza a culpa e trabalho, que tudo está mal feito... Consegui me manter nesse cargo por 8 meses e como esperado, demorei, mas fui demitido. Culpei todos e tudo por isso, mesmo ao principal agente, eu.
Nesses 10 meses que fiquei desempregado, posso dizer que foi a melhor experiência que um Júnior poderia ter, solidão e ninguém para culpar ou terceirizar aprendizado e estudos.
Comecei a ver os vídeos que sempre estavam na minha timeline, assistia, mas nunca tinha compreendido o quão importante eram aqueles tapas e pontapés que vinham dos vídeos do Fábio Akita e Lucas Montando, falando a realidade muito bem descrita e tão pouco apreciada por alguém como eu naqueles dias me achando um deus por ter rodado um hello world no terminal.
A partir daí foi só ladeira a baixo, até que tomei uma boa decisão agora em 2024. Decidi revisar e entender tudo o que aprendi para me tornar um desenvolvedor de verdade, estudando de verdade e atribuindo erros e acerto a mim.
Falei tudo isso pois sei que existem muitas pessoas que não fazer o mesmo que eu: aceitam a realidade, retorna aos estudos sem terceirização de aprendizado ou culpa.
Tudo isso que falei acima é somente para me apresentar a quem ler esse texto e aos próximos que farei.
Das próximas vezes não tem nada de historinha, vão ser conteúdos baseados no meu foco atual.
Android nativo com Kotlin depois de ter a base bem fundamentada KMM.
Agradeço a todos que leram.
PS.:Quero pedir desculpas pelos erros de português.
PS.: Podem me dar dicas sobre desenvolvimento Android? Estou começando com a criação de componentes e activities com XML, seria melhor começar com Composable nesse momento inicial?
Obrigado!