tabnews?!
Sim, o tabnews é feito em Next com SSR. Isto só é possível justamente porque é um projeto simples do tipo blog que existe há decadas. A UI não passa de forms e tables, como mencionei no meu post.
No final do meu post, inclusive, escrevo:
De qualquer modo, para defender que o JS é apenas um adicional irrelevante para um sistema e que o REST mais prejudica do que beneficia num projeto é preciso antes provar que não existe nenhum caso onde um projeto SPA poderia ser completamente reescrito desta forma sem aumentar sua complexidade e preservando todos seus comportamentos.
Até onde entendo, não é possível ter uma UI reativa apenas com SSR. O Next é o que mais se aproxima disso, mas justamente porque permite fazer um projeto híbrido. Hoje mantenho 3 web apps B2B em Next e afirmo que 90% dos componentes que escrevemos são forçados a serem client-side.
Talvez seja apenas uma questão de definição.
Ninguém está defendendo o fim do client-side, o que se discute é o fim do padrão "enviar JSON por REST e renderizar tudo em JS".
O que muita gente (eu incluso) defende é justamente o oposto: clientes cada vez mais ricos, autônomos e inteligentes, que não dependam de REST para existir. Aplicações inteiras podem (e devem) ser empacotadas com Service Workers, usando SQLite e o Canvas via wasm para persistência e renderização de verdade..
Isso é client-first, não SPA..