Executando verificação de segurança...
2

Obrigado por compartilhar sua experiência!

Principalmente porque eu ainda não decidi investir nos modelos de $200, mas estou muito curioso para ver o que o GPT-5 é capaz. O que você disse sobre o Claude se sair tão bem quanto um dev pleno em algumas tarefas, e ao mesmo tempo ser inútil em outras, é impressionante. Mas o ponto que mais me pegou foi a falta de senso crítico da IA, a incapacidade de "parar e pensar", que de fato, acho que é maior limitação hoje.

E é por isso que post é imporante, as pessoas não entendem que estão usando a IA errado para programar!!!

IA não é (ainda) para fazer códigod de produção!!!

Minha aposta, portanto, tem sido mais em componentização de front-end, micro funcionalidades e scripts, ou, ainda, em projetos feitos todo por IA para que ela possa livremente seguir as loucuras que ela tenha junto a um processo de revisão mais flexível. Se eu confio nesse tipo de atividade? Não. Já hackeei vários sites da Lovable (reportando devidamente aos autores), já refiz trabalho feito por IA para clientes (por 10x mais do que costumo cobrar). Isso é o que realmente me assusta sobre o futuro do desenvolvimento de software. Ainda não aceitei o fato que tenho que aprender a abraçar código medíocre para trabalhar com ela, porque as vezes o esforço de revisar é muito maior.

IA é para fazer protótipo!!!

Um dos conceitos mais valiosos do desenvolvimento de software é que protótipos devem ser descartados. Afinal, a primeira versão de uma ideia raramente é a melhor. O ciclo de "pensar em uma ideia, codificar, perceber que a ideia não funciona, e recomeçar" é exaustivo.

Aqui é onde a IA entra como a ferramenta perfeita.

Em vez de gastar um dia inteiro para testar uma ideia e descobrir que era um beco-sem-saída, por que não usar a IA para fazer isso?

Quer testar uma nova funcionalidade? Crie um branch inteiro com a ajuda da IA, coloque no ar em um dia e comece a coletar feedback dos usuários imediatamente, em vez de esperar meses pelo ciclo de desenvolvimento tradicional e descobrir que seus usuários nem queriamn essa funcionalidade em primeiro lugar.

Depois joga fora e começa de verdade.


Eu uso os serviços de $20 por mês e já me sinto dependente deles. Depois da internet, é o serviço mais importante que assino?! O medo é me tornar dependente dos serviços de $200 também.

O mais assustador é pensar que as empresas estão operando no prejuízo para criar essa dependência em massa. Elas oferecem os serviços a um preço baixo, mal cobrindo os custos, apenas para nos "fisgar"...

Carregando publicação patrocinada...
1

Como você disse, o Claude Code é nota 10 pra protótipos e POC.
Mas também destaco como ferramenta de aprendizado: pedi um software de ML para indicar possíveis ganhos com table partitioning no Postgresql e consegui aprender muito sobre ML de forma prática.
Depois de algumas intervenções manuais e outras gerações de código por parte dele (usando o Sonnet mesmo), terminei com um software excelente. Também me vejo dependente, mas no sentido da descoberta de novos caminhos.